Idosos em ILPIs: determinantes de ingresso e permanência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Alessandra Ballinhas de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/762
Resumo: O aumento da população idosa vem provocando um impacto no cenário da sociedade brasileira e tem sido relatado como o principal impulso para as mudanças no modo de se conceber e agir com a velhice. Entretanto, a ampliação do tempo de vida, por si só, não significa a valorização do ser humano de forma integral, visto que na ordem do capital, uma parcela significativa de idosos, durante todo o processo de vida, sofre uma exploração, enquanto classe trabalhadora, e esta construção social é marcada por múltiplos determinantes que atingem a classe e que resultam em expressões da questão social. O presente estudo expõe determinantes que motivam o ingresso e a permanência de idosos em entidades privadas assistenciais, com atenção aos cuidados de longa duração demandados e prestados aos idosos pobres com perda de autonomia e independência, visto que esse público é um dos destinatários prioritários do Sistema Único de Assistencia Social (SUAS). É resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, que aplicou entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados, em uma amostra intencional de cinco gestores da política de Assistência Social e cinco dirigentes de ILPIs, que fazem parte da rede socioassistencial de cinco municípios, selecionados por serem de grande porte e de gestão plena do SUAS, no estado do Rio Grande do Sul, um dos estados com um dos maiores índices de população idosa. Os resultados, obtidos por meio da técnica de análise de discurso, evidenciam que os idosos participam de um Sistema de Proteção Social, que não responde pela provisão do seu bem-estar e, ao contrário, culpabiliza as famílias, quando elas não conseguem prestar o devido cuidado aos familiares pertencentes a essa faixa etária. Assim, a desresponsabilização do Estado para com a proteção social descumpre o que está previsto na Constituição Federal de 1988, agravando-se tal quadro proporcionalmente ao fortalecimento do neoliberalismo, que produz o desmonte dos direitos sociais e o consequente repasse de suas responsabilidades sociais para a sociedade civil, entidades filantrópicas e organizações não governamentais. Assim, é constituído um conjunto de determinações históricas, econômicas e políticas que se entrelaçam com as determinações sociais e culturais, configurando a realidade dos idosos pobres, que ingressam e permanecem em ILPIs, por não terem condições de autocuidado e autossustentabilidade. Grande parte desses idosos apresentam dependências que não são atendidas por um sistema público de proteção integral, que permita prevenir a necessidade de acolhimento institucional. Para reverter essa realidade, é necessário que Estado e a sociedade percebam as particularidades do envelhecimento da classe trabalhadora e sejam instituídas e efetivadas práticas sociais de acesso a condições objetivas, fornecidas pelas políticas públicas como direitos de cidadania, superando a responsabilização das famílias pelas adversidades sofridas pelos idosos. Com a explicitação dos determinantes do ingresso e permanência de idosos em ILPIs, em instituições do estado do Rio Grande do Sul, espera-se contribuir para que seja dada materialidade a essas políticas públicas.
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spelling Idosos em ILPIs: determinantes de ingresso e permanênciaIdosos; famílias; sistema de proteção social; direitos; instituições de longa permanência;elderly people; families; social protection system; rights; long term residency institutions;CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO aumento da população idosa vem provocando um impacto no cenário da sociedade brasileira e tem sido relatado como o principal impulso para as mudanças no modo de se conceber e agir com a velhice. Entretanto, a ampliação do tempo de vida, por si só, não significa a valorização do ser humano de forma integral, visto que na ordem do capital, uma parcela significativa de idosos, durante todo o processo de vida, sofre uma exploração, enquanto classe trabalhadora, e esta construção social é marcada por múltiplos determinantes que atingem a classe e que resultam em expressões da questão social. O presente estudo expõe determinantes que motivam o ingresso e a permanência de idosos em entidades privadas assistenciais, com atenção aos cuidados de longa duração demandados e prestados aos idosos pobres com perda de autonomia e independência, visto que esse público é um dos destinatários prioritários do Sistema Único de Assistencia Social (SUAS). É resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, que aplicou entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados, em uma amostra intencional de cinco gestores da política de Assistência Social e cinco dirigentes de ILPIs, que fazem parte da rede socioassistencial de cinco municípios, selecionados por serem de grande porte e de gestão plena do SUAS, no estado do Rio Grande do Sul, um dos estados com um dos maiores índices de população idosa. Os resultados, obtidos por meio da técnica de análise de discurso, evidenciam que os idosos participam de um Sistema de Proteção Social, que não responde pela provisão do seu bem-estar e, ao contrário, culpabiliza as famílias, quando