Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/633 |
Resumo: | A sociedade em rede, na qual estamos inseridos, possibilita não apenas formas mais dinâmicas, emergentes e complexas de interagir, como também novas formas de ensinar, aprender e (re)pensar o ensino de línguas, pelo estabelecimento de redes e conexões. Na sociedade contemporânea, tão repleta de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), estar “na” rede não significa, necessariamente, estar “em” rede, considerando que o trabalho em rede demanda epistemologias colaborativas e práticas abertas entre os usuários. Na área da educação, exemplificam, de maneira profícua, este paradigma em rede o conjunto de iniciativas pautadas na (re)produção e no (re)uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs), dentro de um movimento político-ideológico intitulado Educação Aberta. Nesse viés, o objetivo deste trabalho é investigar a postura adotada por professores – “na” e/ou “em” rede – ao longo da proposição, implementação e avaliação de dois cursos de formação continuada para o trabalho com REAs no ensino e na aprendizagem de línguas. O primeiro curso foi destinado a professores atuantes e egressos do curso de Letras – Espanhol da Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na modalidade Educação a Distância (EaD); o segundo, destinado a professores de línguas vinculados ao curso de graduação e Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Ambos os cursos foram mediados com base na Ferramenta de Autoria para o Professor (FAP) intitulada Ensino de Línguas Online (ELO) em Nuvem. A razão para a escolha de tal ferramenta é sua característica como Sistema de Autoria Aberto (SAA): online, gratuito e facilitador da produção e adaptação de diferentes tipos de materiais. Ao longo dos cursos, por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise dos REAs (re)produzidos pelos professores-cursistas, constatou-se que: (1) a interação, peça-chave do trabalho colaborativo e da constituição de redes, precisa ser constantemente estimulada, (2) concepções e crenças particulares dos professores, referentes à “plágio” e “(co)autoria”, por exemplo, estão atrelados ao trabalho com REAs, mas não são o elemento que mais se sobressai na constituição de redes, e (3) a dimensão pedagógica dos REAs e das práticas abertas é o elemento principal do trabalho “em rede” entre professores. Conclui-se que, na formação continuada de professores para o trabalho com REAs, o viés pedagógico deve ser contemplado de forma mais acentuada e crítica, tendo em vista que o trabalho “em” rede, em comparação a um trabalho “na” rede, vai além do aspecto meramente técnico. |
id |
UCPe_a067bd3871697186954a14e35928eaa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/633 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.ensino de línguas online; educação aberta; recursos educacionais abertos; formação de professoresLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600A sociedade em rede, na qual estamos inseridos, possibilita não apenas formas mais dinâmicas, emergentes e complexas de interagir, como também novas formas de ensinar, aprender e (re)pensar o ensino de línguas, pelo estabelecimento de redes e conexões. Na sociedade contemporânea, tão repleta de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), estar “na” rede não significa, necessariamente, estar “em” rede, considerando que o trabalho em rede demanda epistemologias colaborativas e práticas abertas entre os usuários. Na área da educação, exemplificam, de maneira profícua, este paradigma em rede o conjunto de iniciativas pautadas na (re)produção e no (re)uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs), dentro de um movimento político-ideológico intitulado Educação Aberta. Nesse viés, o objetivo deste trabalho é investigar a postura adotada por professores – “na” e/ou “em” rede – ao longo da proposição, implementação e avaliação de dois cursos de formação continuada para o trabalho com REAs no ensino e na aprendizagem de línguas. O primeiro curso foi destinado a professores atuantes e egressos do curso de Letras – Espanhol da Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na modalidade Educação a Distância (EaD); o segundo, destinado a professores de línguas vinculados ao curso de graduação e Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Ambos os cursos foram mediados com base na Ferramenta de Autoria para o Professor (FAP) intitulada Ensino de Línguas Online (ELO) em Nuvem. A razão para a escolha de tal ferramenta é sua característica como Sistema de Autoria Aberto (SAA): online, gratuito e facilitador da produção e adaptação de diferentes tipos de materiais. Ao longo dos cursos, por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise dos REAs (re)produzidos pelos professores-cursistas, constatou-se que: (1) a interação, peça-chave do trabalho colaborativo e da constituição de redes, precisa ser constantemente estimulada, (2) concepções e crenças particulares dos professores, referentes à “plágio” e “(co)autoria”, por exemplo, estão atrelados ao trabalho com REAs, mas não são o elemento que mais se sobressai na constituição de redes, e (3) a dimensão pedagógica dos REAs e das práticas abertas é o elemento principal do trabalho “em rede” entre professores. Conclui-se que, na formação continuada de professores para o trabalho com REAs, o viés pedagógico deve ser contemplado de forma mais acentuada e crítica, tendo em vista que o trabalho “em” rede, em comparação a um trabalho “na” rede, vai além do aspecto meramente técnico.The network society, in which we are inserted, allows not only for more dynamic, emerging and complex ways of interacting, but also new ways of teaching, learning and (re)thinking the teaching of languages, through the establishment of networks and connections. In contemporary society, so full of Information and Communication Technologies (ICTs), being "in network" does not necessarily mean being "in the network", considering that networking demands collaborative epistemologies and open practices among users. In education, this network paradigm is exemplified in the set of initiatives based on (re)production and (re)use of Open Educational Resources (OERs), as part of a political-ideological movement called Open Education. Along this line, the objective of this study is to investigate the attitude adopted by teachers - "in" and/or "in the" network – along with the proposition, implementation and evaluation of two in-service training courses for the production and (re)production of OERs for language teaching. The first course was intended for acting teachers and undergraduates in university language programs – Spanish in the Open University of Brazil (UAB) at the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) in