A linguagem dialógica que revela um novo currículo de língua portuguesa
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38186 |
Resumo: | A presente pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada e tem interesse nos estudos relacionados à teoria dialógica da linguagem proposta por Mikhail Bakhtin e o Círculo, em diálogo com os estudos dos letramentos aplicados à Proposta Curricular Direito de Aprender, publicada pela Secretaria de Educação do município de Juazeiro/BA, com o objetivo de construir princípios que orientem na direção de um ensino de língua portuguesa baseado nos estudos dialógicos da linguagem com ênfase nos gêneros discursivos, materializados em projetos de letramento como elemento condutor do ensino de língua materna, identificando as diferenças na recomendação de exploração de gênero discursivo ou gênero textual e avaliando as concepções teóricas que subjazem a essas recomendações. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa interpretativista/descritiva baseada na metodologia do estudo de caso, centrada na compreensão da dinâmica do processo de investigação, neste caso, na reelaboração intencional da proposta curricular de Língua Portuguesa do referido município. Contou com a contribuição de oito professores de língua portuguesa que atuam nas séries finais do ensino fundamental das escolas da rede municipal. Para geração de dados da pesquisa, foram realizados: análise documental da Proposta Curricular Direito de Aprender; grupos de estudo com 08 professores de língua portuguesa; reelaboração coletiva do currículo escolar; e produção de autorrelatos pelos professores descrevendo a experiência de ter participado da construção do documento. A investigação resultante do conjunto dessas ações permitiu identificar que pode ser princípio orientador do ensino de língua baseado nos estudos dialógicos a seguinte arquitetônica: i) princípios da teoria dialógica da linguagem; ii) a ordem metodológica para o ensino da língua; iii) enunciado concreto – gêneros discursivos, materializados em projetos de letramento, sendo assim, capazes de orientar teórica e metodologicamente um ensino de língua numa concepção emancipatória. Além disso, conclui-se que o que subjaz às diferenças entre a abordagem de gêneros na perspectiva textual ou discursiva está relacionado à concepção e método dessas opções. Sendo que os gêneros textuais se centram na normatização da língua, enquanto os discursivos compreendem que a unidade da língua é garantida no jogo dialético das relações sociais. Portanto, este último coaduna com a proposta que se apresenta. O resultado alcançado da pesquisa permitiu apresentar a tese de que a proposta Direito de Aprender passou a ter como princípio o foco do ensino-aprendizagem nos aspectos enunciativos e discursivos direcionados para a linguagem da vida cotidiana, exercitando os estudantes para a apreciação valorativa, a atitude responsiva-ativa e, consequentemente, para conquista de uma postura mais crítica e atuante em diversas situações de interlocução. |
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Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa interpretativista/descritiva baseada na metodologia do estudo de caso, centrada na compreensão da dinâmica do processo de investigação, neste caso, na reelaboração intencional da proposta curricular de Língua Portuguesa do referido município. Contou com a contribuição de oito professores de língua portuguesa que atuam nas séries finais do ensino fundamental das escolas da rede municipal. Para geração de dados da pesquisa, foram realizados: análise documental da Proposta Curricular Direito de Aprender; grupos de estudo com 08 professores de língua portuguesa; reelaboração coletiva do currículo escolar; e produção de autorrelatos pelos professores descrevendo a experiência de ter participado da construção do documento. A investigação resultante do conjunto dessas ações permitiu identificar que pode ser princípio orientador do ensino de língua baseado nos estudos dialógicos a seguinte arquitetônica: i) princípios da teoria dialógica da linguagem; ii) a ordem metodológica para o ensino da língua; iii) enunciado concreto – gêneros discursivos, materializados em projetos de letramento, sendo assim, capazes de orientar teórica e metodologicamente um ensino de língua numa concepção emancipatória. Além disso, conclui-se que o que subjaz às diferenças entre a abordagem de gêneros na perspectiva textual ou discursiva está relacionado à concepção e método dessas opções. Sendo que os gêneros textuais se centram na normatização da língua, enquanto os discursivos compreendem que a unidade da língua é garantida no jogo dialético das relações sociais. Portanto, este último coaduna com a proposta que se apresenta. O resultado alcançado da pesquisa permitiu apresentar a tese de que a proposta Direito de Aprender passou a ter como princípio o foco do ensino-aprendizagem nos aspectos enunciativos e discursivos direcionados para a linguagem da vida cotidiana, exercitando os estudantes para a apreciação valorativa, a atitude responsiva-ativa e, consequentemente, para conquista de uma postura mais crítica e atuante em diversas situações