O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva , Rubian Antonio da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1848
Resumo: This research aims to investigate, through the work with the multiliteracy inserted in the Portuguese Language classes, the promotion of changes in what concerns to the reading and writing practices of the students of the 9th grade A of Elementary SchoolGrade of a school of the state public network of Maceió. The basic theories were the works of ROJO (2012), STECANELA (2009), GOMES (2011), ANDRÉ (2015) and ANTUNES (2010). The methodology of the research is ethnographic and the data were generated from the development of a didactic sequence. The following instruments were used: student narratives, photographs, audio recordings and teacher's logbook. The data revealed students personal stories have a deep relationship with their school life and, once taken into account in the proposed activities, have brought encouraging results regarding the use of languages for self expression. Concerningto Portuguese language teaching, the activities developed showed that students made good use of digital media, cell phones, photo and video editing applications and social networks, showing that Portuguese language school and teaching cannot keep away from current modes and media.
id UFAL_64cb6397331d65e6c3eedc8bbd0c9fcf
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1848
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino FundamentalThe Rap and other music genres as social practice from the perspective of multiletramentos in classroom of elementary schoolO Rap como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino FundamentalLíngua portuguesa – Estudo e ensinoLetramentoMultiletramentoEtnografiaImagemMultiliteracyRapImagePortuguese Language TeachingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThis research aims to investigate, through the work with the multiliteracy inserted in the Portuguese Language classes, the promotion of changes in what concerns to the reading and writing practices of the students of the 9th grade A of Elementary SchoolGrade of a school of the state public network of Maceió. The basic theories were the works of ROJO (2012), STECANELA (2009), GOMES (2011), ANDRÉ (2015) and ANTUNES (2010). The methodology of the research is ethnographic and the data were generated from the development of a didactic sequence. The following instruments were used: student narratives, photographs, audio recordings and teacher's logbook. The data revealed students personal stories have a deep relationship with their school life and, once taken into account in the proposed activities, have brought encouraging results regarding the use of languages for self expression. Concerningto Portuguese language teaching, the activities developed showed that students made good use of digital media, cell phones, photo and video editing applications and social networks, showing that Portuguese language school and teaching cannot keep away from current modes and media.Esta pesquisa tem como objetivo investigar através do trabalho com os multiletramentos inseridos nas aulas de Língua Portuguesa a promoção de mudanças no que diz respeito a práticas leitoras e escrita dos alunos do 9º ano A, do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual da capital alagoana. As teorias de base foram as obras de ROJO(2012), STECANELA(2009),GOMES(2011), ANDRÉ(2015) e ANTUNES(2010). A metodologia da pesquisa é de cunho etnográfico e os dados foram gerados a partir do desenvolvimento de uma sequência didática. Foram utilizados os seguintes instrumentos: narrativa, fotografias, gravação de áudio e diário de bordo do professor. Os dados revelaram histórias pessoais dos alunos que têm profunda relação com sua vida escolar e que uma vez levadas em consideração nas atividades propostas, trouxeram resultados animadores quanto ao uso das linguagens para a expressão de si. Quanto ao ensino da Língua Portuguesa, as atividades desenvolvidas mostraram que os alunos fizeram bom uso dos meios digitais, dos aparelhos celulares, de aplicativos para edição de foto e vídeo e das redes sociais, mostrando que a escola e o ensino de Língua Portuguesa não podem distanciar-se dos modos e meios de comunicação atuais.Editora da Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetrasUFALGomes, Luiz Fernandohttp://lattes.cnpq.br/9782711247133672Lima, Rosangela Nuneshttp://lattes.cnpq.br/2454422033896336Pereira, Andréa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172Silva , Rubian Antonio da2017-08-15T13:06:25Z2017-08-102017-08-15T13:06:25Z2017-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Rubian Antonio da. O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1848porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-10-02T18:08:03Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1848Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-10-02T18:08:03Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental
The Rap and other music genres as social practice from the perspective of multiletramentos in classroom of elementary school
O Rap como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental
title O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental
spellingShingle O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental
Silva , Rubian Antonio da
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Letramento
Multiletramento
Etnografia
Imagem
Multiliteracy
Rap
Image
Portuguese Language Teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental
title_full O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental
title_fullStr O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental
title_sort O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental
author Silva , Rubian Antonio da
author_facet Silva , Rubian Antonio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Luiz Fernando
http://lattes.cnpq.br/9782711247133672
Lima, Rosangela Nunes
http://lattes.cnpq.br/2454422033896336
Pereira, Andréa da Silva
http://lattes.cnpq.br/5247883444384172
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva , Rubian Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa – Estudo e ensino
Letramento
Multiletramento
Etnografia
Imagem
Multiliteracy
Rap
Image
Portuguese Language Teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Língua portuguesa – Estudo e ensino
Letramento
Multiletramento
Etnografia
Imagem
Multiliteracy
Rap
Image
Portuguese Language Teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This research aims to investigate, through the work with the multiliteracy inserted in the Portuguese Language classes, the promotion of changes in what concerns to the reading and writing practices of the students of the 9th grade A of Elementary SchoolGrade of a school of the state public network of Maceió. The basic theories were the works of ROJO (2012), STECANELA (2009), GOMES (2011), ANDRÉ (2015) and ANTUNES (2010). The methodology of the research is ethnographic and the data were generated from the development of a didactic sequence. The following instruments were used: student narratives, photographs, audio recordings and teacher's logbook. The data revealed students personal stories have a deep relationship with their school life and, once taken into account in the proposed activities, have brought encouraging results regarding the use of languages for self expression. Concerningto Portuguese language teaching, the activities developed showed that students made good use of digital media, cell phones, photo and video editing applications and social networks, showing that Portuguese language school and teaching cannot keep away from current modes and media.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-15T13:06:25Z
2017-08-10
2017-08-15T13:06:25Z
2017-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Rubian Antonio da. O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1848
identifier_str_mv SILVA, Rubian Antonio da. O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233738879238144