REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DA ATIVIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Alícia Endres
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/146
Resumo: Este trabalho se propõe analisar como professores de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Fundamental da rede municipal de Pelotas representam discursivamente sua atividade de trabalho, no atual momento em que se preza, por intermédio de teorias lingüísticas e pelos PCN, por um ensino de língua integrado. Como objetivos específicos são propostos: (a) investigar, via discurso, como os professores de LP pesquisados organizam e desenvolvem o trabalho com a língua materna na carga horária semanal destinada à disciplina, identificando suas abordagens de ensino e (b) verificar pistas do debate entre as normas antecedentes e as renormalizações na atividade dos professores participantes, observando efeitos de sentido que emergem dos discursos dos professores. Para isso, elegemos como fundamentação teórica dois enfoques, em interlocução: um para tratar da concepção de linguagem e nos auxiliar na análise (teoria dialógica do discurso: Bakhtin 1929/1997, 1952-1953/2003; Bakhtin/Volochinov,1929/2003) e outro para a abordagem do ensino como trabalho (enfoque ergológico e estudos sobre o trabalho docente: Schwartz, 2002, 2006, 2007; Faïta, 2005; Amigues, 2004). Além disso, enfatizamos algumas influências que a concepção dialógica da língua implica no ensino-aprendizagem bem como influências no modo de conceber a pesquisa acadêmica. A partir da perspectiva teórica eleita, desenvolvemos uma metodologia própria que contemplou espaços de fala com três professoras da rede municipal da referida cidade, realizando entrevistas gravadas em áudio, as quais constituíram o material de análise. A análise das entrevistas foi organizada em cada professora individualmente, enfocando a interdependência entre os seguintes tópicos: (a) a representação discursiva da atividade profissional das professoras e (b) o debate entre as normas antecedentes e as renormalizações. As noções bakhtinianas de enunciado/enunciação, dialogismo/diálogo, interação, palavra, acento de valor/apreciativo e voz discursiva subsidiaram a análise efetuada. Os conceitos propostos pela abordagem ergológica da atividade, que auxiliaram nesse sentido, foram os de norma antecedente e renormalização . O presente estudo, a partir das dinâmicas de interação, constatou, dentre outras reflexões específicas de cada professora pesquisada, que as práticas de ensino de LP discursivizadas nas entrevistas parecem partir do texto como foco de trabalho com os alunos
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spelling REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DA ATIVIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM DIALÓGICAensino de língua portuguesaabordagem dialógicaatividade de trabalhoatividade docenteportuguese language teachingdialogical approachwork activityteaching activityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEste trabalho se propõe analisar como professores de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Fundamental da rede municipal de Pelotas representam discursivamente sua atividade de trabalho, no atual momento em que se preza, por intermédio de teorias lingüísticas e pelos PCN, por um ensino de língua integrado. Como objetivos específicos são propostos: (a) investigar, via discurso, como os professores de LP pesquisados organizam e desenvolvem o trabalho com a língua materna na carga horária semanal destinada à disciplina, identificando suas abordagens de ensino e (b) verificar pistas do debate entre as normas antecedentes e as renormalizações na atividade dos professores participantes, observando efeitos de sentido que emergem dos discursos dos professores. Para isso, elegemos como fundamentação teórica dois enfoques, em interlocução: um para tratar da concepção de linguagem e nos auxiliar na análise (teoria dialógica do discurso: Bakhtin 1929/1997, 1952-1953/2003; Bakhtin/Volochinov,1929/2003) e outro para a abordagem do ensino como trabalho (enfoque ergológico e estudos sobre o trabalho docente: Schwartz, 2002, 2006, 2007; Faïta, 2005; Amigues, 2004). Além disso, enfatizamos algumas influências que a concepção dialógica da língua implica no ensino-aprendizagem bem como influências no modo de conceber a pesquisa acadêmica. A partir da perspectiva teórica eleita, desenvolvemos uma metodologia própria que contemplou espaços de fala com três professoras da rede municipal da referida cidade, realizando entrevistas gravadas em áudio, as quais constituíram o material de análise. A análise das entrevistas foi organizada em cada professora individualmente, enfocando a interdependência entre os seguintes tópicos: (a) a representação discursiva da atividade profissional das professoras e (b) o debate entre as normas antecedentes e as renormalizações. As noções bakhtinianas de enunciado/enunciação, dialogismo/diálogo, interação, palavra, acento de valor/apreciativo e voz discursiva subsidiaram a análise efetuada. Os conceitos propostos pela abordagem ergológica da atividade, que auxiliaram nesse sentido, foram os de norma antecedente e renormalização . O presente estudo, a partir das dinâmicas de interação, constatou, dentre outras reflexões específicas de cada professora pesquisada, que as práticas de ensino de LP discursivizadas nas entrevistas parecem partir do texto como foco de trabalho com os alunosThis work aims to analyze how elementary school Portuguese Language (PL) teachers of Pelotas municipal network represent discursively their activity work, regarding the current moment, through linguistic theories and the PCN (National Curricular Parameters), for a integrated language teaching. As for specific objectives are concerned, they are: (a) to investigate, through discourse, how the researched PL teachers organize and develop the mother language work in the subject week schedule, identifying their teaching approaches and (b) verifying clues of the debate between antecedent norms and the renormalizations in the participant teachers activity, observing meaning effects which emerge from the teachers discourse. Therefore, two interlocution approaches were elected as theoretical basis: one is to deal with the language conception and assist in the analyzes (discourse dialogical theory: Bakhtin 1929/1997, 1952-1953/2003; Bakhtin/Volochinov,1929/2003) and another to deal with the teaching approach as work (ergological approach and teaching work studies: Schwartz, 2002, 2006, 2007; Faïta, 2005; Amigues, 2004). Moreover, some influences that the language dialogical conception implies in teaching/learning are emphasized, as well as influences on the conception of the academic research. As of the elected theory perspective, a particular methodology was developed, which contemplated speeches with 3 teachers of the municipal network, with audio recorded interviews that constituted the material for analysis. The interviews analysis were organized on each teacher individually, focusing on the interdependency between the following topics: (a) the professional activity discourse representation of the teachers and (b) the debate between the antecedent norms and the renormalizations. Bakhtin notions of propositions/ enunciations, dialogism/dialogue, interaction, word, accent of value/appreciative and discursive voice subsidized the accomplished analysis. The concepts proposed by the ergological approach which assisted in this way were antecedent norm and renormalization . The present study, from the interaction dynamics, found that, among other specific reflections of each researched teacher, the PL teaching practice discursived in the interviews seem to start from the text as the work focus with the studentsUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasFanti, Mária da Glória Corrêa DiCPF:40389081000http://lattes.cnpq.br/7624478277547970Soares, Alícia Endres2016-03-22T17:26:31Z2011-05-192010-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Alícia Endres. REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DA ATIVIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA. 2010. 101 f. 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