O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tagliani, Dulce Cassol
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/389
Resumo: Neste trabalho, procuramos observar como a questão da correção e avaliação de textos vem sendo enfocada por professores do ensino médio de escolas públicas do município de Rio Grande/RS. Normalmente, dois campos costumam ser enfatizados nas correções: conteúdo e forma. Nessa análise, procuramos verificar que aspectos são priorizados por professores de diferentes áreas, quando corrigem textos. Organizamos dois grupos de 10 professores, ambos constituídos por 5 professores de língua portuguesa e 5 professores de outras disciplinas. Na primeira fase da pesquisa, o primeiro grupo trabalhou com a hierarquização de problemas previamente identificados em 4 textos produzidos por alunos do ensino médio (pesquisa induzida). Num segundo momento, o segundo grupo trabalhou com a correção desses mesmos textos (pesquisa não-induzida). Constatamos, no grupo induzido, que não houve uma priorização significativa de um dos campos trabalhados. Entretanto, na atividade proposta nessa primeira fase, observamos um maior rigor por parte dos professores de outras disciplinas na consideração da gravidade do erro. Na pesquisa não-induzida, observamos que tanto os professores de português como os das outras disciplinas, ao corrigir e avaliar os textos, priorizaram os aspectos formais da produção. Percebemos, ainda, que a maioria dos professores não dispõe de critérios objetivos para a atividade de correção. Conseqüentemente, temos um processo avaliativo assistemático, subjetivo e voltado apenas para a prática de organização gramatical.
id UCPe_a9f4ee3cba92f75fbd3800e16c1e56e7
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/389
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?TextolingüisticaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESANeste trabalho, procuramos observar como a questão da correção e avaliação de textos vem sendo enfocada por professores do ensino médio de escolas públicas do município de Rio Grande/RS. Normalmente, dois campos costumam ser enfatizados nas correções: conteúdo e forma. Nessa análise, procuramos verificar que aspectos são priorizados por professores de diferentes áreas, quando corrigem textos. Organizamos dois grupos de 10 professores, ambos constituídos por 5 professores de língua portuguesa e 5 professores de outras disciplinas. Na primeira fase da pesquisa, o primeiro grupo trabalhou com a hierarquização de problemas previamente identificados em 4 textos produzidos por alunos do ensino médio (pesquisa induzida). Num segundo momento, o segundo grupo trabalhou com a correção desses mesmos textos (pesquisa não-induzida). Constatamos, no grupo induzido, que não houve uma priorização significativa de um dos campos trabalhados. Entretanto, na atividade proposta nessa primeira fase, observamos um maior rigor por parte dos professores de outras disciplinas na consideração da gravidade do erro. Na pesquisa não-induzida, observamos que tanto os professores de português como os das outras disciplinas, ao corrigir e avaliar os textos, priorizaram os aspectos formais da produção. Percebemos, ainda, que a maioria dos professores não dispõe de critérios objetivos para a atividade de correção. Conseqüentemente, temos um processo avaliativo assistemático, subjetivo e voltado apenas para a prática de organização gramatical.Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasLeffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Tagliani, Dulce Cassol2016-03-22T17:27:36Z2005-11-082001-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAGLIANI, Dulce Cassol. O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?. 2001. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2001.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/389Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?
title O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?
spellingShingle O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?
Tagliani, Dulce Cassol
Texto
lingüistica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?
title_full O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?
title_fullStr O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?
title_full_unstemmed O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?
title_sort O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?
author Tagliani, Dulce Cassol
author_facet Tagliani, Dulce Cassol
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leffa, Vilson Jose
CPF:00757110010
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5
dc.contributor.author.fl_str_mv Tagliani, Dulce Cassol
dc.subject.por.fl_str_mv Texto
lingüistica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic Texto
lingüistica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Neste trabalho, procuramos observar como a questão da correção e avaliação de textos vem sendo enfocada por professores do ensino médio de escolas públicas do município de Rio Grande/RS. Normalmente, dois campos costumam ser enfatizados nas correções: conteúdo e forma. Nessa análise, procuramos verificar que aspectos são priorizados por professores de diferentes áreas, quando corrigem textos. Organizamos dois grupos de 10 professores, ambos constituídos por 5 professores de língua portuguesa e 5 professores de outras disciplinas. Na primeira fase da pesquisa, o primeiro grupo trabalhou com a hierarquização de problemas previamente identificados em 4 textos produzidos por alunos do ensino médio (pesquisa induzida). Num segundo momento, o segundo grupo trabalhou com a correção desses mesmos textos (pesquisa não-induzida). Constatamos, no grupo induzido, que não houve uma priorização significativa de um dos campos trabalhados. Entretanto, na atividade proposta nessa primeira fase, observamos um maior rigor por parte dos professores de outras disciplinas na consideração da gravidade do erro. Na pesquisa não-induzida, observamos que tanto os professores de português como os das outras disciplinas, ao corrigir e avaliar os textos, priorizaram os aspectos formais da produção. Percebemos, ainda, que a maioria dos professores não dispõe de critérios objetivos para a atividade de correção. Conseqüentemente, temos um processo avaliativo assistemático, subjetivo e voltado apenas para a prática de organização gramatical.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-06-01
2005-11-08
2016-03-22T17:27:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAGLIANI, Dulce Cassol. O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?. 2001. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2001.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/389
identifier_str_mv TAGLIANI, Dulce Cassol. O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?. 2001. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2001.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1811734992607248384