the Distance Education modality; the second, for language teachers in the undergraduate and graduate programs in languages at the Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Both courses were mediated by a Teaching Authoring Tool named Electronic Learning Organizer (ELO). The reason for choosing this tool is that it is an Open Authoring System (OAS), namely: online, free and adequate for the production and adaptation of different types of materials. Throughout the courses, by participant observation, semi-structured interviews and analysis of the OERs (re)produced by the teacher in training, it was verified that: (1) interaction, a key part of collaborative work and networking, needed to be constantly stimulated, (2) conceptions and beliefs held by the teachers regarding "plagiarism" and "(co)authorship" are related to producing OERs, but are not their main concern, and (3) the pedagogical dimension of OERs and the open practices are the main elements in teacher networks. It is concluded that, in the in-service training of teachers to produce OERs, the pedagogical component should be critically more emphasized, considering that the "in network” process, compared to the "in the network” process, goes beyond the merely technical aspect.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES##2075167498588264571##600Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600LEFFA, Vilson Joséhttp://lattes.cnpq.br/7239316228662609MALLMANN, Elena Mariahttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350FIALHO, Vanessa Ribashttp://lattes.cnpq.br/3858909434538236COSTA, Alan Ricardo2017-10-25T11:33:23Z2016-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Alan Ricardo. Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.. 2016. 146 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online. |
title |
Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online. |
spellingShingle |
Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online. COSTA, Alan Ricardo ensino de línguas online; educação aberta; recursos educacionais abertos; formação de professores LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA# #-552208380650306735# #600 |
title_short |
Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online. |
title_full |
Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online. |
title_fullStr |
Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online. |
title_full_unstemmed |
Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online. |
title_sort |
Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online. |
author |
COSTA, Alan Ricardo |
author_facet |
COSTA, Alan Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LEFFA, Vilson José http://lattes.cnpq.br/7239316228662609 MALLMANN, Elena Maria http://lattes.cnpq.br/4353719005526350 FIALHO, Vanessa Ribas http://lattes.cnpq.br/3858909434538236 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Alan Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de línguas online; educação aberta; recursos educacionais abertos; formação de professores LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA# #-552208380650306735# #600 |
topic |
ensino de línguas online; educação aberta; recursos educacionais abertos; formação de professores LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA# #-552208380650306735# #600 |
description |
A sociedade em rede, na qual estamos inseridos, possibilita não apenas formas mais dinâmicas, emergentes e complexas de interagir, como também novas formas de ensinar, aprender e (re)pensar o ensino de línguas, pelo estabelecimento de redes e conexões. Na sociedade contemporânea, tão repleta de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), estar “na” rede não significa, necessariamente, estar “em” rede, considerando que o trabalho em rede demanda epistemologias colaborativas e práticas abertas entre os usuários. Na área da educação, exemplificam, de maneira profícua, este paradigma em rede o conjunto de iniciativas pautadas na (re)produção e no (re)uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs), dentro de um movimento político-ideológico intitulado Educação Aberta. Nesse viés, o objetivo deste trabalho é investigar a postura adotada por professores – “na” e/ou “em” rede – ao longo da proposição, implementação e avaliação de dois cursos de formação continuada para o trabalho com REAs no ensino e na aprendizagem de línguas. O primeiro curso foi destinado a professores atuantes e egressos do curso de Letras – Espanhol da Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na modalidade Educação a Distância (EaD); o segundo, destinado a professores de línguas vinculados ao curso de graduação e Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Ambos os cursos foram mediados com base na Ferramenta de Autoria para o Professor (FAP) intitulada Ensino de Línguas Online (ELO) em Nuvem. A razão para a escolha de tal ferramenta é sua característica como Sistema de Autoria Aberto (SAA): online, gratuito e facilitador da produção e adaptação de diferentes tipos de materiais. Ao longo dos cursos, por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise dos REAs (re)produzidos pelos professores-cursistas, constatou-se que: (1) a interação, peça-chave do trabalho colaborativo e da constituição de redes, precisa ser constantemente estimulada, (2) concepções e crenças particulares dos professores, referentes à “plágio” e “(co)autoria”, por exemplo, estão atrelados ao trabalho com REAs, mas não são o elemento que mais se sobressai na constituição de redes, e (3) a dimensão pedagógica dos REAs e das práticas abertas é o elemento principal do trabalho “em rede” entre professores. Conclui-se que, na formação continuada de professores para o trabalho com REAs, o viés pedagógico deve ser contemplado de forma mais acentuada e crítica, tendo em vista que o trabalho “em” rede, em comparação a um trabalho “na” rede, vai além do aspecto meramente técnico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-23 2017-10-25T11:33:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Alan Ricardo. Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.. 2016. 146 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/633 |
identifier_str_mv |
COSTA, Alan Ricardo. Professores de língua "na" e "em" rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online.. 2016. 146 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas# #-8792015687048519997# #600 Brasil UCPel Programa de Pos-Graduacao em Letras# #8902948520591898764# #600 |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas# #-8792015687048519997# #600 Brasil UCPel Programa de Pos-Graduacao em Letras# #8902948520591898764# #600 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1811734994217861120 |