de interlocução.This research is part of the area of Applied Linguistics and is interested in studies related to the dialogical theory of language proposed by Mikhail Bakhtin and the Circle, in dialogue with studies of literacies applied to the Right to Learn Curriculum Proposal, published by the Department of Education of the municipality of Juazeiro/BA, with the aim of building principles that guide the direction of Portuguese language teaching based on dialogical language studies with an emphasis on discursive genres, materialized in literacy projects as a conducting element of maternal language teaching, identifying the differences in the recommendation of exploration of discursive genre or textual genre and evaluating the theoretical conceptions that underlie these recommendations. Methodologically, it was characterized as an interpretative/descriptive qualitative research based on the methodology of the case study, centered on understanding the dynamics of the investigation process, in this case, on the intentional re-elaboration of the curricular proposal for the Portuguese language of the referred municipality. It had the contribution of eight Portuguese language teachers who work in the final grades of fundamental education in municipal schools. To generate research data, the following actions were carried out: document analysis of the Right to Learn Curriculum Proposal; study groups with 08 Portuguese language teachers; collective reworking of the school curriculum; and production of self-reports by teachers describing the experience of having participated in the document’s construction. The investigation resulting from the set of these actions allowed us to identify that the following architectural principles can be the guiding principle of language teaching based on dialogic studies: i) dialogic theory of language principles; ii) methodological order for language teaching; iii) concrete utterance – discursive genres, materialized in literacy projects, thus capable of theoretically and methodologically guiding language teaching in an emancipatory conception. In addition, it is concluded that what underlies the differences between the approach to genres in the textual or discursive perspective is related to the conception and method of these options. Since the textual genres focus on the standardization of the language, while the discursive ones understand that the unity of the language is naturally guaranteed in the dialectical game of social relations. Therefore, the latter is consistent with the proposal. The result achieved from the research allowed presenting the thesis that the Right to Learn Curriculum Proposal now has as its principle the focus of teaching and learning on the enunciative and discursive aspects directed to the language of everyday life, exercising students for the appreciation of values, the responsive-active atitude, and, consequently, to achieve a more critical and active posture in different dialogue situations.Submitted by Rosangela Cunha (rosegoncalvescunha@gmail.com) on 2023-10-17T16:48:27Z No. of bitstreams: 1 TESE - Rosangela G. Cunha - Versão Final.pdf: 5961582 bytes, checksum: 40c3263ba5343e0d14053244a2df82c1 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-10-23T13:09:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE - Rosangela G. Cunha - Versão Final.pdf: 5961582 bytes, checksum: 40c3263ba5343e0d14053244a2df82c1 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-23T13:09:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE - Rosangela G. Cunha - Versão Final.pdf: 5961582 bytes, checksum: 40c3263ba5343e0d14053244a2df82c1 (MD5) Previous issue date: 2023-03-03porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) UFBABrasilInstituto de LetrasDialogical studiesDiscursive genresLiteraciesPortuguese languageTeaching.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESEstudos dialógicosGêneros discursivosLetramentosLíngua portuguesaEnsinoA linguagem dialógica que revela um novo currículo de língua portuguesaDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSilva, Simone Bueno Borges dahttp://lattes.cnpq.br/8432420526734066Kleiman, Angela del Carmem Bustoshttp://lattes.cnpq.br/4416353554838830Souza, Ester Maria de Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/1466615757756354Santos, Eumara maciel doshttp://lattes.cnpq.br/3594912691890844Souza, Fátima Aparecida dehttp://lattes.cnpq.br/9608888665387068Silva, Simone Bueno Borges dahttp://lattes.cnpq.br/8432420526734066http://lattes.cnpq.br/1297567635737103Cunha, Rosangela Gonçalvesreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTTESE - Rosangela G. Cunha - Versão Final.pdf.txtTESE - Rosangela G. Cunha - Versão Final.pdf.txtExtracted texttext/plain470750https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38186/3/TESE%20-%20Rosangela%20G.%20Cunha%20%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf.txt028d8c5554b30d21d91cbc5e586affa3MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38186/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52ORIGINALTESE - Rosangela G. Cunha - Versão Final.pdfTESE - Rosangela G. 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