Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Alan Ricardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/633
Resumo: A sociedade em rede, na qual estamos inseridos, possibilita não apenas formas mais dinâmicas, emergentes e complexas de interagir, como também novas formas de ensinar, aprender e (re)pensar o ensino de línguas, pelo estabelecimento de redes e conexões. Na sociedade contemporânea, tão repleta de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), estar “na” rede não significa, necessariamente, estar “em” rede, considerando que o trabalho em rede demanda epistemologias colaborativas e práticas abertas entre os usuários. Na área da educação, exemplificam, de maneira profícua, este paradigma em rede o conjunto de iniciativas pautadas na (re)produção e no (re)uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs), dentro de um movimento político-ideológico intitulado Educação Aberta. Nesse viés, o objetivo deste trabalho é investigar a postura adotada por professores – “na” e/ou “em” rede – ao longo da proposição, implementação e avaliação de dois cursos de formação continuada para o trabalho com REAs no ensino e na aprendizagem de línguas. O primeiro curso foi destinado a professores atuantes e egressos do curso de Letras – Espanhol da Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na modalidade Educação a Distância (EaD); o segundo, destinado a professores de línguas vinculados ao curso de graduação e Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Ambos os cursos foram mediados com base na Ferramenta de Autoria para o Professor (FAP) intitulada Ensino de Línguas Online (ELO) em Nuvem. A razão para a escolha de tal ferramenta é sua característica como Sistema de Autoria Aberto (SAA): online, gratuito e facilitador da produção e adaptação de diferentes tipos de materiais. Ao longo dos cursos, por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise dos REAs (re)produzidos pelos professores-cursistas, constatou-se que: (1) a interação, peça-chave do trabalho colaborativo e da constituição de redes, precisa ser constantemente estimulada, (2) concepções e crenças particulares dos professores, referentes à “plágio” e “(co)autoria”, por exemplo, estão atrelados ao trabalho com REAs, mas não são o elemento que mais se sobressai na constituição de redes, e (3) a dimensão pedagógica dos REAs e das práticas abertas é o elemento principal do trabalho “em rede” entre professores. Conclui-se que, na formação continuada de professores para o trabalho com REAs, o viés pedagógico deve ser contemplado de forma mais acentuada e crítica, tendo em vista que o trabalho “em” rede, em comparação a um trabalho “na” rede, vai além do aspecto meramente técnico.
id UCPe_a067bd3871697186954a14e35928eaa1
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/633
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.ensino de línguas online; educação aberta; recursos educacionais abertos; formação de professoresLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600A sociedade em rede, na qual estamos inseridos, possibilita não apenas formas mais dinâmicas, emergentes e complexas de interagir, como também novas formas de ensinar, aprender e (re)pensar o ensino de línguas, pelo estabelecimento de redes e conexões. Na sociedade contemporânea, tão repleta de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), estar “na” rede não significa, necessariamente, estar “em” rede, considerando que o trabalho em rede demanda epistemologias colaborativas e práticas abertas entre os usuários. Na área da educação, exemplificam, de maneira profícua, este paradigma em rede o conjunto de iniciativas pautadas na (re)produção e no (re)uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs), dentro de um movimento político-ideológico intitulado Educação Aberta. Nesse viés, o objetivo deste trabalho é investigar a postura adotada por professores – “na” e/ou “em” rede – ao longo da proposição, implementação e avaliação de dois cursos de formação continuada para o trabalho com REAs no ensino e na aprendizagem de línguas. O primeiro curso foi destinado a professores atuantes e egressos do curso de Letras – Espanhol da Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na modalidade Educação a Distância (EaD); o segundo, destinado a professores de línguas vinculados ao curso de graduação e Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Ambos os cursos foram mediados com base na Ferramenta de Autoria para o Professor (FAP) intitulada Ensino de Línguas Online (ELO) em Nuvem. A razão para a escolha de tal ferramenta é sua característica como Sistema de Autoria Aberto (SAA): online, gratuito e facilitador da produção e adaptação de diferentes tipos de materiais. Ao longo dos cursos, por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise dos REAs (re)produzidos pelos professores-cursistas, constatou-se que: (1) a interação, peça-chave do trabalho colaborativo e da constituição de redes, precisa ser constantemente estimulada, (2) concepções e crenças particulares dos professores, referentes à “plágio” e “(co)autoria”, por exemplo, estão atrelados ao trabalho com REAs, mas não são o elemento que mais se sobressai na constituição de redes, e (3) a dimensão pedagógica dos REAs e das práticas abertas é o elemento principal do trabalho “em rede” entre professores. Conclui-se que, na formação continuada de professores para o trabalho com REAs, o viés pedagógico deve ser contemplado de forma mais acentuada e crítica, tendo em vista que o trabalho “em” rede, em comparação a um trabalho “na” rede, vai além do aspecto meramente técnico.The network society, in which we are inserted, allows not only for more dynamic, emerging and complex ways of interacting, but also new ways of teaching, learning and (re)thinking the teaching of languages, through the establishment of networks and connections. In contemporary society, so full of Information and Communication Technologies (ICTs), being "in network" does not necessarily mean being "in the network", considering that networking demands collaborative epistemologies and open practices among users. In education, this network paradigm is exemplified in the set of initiatives based on (re)production and (re)use of Open Educational Resources (OERs), as part of a political-ideological movement called Open Education. Along this line, the objective of this study is to investigate the attitude adopted by teachers - "in" and/or "in the" network – along with the proposition, implementation and