O uso da linguagem na interação entre os atendentes e os usuários de uma biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/366 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objeto de investigação a interação ocorrida entre os atendentes e os usuários da biblioteca de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Pelotas/RS. Concebe-se a biblioteca como um ambiente interacional, em que as relações dos atendentes com os usuários vão muito além do alcance dos livros solicitados, já que os atendentes e os usuários interagem por meio da linguagem, em vista de diferentes finalidades. Nesse sentido, este trabalho privilegia o caráter social e contextual da linguagem e tem por objetivo geral analisar a interação entre os atendentes e os usuários da biblioteca. Em acréscimo, adotam-se dois objetivos específicos: caracterizar o perfil dos atendentes da biblioteca e identificar modos de uso da linguagem pelos atendentes quando da interação com os usuários da biblioteca. A fundamentação teórica da pesquisa centra-se em abordagens acerca das linguagens contextualmente situadas, bem como em pressupostos da Sociolinguística Interacional e, a essas duas vertentes de estudos, integram-se conceitos advindos da Ciência da Biblioteconomia. Quanto aos aspectos metodológicos, essa pesquisa apresenta caráter qualitativo e configura-se como um estudo de caso. São sujeitos de investigação os seis profissionais que por ora atuam como atendentes dos usuários da biblioteca do Colégio Municipal Pelotense, a maior escola municipal da América Latina e também a única biblioteca escolar da rede pública do município de Pelotas/RS a contar com um bacharel em Biblioteconomia em seu quadro de pessoal. Para a coleta de dados, três instrumentos de pesquisa serviram de suporte: notas de campo, questionários e gravações das falas dos atendentes e dos usuários. A análise dos dados é feita de maneira interpretativa, de acordo com a abordagem metodológica assumida, visando identificar: a) fatores que possibilitam caracterizar o perfil dos atendentes, tanto em relação a aspectos como escolaridade, carga-horária e formação profissional quanto em relação a predicados que venham a reafirmar as identidades dos sujeitos enquanto atendentes de biblioteca e, b) elementos linguísticos, os quais indicam o compartilhamento de pistas contextuais, as marcas de pertencimento e o uso de linguagem especializada. Esses elementos, por sua vez, permitem identificar modos de uso da linguagem pelos atendentes quando da interação com os usuários da biblioteca. Através dos resultados obtidos, constata-se que, interagindo com os usuários, os atendentes demonstram flexibilidade e capacidades de memorização e de tomada de decisões, bem como compartilham das pistas contextuais fornecidas pelos usuários, ao mesmo tempo que lançam mão da linguagem própria do ambiente de biblioteca. No entanto, lacunas nas identidades desses atendentes apontam para a necessidade de modos mais críticos e significativos em interações na biblioteca escolar, fazendo com que as buscas dos usuários viessem a ter seu valor ampliado. Nessa perspectiva, pretende-se, futuramente, oferecer suporte teórico e/ou prático para o desenvolvimento de estudos similares sobre a interação por meio da linguagem entre os atendentes e os usuários de bibliotecas |
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O uso da linguagem na interação entre os atendentes e os usuários de uma biblioteca escolarinteraçãobibliotecalinguagens situadassociolinguística interacionalpistas contextuaisinteractionlibrarysituated languagesinteracional sociolinguistics. contextual cuesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA presente dissertação tem como objeto de investigação a interação ocorrida entre os atendentes e os usuários da biblioteca de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Pelotas/RS. Concebe-se a biblioteca como um ambiente interacional, em que as relações dos atendentes com os usuários vão muito além do alcance dos livros solicitados, já que os atendentes e os usuários interagem por meio da linguagem, em vista de diferentes finalidades. Nesse sentido, este trabalho privilegia o caráter social e contextual da linguagem e tem por objetivo geral analisar a interação entre os atendentes e os usuários da biblioteca. Em acréscimo, adotam-se dois objetivos específicos: caracterizar o perfil dos atendentes da biblioteca e identificar modos de uso da linguagem pelos atendentes quando da interação com os usuários da biblioteca. A fundamentação teórica da pesquisa centra-se em abordagens acerca das linguagens contextualmente situadas, bem como em pressupostos da Sociolinguística Interacional e, a essas duas vertentes de estudos, integram-se conceitos advindos da Ciência da Biblioteconomia. Quanto aos aspectos metodológicos, essa pesquisa apresenta caráter qualitativo e configura-se como um estudo de caso. São sujeitos de investigação os seis profissionais que por ora atuam como atendentes dos usuários da biblioteca do Colégio Municipal Pelotense, a maior escola municipal da América Latina e também a única biblioteca escolar da rede pública do