UM ESTUDO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA HARMONIA VERBAL À LUZ DA OT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Dâni Rodrigues
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/74
Resumo: O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso, tendo como objetivo investigar a aquisição do processo de Harmonia Verbal em formas verbais com tema em −e e em −i do Português Brasileiro (PB), bem como analisar a aquisição dos verbos com tema em −i portadores do traço [+E], verificando-se a possibilidade de estabelecer-se relação entre a aquisição dessas formas verbais. Após fazer uma retomada dos estudos já realizados sobre a Harmonia Verbal no Português, o presente trabalho propõe, com fundamento na Teoria da Otimidade (Optimality Theory OT), particularmente a partir da proposta de Lee (2003), uma análise do processo de aquisição desse fenômeno da língua. Os resultados apontaram que, em se tratando das formas verbais harmonizáveis, os verbos com tema em −e são adquiridos antes dos verbos com tema em −i, o que implica, seguindo-se Lee (2003), que a criança resolve, primeiramente, o espraiamento relativo ao traço [+ATR], envolvido na Harmonia Verbal, para, posteriormente, resolver problema relativo ao espraiamento do traço [+HI], uma vez que, de acordo com o autor, esse é o traço responsável pela Harmonia nos verbos com tema em −i. Ainda sobre as formas harmonizáveis, indo além, propõe-se que os problemas encontrados nos dados não estariam ligados apenas ao traço espraiado, mas, também, à hierarquia de restrições caracterizadora da gramática da informante na fase de desenvolvimento lingüístico em que se encontrava. Sobre os verbos portadores do traço [+E], os dados estudados trazem evidência de que a criança, por generalização, tende a tratá-los como os outros verbos com tema em −i, mostrando, conseqüentemente, forma de input alterada em relação ao padrão da língua. O estudo conclui ainda que, durante o processo de aquisição, a criança precisa estabelecer o input correto, além de ter que chegar à hierarquia-alvo.
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