evaluation of two in-service training courses for the production and (re)production of OERs for language teaching. The first course was intended for acting teachers and undergraduates in university language programs – Spanish in the Open University of Brazil (UAB) at the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) in the Distance Education modality; the second, for language teachers in the undergraduate and graduate programs in languages at the Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Both courses were mediated by a Teaching Authoring Tool named Electronic Learning Organizer (ELO). The reason for choosing this tool is that it is an Open Authoring System (OAS), namely: online, free and adequate for the production and adaptation of different types of materials. Throughout the courses, by participant observation, semi-structured interviews and analysis of the OERs (re)produced by the teacher in training, it was verified that: (1) interaction, a key part of collaborative work and networking, needed to be constantly stimulated, (2) conceptions and beliefs held by the teachers regarding "plagiarism" and "(co)authorship" are related to producing OERs, but are not their main concern, and (3) the pedagogical dimension of OERs and the open practices are the main elements in teacher networks. It is concluded that, in the in-service training of teachers to produce OERs, the pedagogical component should be critically more emphasized, considering that the "in network” process, compared to the "in the network” process, goes beyond the merely technical aspect.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES##2075167498588264571##600Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600LEFFA, Vilson Joséhttp://lattes.cnpq.br/7239316228662609MALLMANN, Elena Mariahttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350FIALHO, Vanessa Ribashttp://lattes.cnpq.br/3858909434538236COSTA, Alan Ricardo2017-10-25T11:33:23Z2016-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Alan Ricardo. Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.. 2016. 146 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.
title Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.
spellingShingle Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.
COSTA, Alan Ricardo
ensino de línguas online; educação aberta; recursos educacionais abertos; formação de professores
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
title_short Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.
title_full Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.
title_fullStr Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.
title_full_unstemmed Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.
title_sort Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.
author COSTA, Alan Ricardo
author_facet COSTA, Alan Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LEFFA, Vilson José
http://lattes.cnpq.br/7239316228662609
MALLMANN, Elena Maria
http://lattes.cnpq.br/4353719005526350
FIALHO, Vanessa Ribas
http://lattes.cnpq.br/3858909434538236
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Alan Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de línguas online; educação aberta; recursos educacionais abertos; formação de professores
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
topic ensino de línguas online; educação aberta; recursos educacionais abertos; formação de professores
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
description A sociedade em rede, na qual estamos inseridos, possibilita não apenas formas mais dinâmicas, emergentes e complexas de interagir, como também novas formas de ensinar, aprender e (re)pensar o ensino de línguas, pelo estabelecimento de redes e conexões. Na sociedade contemporânea, tão repleta de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), estar “na” rede não significa, necessariamente, estar “em” rede, considerando que o trabalho em rede demanda epistemologias colaborativas e práticas abertas entre os usuários. Na área da educação, exemplificam, de maneira profícua, este paradigma em rede o conjunto de iniciativas pautadas na (re)produção e no (re)uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs), dentro de um movimento político-ideológico intitulado Educação Aberta. Nesse viés, o objetivo deste trabalho é investigar a postura adotada por professores – “na” e/ou “em” rede – ao longo da proposição, implementação e avaliação de dois cursos de formação continuada para o trabalho com REAs no ensino e na aprendizagem de línguas. O primeiro curso foi destinado a professores atuantes e egressos do curso de Letras – Espanhol da Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na modalidade Educação a Distância (EaD); o segundo, destinado a professores de línguas vinculados ao curso de graduação e Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Ambos os cursos foram mediados com base na Ferramenta de Autoria para o Professor (FAP) intitulada Ensino de Línguas Online (ELO) em Nuvem. A razão para a escolha de tal ferramenta é sua característica como Sistema de Autoria Aberto (SAA): online, gratuito e facilitador da produção e adaptação de diferentes tipos de materiais. Ao longo dos cursos, por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise dos REAs (re)produzidos pelos professores-cursistas, constatou-se que: (1) a interação, peça-chave do trabalho colaborativo e da constituição de redes, precisa ser constantemente estimulada, (2) concepções e crenças particulares dos professores, referentes à “plágio” e “(co)autoria”, por exemplo, estão atrelados ao trabalho com REAs, mas não são o elemento que mais se sobressai na constituição de redes, e (3) a dimensão pedagógica dos REAs e das práticas abertas é o elemento principal do trabalho “em rede” entre professores. Conclui-se que, na formação continuada de professores para o trabalho com REAs, o viés pedagógico deve ser contemplado de forma mais acentuada e crítica, tendo em vista que o trabalho “em” rede, em comparação a um trabalho “na” rede, vai além do aspecto meramente técnico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-23
2017-10-25T11:33:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Alan Ricardo. Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.. 2016. 146 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/633
identifier_str_mv COSTA, Alan Ricardo. Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.. 2016. 146 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1811734994217861120