elas não conseguem prestar o devido cuidado aos familiares pertencentes a essa faixa etária. Assim, a desresponsabilização do Estado para com a proteção social descumpre o que está previsto na Constituição Federal de 1988, agravando-se tal quadro proporcionalmente ao fortalecimento do neoliberalismo, que produz o desmonte dos direitos sociais e o consequente repasse de suas responsabilidades sociais para a sociedade civil, entidades filantrópicas e organizações não governamentais. Assim, é constituído um conjunto de determinações históricas, econômicas e políticas que se entrelaçam com as determinações sociais e culturais, configurando a realidade dos idosos pobres, que ingressam e permanecem em ILPIs, por não terem condições de autocuidado e autossustentabilidade. Grande parte desses idosos apresentam dependências que não são atendidas por um sistema público de proteção integral, que permita prevenir a necessidade de acolhimento institucional. Para reverter essa realidade, é necessário que Estado e a sociedade percebam as particularidades do envelhecimento da classe trabalhadora e sejam instituídas e efetivadas práticas sociais de acesso a condições objetivas, fornecidas pelas políticas públicas como direitos de cidadania, superando a responsabilização das famílias pelas adversidades sofridas pelos idosos. Com a explicitação dos determinantes do ingresso e permanência de idosos em ILPIs, em instituições do estado do Rio Grande do Sul, espera-se contribuir para que seja dada materialidade a essas políticas públicas.The growth in elderly population is causing an impact on the Brazilian society scenario and it has been reported as the main impulse for the changes on the way of conceiving and acting around oldness. Nonetheless, the time of l ife's expansion, by itself, doesn't mean human being's appreciation in a full, to the extent that, concerning capital, a significant share of elderly people, during the whole life process, suffers exploration as a working class and this social construction is set by multiple determinants that involve the category and that result in social matter's expression. The present study exposes determinants that motivate the admission and staying of elderly people at private care entities, with attention to long term care demanded and provided to poor elderly people that suffer from loss of autonomy and independency, as this group is one of the primary beneficiaries of the Sistema Único de Assistência Social (SUAS). It is the result of a qualitative type research that applied semistructured interviews to data gathering in a intentional sample of five managers of the Social Assistance Policy and five leaders of ILPIs, that are a part of the social assistance network of five cities, selected for being big cities and completely administrated by SUAS, in Rio Grande do Sul, one of the greatest rate of elderly people. The results obtained by the discourse analysis technique demonstrates that elderly people participation on a social protection system that do not react by its well-being provision and, on the contrary, blames the families when they can't provide the proper care to familiars on that age range. Therefore, the unaccountability of the State to social protection do not obey what is foretold on the 1988's Federal Constitution, exacerbating such situation proportionally to the neoliberals' reinforcement, that effects the disassemble of social rights and the consequential transference of its social responsibilities to the civil society, philanthropic and non-governmental organizations. Thus, a set of historical, economical and political determination is established and they interlace with social and cultural determinations, shaping poor elderly people's reality, that enter and remain in ILPIs, because they don't have sel f-care and self-sustainability conditions. A great portion of those elderly people present reliance on things that are not provided by a public system of integral protection that allows to prevent the need of institutional fostering. To reverse this realit y State and society need to realize aging particularities of the working class and social practices of objective conditions access need to be imposed and effected, supplied by public politics as citizenship rights, overcoming the accountability of the families by the adversities caused on elderly people. By the determinants' explanation of admission and staying of elderly people in ILPIs, in Rio Grande do Sul's institutions, it is expected to be given materiality to these public politics.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e TecnologicasBrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica SocialSilva, Vini Rabassa dahttp://lattes.cnpq.br/2875803177863573Moura, Marcelo Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/1713248147163613Mioto, Regina Célia Tamasohttp://lattes.cnpq.br/9390684995004903Carlos, Sergio Antoniohttp://lattes.cnpq.br/9005108803803199Moura, Alessandra Ballinhas de2019-04-16T17:23:06Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMoura, Alessandra Ballinhas de. Idosos em ILPIs: determinantes de ingresso e permanência. 2018. 184 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/762porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/762Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
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