PROCESSOS DE PERCEPÇÃO SIMBÓLICA DE TEXTOS VERBO-VISUAIS EM ANÚNCIOS IMPRESSOS: ESTUDO DE CASO

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Main Author: Feijó, Rodrigo Nunes
Publication Date: 2012
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
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Summary: Considerando que as linguagens não verbais já patentearam seu espaço, participando, de modo decisivo, junto com o verbal, do universo cultural do homem, esta pesquisa tem como principal objetivo verificar, criticamente, se alunos dos quatro anos do Curso de Letras / Português de uma universidade federal do sul do país, expostos o tempo todo ao mundo icônico, realizam leituras de textos sincréticos de forma proficiente. Para isso, a fim de coletarmos as informações de que precisávamos, organizamos um questionário cuja primeira parte constituiu-se de uma sondagem de dados pessoais dos sujeitos a serem investigados e do qual a segunda parte apresentou perguntas direcionadas à obtenção de leituras de dois anúncios publicitários de cigarros, sendo um da década de 80 e outro da década de 90 do século XX. Tais perguntas foram formuladas de modo a contemplar o modelo teórico de análise da mensagem publicitária proposto por Umberto Eco. Seu método toma o anúncio no duplo registro, o verbal e o icônico (visual), e observa a imagem publicitária como um conglomerado de camadas que analisa separadamente, em cinco níveis, sendo que os três primeiros icônico, iconográfico e tropológico tratam especificamente da imagem e, os outros dois tópico e entimemático da argumentação. A leitura realizada previamente pelo pesquisador serviu de parâmetro para a análise dos resultados da experiência empírica. Esperava-se que os alunos percebessem a mensagem pretendida à medida que entendessem a articulação do verbal com o visual. Constatou-se a necessidade de uma mediação pedagógica calcada em um aporte teórico que contribua para uma melhor compreensão dos textos sincréticos e se arrolaram dados que mostram que a proposta de Umberto Eco pode ser válida como referência para esse fim
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