A política nacional de educação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos: uma possibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitzke, Claudia Patrícia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/592
Resumo: A presente pesquisa apresenta um estudo sobre a importância da Educação Ambiental para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, verificando como se deu a consolidação da Educação Ambiental na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, fixada pelas Nações Unidas entre 2005/2014. A pesquisa identifica como se situa a regulamentação sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e a Política Nacional de Resíduos Sólidos nessa Década e como os processos que essas políticas abordam se desenvolvem. Ela resgata, ainda, as diretrizes e os objetivos destas políticas relacionadas às questões ambientais de cada uma delas e, para tanto, apresenta referencial teórico sobre este tema. O disciplinamento da Educação Ambiental e do Gerenciamento de Resíduos são analisados como indicados na Constituição, bem como, nas legislações infraconstitucionais que os embasam. A pesquisa justifica-se pela importância do tema, buscando contribuir para a construção de perspectivas críticas sobre a questão da Educação Ambiental e o Gerenciamento de Resíduos. Com essa pesquisa se buscou trazer à discussão importantes aspectos sobre a Educação Ambiental e a PNRS. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo que utilizou como métodos a análise bibliográfica e documental, tomando a Carta Constitucional, legislações subsequentes e regulamentações institucionais como fontes de estudo. Nesta linha situa-se como sendo um estudo documental entre as disposições das referidas políticas, no que tange as disposições trazidas pelas Nações Unidas para a construção de sociedades sustentáveis na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Os resultados encontrados revelam importantes avanços no tratamento das questões de Educação Ambiental e do Gerenciamento de Resíduos, mas também, a necessidade de se fortalecer a Política de Educação Ambiental e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e assim, modificar o atual paradigma societário. Para isso, defende-se a primordialidade de uma alteração substancial dos atuais padrões de consumo e relacionamentos com o meio ambiente e a dispensa de resíduos, sendo relevante o papel da Educação Ambiental numa perspectiva crítica para concluir que essa se torna cada vez mais imprescindível para a operacionalização da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
id UCPe_8613fed06a0a540aeb650affd3166702
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/592
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling A política nacional de educação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos: uma possibilidadeeducação ambiental; políticas públicas; política nacional de resíduos sólidos; meio ambienteSANEAMENTO BASICO::RESIDUOS SOLIDOS, DOMESTICOS E INDUSTRIAIS##8245523340011401310##600A presente pesquisa apresenta um estudo sobre a importância da Educação Ambiental para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, verificando como se deu a consolidação da Educação Ambiental na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, fixada pelas Nações Unidas entre 2005/2014. A pesquisa identifica como se situa a regulamentação sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e a Política Nacional de Resíduos Sólidos nessa Década e como os processos que essas políticas abordam se desenvolvem. Ela resgata, ainda, as diretrizes e os objetivos destas políticas relacionadas às questões ambientais de cada uma delas e, para tanto, apresenta referencial teórico sobre este tema. O disciplinamento da Educação Ambiental e do Gerenciamento de Resíduos são analisados como indicados na Constituição, bem como, nas legislações infraconstitucionais que os embasam. A pesquisa justifica-se pela importância do tema, buscando contribuir para a construção de perspectivas críticas sobre a questão da Educação Ambiental e o Gerenciamento de Resíduos. Com essa pesquisa se buscou trazer à discussão importantes aspectos sobre a Educação Ambiental e a PNRS. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo que utilizou como métodos a análise bibliográfica e documental, tomando a Carta Constitucional, legislações subsequentes e regulamentações institucionais como fontes de estudo. Nesta linha situa-se como sendo um estudo documental entre as disposições das referidas políticas, no que tange as disposições trazidas pelas Nações Unidas para a construção de sociedades sustentáveis na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Os resultados encontrados revelam importantes avanços no tratamento das questões de Educação Ambiental e do Gerenciamento de Resíduos, mas também, a necessidade de se fortalecer a Política de Educação Ambiental e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e assim, modificar o atual paradigma societário. Para isso, defende-se a primordialidade de uma alteração substancial dos atuais padrões de consumo e relacionamentos com o meio ambiente e a dispensa de resíduos, sendo relevante o papel da Educação Ambiental numa perspectiva crítica para concluir que essa se torna cada vez mais imprescindível para a operacionalização da Política Nacional de Resíduos Sólidos.This research presents a study on the importance of environmental education for the implementation of the National Policy on Solid Waste - PNRS, checking how was the consolidation of environmental education in the Decade of Education for Sustainable Development, established by the United Nations between 2005/2014 . The research identifies as the regulation is located on the National Environmental Education Policy and the National Policy on Solid Waste in this decade and how the processes that address these policies are developed. She goes on to examine the guidelines and objectives of these policies related to environmental issues of each of them and, therefore, presents the theoretical framework on this issue. The discipline of Environmental Education and Waste Management are analyzed as indicated in the Constitution and in the laws that underlie infra. The research is justified by the importance of the issue, seeking to contribute to the construction of critical perspectives on the issue of Environmental Education and Waste Management. With this research we sought to bring important aspects discussion on Environmental Education and PNRS. It is qualitative research which used methods as bibliographic and documentary analysis, taking the Constitutional