município de Pelotas/RS a contar com um bacharel em Biblioteconomia em seu quadro de pessoal. Para a coleta de dados, três instrumentos de pesquisa serviram de suporte: notas de campo, questionários e gravações das falas dos atendentes e dos usuários. A análise dos dados é feita de maneira interpretativa, de acordo com a abordagem metodológica assumida, visando identificar: a) fatores que possibilitam caracterizar o perfil dos atendentes, tanto em relação a aspectos como escolaridade, carga-horária e formação profissional quanto em relação a predicados que venham a reafirmar as identidades dos sujeitos enquanto atendentes de biblioteca e, b) elementos linguísticos, os quais indicam o compartilhamento de pistas contextuais, as marcas de pertencimento e o uso de linguagem especializada. Esses elementos, por sua vez, permitem identificar modos de uso da linguagem pelos atendentes quando da interação com os usuários da biblioteca. Através dos resultados obtidos, constata-se que, interagindo com os usuários, os atendentes demonstram flexibilidade e capacidades de memorização e de tomada de decisões, bem como compartilham das pistas contextuais fornecidas pelos usuários, ao mesmo tempo que lançam mão da linguagem própria do ambiente de biblioteca. No entanto, lacunas nas identidades desses atendentes apontam para a necessidade de modos mais críticos e significativos em interações na biblioteca escolar, fazendo com que as buscas dos usuários viessem a ter seu valor ampliado. Nessa perspectiva, pretende-se, futuramente, oferecer suporte teórico e/ou prático para o desenvolvimento de estudos similares sobre a interação por meio da linguagem entre os atendentes e os usuários de bibliotecasThe present work takes as a research object interactions involving library clerks and the users of the library of a municipal school in Pelotas, Rio Grande do Sul. The library is conceived as an interactional environment because the relationships of library clerks with users is much more than bringing requested books, since library clerks and users interact by means of language, in view of different finalities. Due to this, the work privileges the social and contextual character of language and has as a general aim to analyze interactions between library clerks and users of the library. In addition, two specific aims are adopted: to characterize the profile of library clerks and to identify ways of using language by library clerks when interacting with users. The theoretical basis of the research are approaches about contextually situated languages, as well as in presuppositions of Interactional Sociolinguistics, all associated to concepts coming from the Librarianship studies. As for the methodological aspects, this research has a qualitative character, and it is a case study. It has as research subjects six professionals working as library clerks to help users of the library of the Colégio Municipal Pelotense, the largest Latin American municipal school and also the only school library of the local authority of Pelotas / Rio Grande do Sul to have as an employee a B.A. in Librarianship. For data collection, three research instruments served as support: field notes, questionnaires and recordings of the words of library clerks and users. Data analysis is interpretive, in accordance with the approach methodological followed, aiming at identifying: a) factors that make possible to characterize the profile of library clerks, both regarding aspects such as schooling, workload and professional training and predicates that come to reaffirm the identities of these subjects as library clerks and, b) linguistic elements which may indicate shared contextual cues, marks of pertaining and the use of specialized language. These elements allow identifying ways of use of language by library clerks when interacting with users of the library. Results show that, when interacting with users, the library clerks demonstrate flexibility and capacities of memorization and taking decision, as well as of sharing contextual cues supplied by users, using at the same time language typical of the library environment. Thus, this work points to the necessity of other school libraries of the region to have professional librarians as coordinators of library clerks, since in general interactions here analyzed were considered as beneficial to users of the library. From this perspective, the work intends to offer theoretical and practical subsidies for the development of future studies on interactions between library clerks and library usersUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasFischer, AdrianaCPF:55555555555555http://lattes.cnpq.br/3344987638930485Prietsch, Raquel do Prado Fontoura2016-03-22T17:27:31Z2015-08-312012-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPRIETSCH, Raquel do Prado Fontoura. O uso da linguagem na interação entre os atendentes e os usuários de uma biblioteca escolar. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/366porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/366Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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