O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/389 |
Resumo: | Neste trabalho, procuramos observar como a questão da correção e avaliação de textos vem sendo enfocada por professores do ensino médio de escolas públicas do município de Rio Grande/RS. Normalmente, dois campos costumam ser enfatizados nas correções: conteúdo e forma. Nessa análise, procuramos verificar que aspectos são priorizados por professores de diferentes áreas, quando corrigem textos. Organizamos dois grupos de 10 professores, ambos constituídos por 5 professores de língua portuguesa e 5 professores de outras disciplinas. Na primeira fase da pesquisa, o primeiro grupo trabalhou com a hierarquização de problemas previamente identificados em 4 textos produzidos por alunos do ensino médio (pesquisa induzida). Num segundo momento, o segundo grupo trabalhou com a correção desses mesmos textos (pesquisa não-induzida). Constatamos, no grupo induzido, que não houve uma priorização significativa de um dos campos trabalhados. Entretanto, na atividade proposta nessa primeira fase, observamos um maior rigor por parte dos professores de outras disciplinas na consideração da gravidade do erro. Na pesquisa não-induzida, observamos que tanto os professores de português como os das outras disciplinas, ao corrigir e avaliar os textos, priorizaram os aspectos formais da produção. Percebemos, ainda, que a maioria dos professores não dispõe de critérios objetivos para a atividade de correção. Conseqüentemente, temos um processo avaliativo assistemático, subjetivo e voltado apenas para a prática de organização gramatical. |
id |
UCPe_a9f4ee3cba92f75fbd3800e16c1e56e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/389 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?TextolingüisticaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESANeste trabalho, procuramos observar como a questão da correção e avaliação de textos vem sendo enfocada por professores do ensino médio de escolas públicas do município de Rio Grande/RS. Normalmente, dois campos costumam ser enfatizados nas correções: conteúdo e forma. Nessa análise, procuramos verificar que aspectos são priorizados por professores de diferentes áreas, quando corrigem textos. Organizamos dois grupos de 10 professores, ambos constituídos por 5 professores de língua portuguesa e 5 professores de outras disciplinas. Na primeira fase da pesquisa, o primeiro grupo trabalhou com a hierarquização de problemas previamente identificados em 4 textos produzidos por alunos do ensino médio (pesquisa induzida). Num segundo momento, o segundo grupo trabalhou com a correção desses mesmos textos (pesquisa não-induzida). Constatamos, no grupo induzido, que não houve uma priorização significativa de um dos campos trabalhados. Entretanto, na atividade proposta nessa primeira fase, observamos um maior rigor por parte dos professores de outras disciplinas na consideração da gravidade do erro. Na pesquisa não-induzida, observamos que tanto os professores de português como os das outras disciplinas, ao corrigir e avaliar os textos, priorizaram os aspectos formais da produção. Percebemos, ainda, que a maioria dos professores não dispõe de critérios objetivos para a atividade de correção. Conseqüentemente, temos um processo avaliativo assistemático, subjetivo e voltado apenas para a prática de organização gramatical.Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasLeffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Tagliani, Dulce Cassol2016-03-22T17:27:36Z2005-11-082001-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAGLIANI, Dulce Cassol. O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?. 2001. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2001.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/389Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo? |
title |
O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo? |
spellingShingle |
O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo? Tagliani, Dulce Cassol Texto lingüistica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo? |
title_full |
O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo? |
title_fullStr |
O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo? |
title_full_unstemmed |
O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo? |
title_sort |
O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo? |
author |
Tagliani, Dulce Cassol |
author_facet |
Tagliani, Dulce Cassol |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leffa, Vilson Jose CPF:00757110010 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tagliani, Dulce Cassol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto lingüistica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
Texto lingüistica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
Neste trabalho, procuramos observar como a questão da correção e avaliação de textos vem sendo enfocada por professores do ensino médio de escolas públicas do município de Rio Grande/RS. Normalmente, dois campos costumam ser enfatizados nas correções: conteúdo e forma. Nessa análise, procuramos verificar que aspectos são priorizados por professores de diferentes áreas, quando corrigem textos. Organizamos dois grupos de 10 professores, ambos constituídos por 5 professores de língua portuguesa e 5 professores de outras disciplinas. Na primeira fase da pesquisa, o primeiro grupo trabalhou com a hierarquização de problemas previamente identificados em 4 textos produzidos por alunos do ensino médio (pesquisa induzida). Num segundo momento, o segundo grupo trabalhou com a correção desses mesmos textos (pesquisa não-induzida). Constatamos, no grupo induzido, que não houve uma priorização significativa de um dos campos trabalhados. Entretanto, na atividade proposta nessa primeira fase, observamos um maior rigor por parte dos professores de outras disciplinas na consideração da gravidade do erro. Na pesquisa não-induzida, observamos que tanto os professores de português como os das outras disciplinas, ao corrigir e avaliar os textos, priorizaram os aspectos formais da produção. Percebemos, ainda, que a maioria dos professores não dispõe de critérios objetivos para a atividade de correção. Conseqüentemente, temos um processo avaliativo assistemático, subjetivo e voltado apenas para a prática de organização gramatical. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-01 2005-11-08 2016-03-22T17:27:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TAGLIANI, Dulce Cassol. O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?. 2001. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2001. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/389 |
identifier_str_mv |
TAGLIANI, Dulce Cassol. O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?. 2001. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2001. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1811734992607248384 |