Charter, subsequent legislation and institutional regulations as sources of study. This line is set to be a documentary study between the provisions of these policies, as regards the provisions brought by the United Nations for building sustainable societies in the Decade of Education for Sustainable Development. The results show significant progress in dealing with issues of environmental education and waste management, but also the need to strengthen the Environmental Education Policy and the National Policy on Solid Waste, and thus modify the current corporate paradigm. For this, the primordiality defends itself a substantial change in current patterns of consumption and relationships with the environment and the exemption of waste, being relevant the role of environmental education in a critical perspective to conclude that this becomes increasingly essential for the operationalization of the National Solid Waste PolicyConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq##-2555911436985713659##600Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica Social##-7895665898047196699##600Della Vechia, Renato da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3306721542651278Barreiro, Cristhianny Bentohttp://lattes.cnpq.br/9397465771404123Cunha, Myriam Siqueira dahttp://lattes.cnpq.br/9212373223406185Leitzke, Claudia Patrícia2017-04-17T16:27:49Z2015-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLeitzke, Claudia Patrícia. A política nacional de educação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos: uma possibilidade. 2015. 79f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A política nacional de educação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos: uma possibilidade
title A política nacional de educação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos: uma possibilidade
spellingShingle A política nacional de educação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos: uma possibilidade
Leitzke, Claudia Patrícia
educação ambiental; políticas públicas; política nacional de resíduos sólidos; meio ambiente
SANEAMENTO BASICO::RESIDUOS SOLIDOS, DOMESTICOS E INDUSTRIAIS#
#8245523340011401310#
#600
title_short A política nacional de educação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos: uma possibilidade
title_full A política nacional de educação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos: uma possibilidade
title_fullStr A política nacional de educação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos: uma possibilidade
title_full_unstemmed A política nacional de educação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos: uma possibilidade
title_sort A política nacional de educação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos: uma possibilidade
author Leitzke, Claudia Patrícia
author_facet Leitzke, Claudia Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Della Vechia, Renato da Silva
http://lattes.cnpq.br/3306721542651278
Barreiro, Cristhianny Bento
http://lattes.cnpq.br/9397465771404123
Cunha, Myriam Siqueira da
http://lattes.cnpq.br/9212373223406185
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitzke, Claudia Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental; políticas públicas; política nacional de resíduos sólidos; meio ambiente
SANEAMENTO BASICO::RESIDUOS SOLIDOS, DOMESTICOS E INDUSTRIAIS#
#8245523340011401310#
#600
topic educação ambiental; políticas públicas; política nacional de resíduos sólidos; meio ambiente
SANEAMENTO BASICO::RESIDUOS SOLIDOS, DOMESTICOS E INDUSTRIAIS#
#8245523340011401310#
#600
description A presente pesquisa apresenta um estudo sobre a importância da Educação Ambiental para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, verificando como se deu a consolidação da Educação Ambiental na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, fixada pelas Nações Unidas entre 2005/2014. A pesquisa identifica como se situa a regulamentação sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e a Política Nacional de Resíduos Sólidos nessa Década e como os processos que essas políticas abordam se desenvolvem. Ela resgata, ainda, as diretrizes e os objetivos destas políticas relacionadas às questões ambientais de cada uma delas e, para tanto, apresenta referencial teórico sobre este tema. O disciplinamento da Educação Ambiental e do Gerenciamento de Resíduos são analisados como indicados na Constituição, bem como, nas legislações infraconstitucionais que os embasam. A pesquisa justifica-se pela importância do tema, buscando contribuir para a construção de perspectivas críticas sobre a questão da Educação Ambiental e o Gerenciamento de Resíduos. Com essa pesquisa se buscou trazer à discussão importantes aspectos sobre a Educação Ambiental e a PNRS. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo que utilizou como métodos a análise bibliográfica e documental, tomando a Carta Constitucional, legislações subsequentes e regulamentações institucionais como fontes de estudo. Nesta linha situa-se como sendo um estudo documental entre as disposições das referidas políticas, no que tange as disposições trazidas pelas Nações Unidas para a construção de sociedades sustentáveis na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Os resultados encontrados revelam importantes avanços no tratamento das questões de Educação Ambiental e do Gerenciamento de Resíduos, mas também, a necessidade de se fortalecer a Política de Educação Ambiental e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e assim, modificar o atual paradigma societário. Para isso, defende-se a primordialidade de uma alteração substancial dos atuais padrões de consumo e relacionamentos com o meio ambiente e a dispensa de resíduos, sendo relevante o papel da Educação Ambiental numa perspectiva crítica para concluir que essa se torna cada vez mais imprescindível para a operacionalização da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-12
2017-04-17T16:27:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Leitzke, Claudia Patrícia. A política nacional de educação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos: uma possibilidade. 2015. 79f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/592
identifier_str_mv Leitzke, Claudia Patrícia. A política nacional de educação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos: uma possibilidade. 2015. 79f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Politica Social#
#-7895665898047196699#
#600
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Politica Social#
#-7895665898047196699#
#600
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1811734993776410624