O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36016 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o uso da linguagem pelos atendentes de uma biblioteca escolar quando da interação com seus usuários. Considerando o caráter social e contextual da linguagem, a pesquisa fundamenta-se em pressupostos acerca das linguagens contextualmente situadas, bem como da Sociolinguística Interacional. Por meio de gravações em áudio, analisamos, qualitativamente, doze eventos de interação entre usuários e seis atendentes da biblioteca do Colégio Municipal Pelotense-Pelotas/RS, visando identificar de que forma os atendentes utilizam a linguagem para interagir com os usuários e, assim, atribuírem significados às necessidades deles. Resultados evidenciam que os atendentes tendem a compartilhar as pistas de contextualização fornecidas pelos usuários e situar a linguagem a dos usuários, tornando a interação benéfica entre eles. |
id |
UFRGS-12_b7fcc3acbd395694f839ad03cbcbc0e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/36016 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLARinteraçãobibliotecalinguagens situadasSociolinguística Interacional.O objetivo deste trabalho é analisar o uso da linguagem pelos atendentes de uma biblioteca escolar quando da interação com seus usuários. Considerando o caráter social e contextual da linguagem, a pesquisa fundamenta-se em pressupostos acerca das linguagens contextualmente situadas, bem como da Sociolinguística Interacional. Por meio de gravações em áudio, analisamos, qualitativamente, doze eventos de interação entre usuários e seis atendentes da biblioteca do Colégio Municipal Pelotense-Pelotas/RS, visando identificar de que forma os atendentes utilizam a linguagem para interagir com os usuários e, assim, atribuírem significados às necessidades deles. Resultados evidenciam que os atendentes tendem a compartilhar as pistas de contextualização fornecidas pelos usuários e situar a linguagem a dos usuários, tornando a interação benéfica entre eles.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2013-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/3601610.22456/2236-6385.36016Cadernos do IL; n. 46 (2013); 209-2272236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36016/pdf_2Prietsch, Raquel FontouraFischer, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-20T01:01:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/36016Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2013-06-20T01:01:56Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR |
title |
O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR |
spellingShingle |
O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR Prietsch, Raquel Fontoura interação biblioteca linguagens situadas Sociolinguística Interacional. |
title_short |
O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR |
title_full |
O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR |
title_fullStr |
O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR |
title_sort |
O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR |
author |
Prietsch, Raquel Fontoura |
author_facet |
Prietsch, Raquel Fontoura Fischer, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prietsch, Raquel Fontoura Fischer, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interação biblioteca linguagens situadas Sociolinguística Interacional. |
topic |
interação biblioteca linguagens situadas Sociolinguística Interacional. |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar o uso da linguagem pelos atendentes de uma biblioteca escolar quando da interação com seus usuários. Considerando o caráter social e contextual da linguagem, a pesquisa fundamenta-se em pressupostos acerca das linguagens contextualmente situadas, bem como da Sociolinguística Interacional. Por meio de gravações em áudio, analisamos, qualitativamente, doze eventos de interação entre usuários e seis atendentes da biblioteca do Colégio Municipal Pelotense-Pelotas/RS, visando identificar de que forma os atendentes utilizam a linguagem para interagir com os usuários e, assim, atribuírem significados às necessidades deles. Resultados evidenciam que os atendentes tendem a compartilhar as pistas de contextualização fornecidas pelos usuários e situar a linguagem a dos usuários, tornando a interação benéfica entre eles. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36016 10.22456/2236-6385.36016 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36016 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.36016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36016/pdf_2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 46 (2013); 209-227 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766223543599104 |