UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE SEGMENTOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/5 |
Resumo: | O presente trabalho descreve as substituições consonantais presentes na fala de quarenta e oito crianças, divididas em oito faixas etárias, com idade entre 1:9 a 2:9, à luz da Teoria Autossegmental proposta por Clements (1985, 1989) e Clements e Hume (1995). Os dados utilizados são pertencentes ao banco de dados AQUIFONO, existente no curso de Pós-Graduação em Letras da UCPEL e no curso de Pós Graduação em Letras da PUCRS. Os resultados deste estudo permitem afirmar que há dois tipos de substituições: a) verdadeiras substituições quando o segmento que sofre a substituição já integra o sistema fonológico da criança, ou seja, quando a criança já tem conhecimento fonológico do segmento não empregado; nesse caso, considera-se que há uma troca de traços ; b) falsas substituições quando o segmento que sofre a substituição não faz parte do sistema fonológico da criança, ou seja, quando a criança não tem conhecimento fonológico do segmento-alvo. Embora cada tipo de substituição implique diferença quanto à representação fonológica de consoantes da língua, o resultado, nos dois casos, é o emprego de outro segmento em lugar do segmento-alvo, durante o processo de aquisição da fonologia. |
id |
UCPe_a2f6eeee693fab9e93b1ec1ef7d90d49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/5 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE SEGMENTOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNAAquisição da linguagemfonologiateoria.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO presente trabalho descreve as substituições consonantais presentes na fala de quarenta e oito crianças, divididas em oito faixas etárias, com idade entre 1:9 a 2:9, à luz da Teoria Autossegmental proposta por Clements (1985, 1989) e Clements e Hume (1995). Os dados utilizados são pertencentes ao banco de dados AQUIFONO, existente no curso de Pós-Graduação em Letras da UCPEL e no curso de Pós Graduação em Letras da PUCRS. Os resultados deste estudo permitem afirmar que há dois tipos de substituições: a) verdadeiras substituições quando o segmento que sofre a substituição já integra o sistema fonológico da criança, ou seja, quando a criança já tem conhecimento fonológico do segmento não empregado; nesse caso, considera-se que há uma troca de traços ; b) falsas substituições quando o segmento que sofre a substituição não faz parte do sistema fonológico da criança, ou seja, quando a criança não tem conhecimento fonológico do segmento-alvo. Embora cada tipo de substituição implique diferença quanto à representação fonológica de consoantes da língua, o resultado, nos dois casos, é o emprego de outro segmento em lugar do segmento-alvo, durante o processo de aquisição da fonologia.Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasMatzenauer, Carmen Lúcia BarretoCPF:19232098091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793259H1Souza, Susana Silva de2016-03-22T17:25:58Z2006-05-032003-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Susana Silva de. UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE SEGMENTOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA. 2003. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2003.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/5Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE SEGMENTOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA |
title |
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE SEGMENTOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA |
spellingShingle |
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE SEGMENTOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA Souza, Susana Silva de Aquisição da linguagem fonologia teoria. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE SEGMENTOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA |
title_full |
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE SEGMENTOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA |
title_fullStr |
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE SEGMENTOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE SEGMENTOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA |
title_sort |
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE SEGMENTOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA |
author |
Souza, Susana Silva de |
author_facet |
Souza, Susana Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto CPF:19232098091 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793259H1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Susana Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição da linguagem fonologia teoria. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
Aquisição da linguagem fonologia teoria. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
O presente trabalho descreve as substituições consonantais presentes na fala de quarenta e oito crianças, divididas em oito faixas etárias, com idade entre 1:9 a 2:9, à luz da Teoria Autossegmental proposta por Clements (1985, 1989) e Clements e Hume (1995). Os dados utilizados são pertencentes ao banco de dados AQUIFONO, existente no curso de Pós-Graduação em Letras da UCPEL e no curso de Pós Graduação em Letras da PUCRS. Os resultados deste estudo permitem afirmar que há dois tipos de substituições: a) verdadeiras substituições quando o segmento que sofre a substituição já integra o sistema fonológico da criança, ou seja, quando a criança já tem conhecimento fonológico do segmento não empregado; nesse caso, considera-se que há uma troca de traços ; b) falsas substituições quando o segmento que sofre a substituição não faz parte do sistema fonológico da criança, ou seja, quando a criança não tem conhecimento fonológico do segmento-alvo. Embora cada tipo de substituição implique diferença quanto à representação fonológica de consoantes da língua, o resultado, nos dois casos, é o emprego de outro segmento em lugar do segmento-alvo, durante o processo de aquisição da fonologia. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-02-10 2006-05-03 2016-03-22T17:25:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Susana Silva de. UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE SEGMENTOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA. 2003. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2003. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/5 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Susana Silva de. UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE SEGMENTOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA. 2003. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2003. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1811734990492270592 |