O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prietsch, Raquel Fontoura
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fischer, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36016
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o uso da linguagem pelos atendentes de uma biblioteca escolar quando da interação com seus usuários. Considerando o caráter social e contextual da linguagem, a pesquisa fundamenta-se em pressupostos acerca das linguagens contextualmente situadas, bem como da Sociolinguística Interacional. Por meio de gravações em áudio, analisamos, qualitativamente, doze eventos de interação entre usuários e seis atendentes da biblioteca do Colégio Municipal Pelotense-Pelotas/RS, visando identificar de que forma os atendentes utilizam a linguagem para interagir com os usuários e, assim, atribuírem significados às necessidades deles. Resultados evidenciam que os atendentes tendem a compartilhar as pistas de contextualização fornecidas pelos usuários e situar a linguagem a dos usuários, tornando a interação benéfica entre eles.
id UFRGS-12_b7fcc3acbd395694f839ad03cbcbc0e6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/36016
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLARinteraçãobibliotecalinguagens situadasSociolinguística Interacional.O objetivo deste trabalho é analisar o uso da linguagem pelos atendentes de uma biblioteca escolar quando da interação com seus usuários. Considerando o caráter social e contextual da linguagem, a pesquisa fundamenta-se em pressupostos acerca das linguagens contextualmente situadas, bem como da Sociolinguística Interacional. Por meio de gravações em áudio, analisamos, qualitativamente, doze eventos de interação entre usuários e seis atendentes da biblioteca do Colégio Municipal Pelotense-Pelotas/RS, visando identificar de que forma os atendentes utilizam a linguagem para interagir com os usuários e, assim, atribuírem significados às necessidades deles. Resultados evidenciam que os atendentes tendem a compartilhar as pistas de contextualização fornecidas pelos usuários e situar a linguagem a dos usuários, tornando a interação benéfica entre eles.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2013-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/3601610.22456/2236-6385.36016Cadernos do IL; n. 46 (2013); 209-2272236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36016/pdf_2Prietsch, Raquel FontouraFischer, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-20T01:01:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/36016Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2013-06-20T01:01:56Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR
title O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR
spellingShingle O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR
Prietsch, Raquel Fontoura
interação
biblioteca
linguagens situadas
Sociolinguística Interacional.
title_short O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR
title_full O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR
title_fullStr O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR
title_full_unstemmed O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR
title_sort O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR
author Prietsch, Raquel Fontoura
author_facet Prietsch, Raquel Fontoura
Fischer, Adriana
author_role author
author2 Fischer, Adriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prietsch, Raquel Fontoura
Fischer, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv interação
biblioteca
linguagens situadas
Sociolinguística Interacional.
topic interação
biblioteca
linguagens situadas
Sociolinguística Interacional.
description O objetivo deste trabalho é analisar o uso da linguagem pelos atendentes de uma biblioteca escolar quando da interação com seus usuários. Considerando o caráter social e contextual da linguagem, a pesquisa fundamenta-se em pressupostos acerca das linguagens contextualmente situadas, bem como da Sociolinguística Interacional. Por meio de gravações em áudio, analisamos, qualitativamente, doze eventos de interação entre usuários e seis atendentes da biblioteca do Colégio Municipal Pelotense-Pelotas/RS, visando identificar de que forma os atendentes utilizam a linguagem para interagir com os usuários e, assim, atribuírem significados às necessidades deles. Resultados evidenciam que os atendentes tendem a compartilhar as pistas de contextualização fornecidas pelos usuários e situar a linguagem a dos usuários, tornando a interação benéfica entre eles.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36016
10.22456/2236-6385.36016
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36016
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.36016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36016/pdf_2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 46 (2013); 209-227
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223543599104