O Conselho Nacional de Educação no contexto do processo de democratização do Estado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/989 |
Resumo: | A presente dissertação analisa o papel do Conselho Nacional de Educação no contexto do processo de democratização do Estado. Dentro desse debate, a problematização reside em se o governo brasileiro, durante os mandatos dos presidentes Michel Temer (2016-2018) e Jair Bolsonaro (2019-2022), constituiu ações para desmontar os Conselhos Gestores de Políticas Públicas, especialmente o Conselho Nacional de Educação, e torná-los ineficazes perante às estruturas de Estado. A fim de responder tal questionamento, adotou-se a pesquisa qualitativa, através do método de análise documental. Assim, os resultados foram organizados em quatro capítulos. O primeiro abordará o Estado e seus desdobramentos, esclarecendo como surgiu o processo de criação das políticas públicas. O segundo capítulo é responsável por aprofundar os conceitos de políticas públicas e debater a origem do financiamento do Estado e seu destino. O terceiro capítulo consiste em compreender elementos conceituais de participação popular, democracia, Conselhos Gestores de Políticas Públicas e Conselho Nacional de Educação. Por fim, o quarto e último capítulo apresenta respostas aos questionamentos do trabalho, com exemplos documentais de como o governo, possivelmente, está tornando o Conselho Nacional de Educação, bem como outros conselhos, ineficazes frente às estruturas de Estado. |
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O Conselho Nacional de Educação no contexto do processo de democratização do Estadoconselhos gestores; políticas públicas; participação popular; democracia; estadomanagement councils; public policies; popular participation; democracy; stateCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA presente dissertação analisa o papel do Conselho Nacional de Educação no contexto do processo de democratização do Estado. Dentro desse debate, a problematização reside em se o governo brasileiro, durante os mandatos dos presidentes Michel Temer (2016-2018) e Jair Bolsonaro (2019-2022), constituiu ações para desmontar os Conselhos Gestores de Políticas Públicas, especialmente o Conselho Nacional de Educação, e torná-los ineficazes perante às estruturas de Estado. A fim de responder tal questionamento, adotou-se a pesquisa qualitativa, através do método de análise documental. Assim, os resultados foram organizados em quatro capítulos. O primeiro abordará o Estado e seus desdobramentos, esclarecendo como surgiu o processo de criação das políticas públicas. O segundo capítulo é responsável por aprofundar os conceitos de políticas públicas e debater a origem do financiamento do Estado e seu destino. O terceiro capítulo consiste em compreender elementos conceituais de participação popular, democracia, Conselhos Gestores de Políticas Públicas e Conselho Nacional de Educação. Por fim, o quarto e último capítulo apresenta respostas aos questionamentos do trabalho, com exemplos documentais de como o governo, possivelmente, está tornando o Conselho Nacional de Educação, bem como outros conselhos, ineficazes frente às estruturas de Estado.This dissertation aims to analyze the role of the National Education Council in the context of the State's democratization process. Within this debate, the problematization lies in whether the Brazilian government, during the mandates of Presidents Michel Temer and Jair Bolsonaro, took actions to dismantle the Public Policy Management Councils, especially the National Education Council, and make them ineffective against State structures. In order to answer such a question, a qualitative research was adopted, through the method of documentary analysis. Thus, the research was organized into four chapters. The first will address the State and its ramifications, clarifying how the process of creating public policies arose. The second chapter is responsible for deepening the concepts of public policies and debating the origin of State financing and its destination. The third chapter consists of understanding conceptual elements of popular participation, democracy, Public Policy Management Councils and the National Education Council. Finally, the fourth and last chapter will try to bring some answers to the questions of the work, seeking documentary examples of how the government is possibly making the National Education Council, as well as other councils, ineffective against State structures.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e TecnologicasBrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica SocialDella Vechia, Renato da SilvaFagundes, Lucas MachadoNogueira, Vera Maria RibeiroPessôa, Ana Carolina Soares2023-06-07T17:08:58Z2023-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPessôa, Ana Carolina Soares. O Conselho Nacional de Educação no contexto do processo de democratização do Estado. 2023. 103. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2023-06-08T04:10:11Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/989Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2023-06-08T04:10:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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