Vantagens bilíngues? Um estudo sobre as diferenças nas funções executivas - controle inibitório e atenção entre monolíngues e biblíngues
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/377 |
Resumo: | Esta tese tem por objetivo principal investigar as diferenças cognitivas, mais especificamente as funções executivas: memória, controle inibitório e atenção, em monolíngues e bilíngues, em dois momentos diferentes. O primeiro momento aconteceu em 2008 quando, para a Dissertação de Mestrado (2010), estudaram-se estas mesmas questões, com crianças na cidade de Arroio do Padre, situada ao sul do Rio Grande do Sul, cuja colonização é predominantemente pomerana e cuja localização, com geografia e relevo distintos, dificulta o acesso aos meios de comunicação mais comuns, o que facilita a preservação até hoje da língua trazida por seus imigrantes pomeranos no final do século XIX. No presente estudo, ampliando a pesquisa antes empreendida, os mesmos sujeitos participantes dos experimentos em 2008 foram contatados e refizeram-nos em 2012, passando a caracterizar a pesquisa como longitudinal. Alargando o escopo da investigação, crianças e adolescentes monolíngues e bilíngues da Escócia, Reino Unido, também participaram dos mesmos experimentos, possibilitando observar se bilíngues que têm, como sua língua-mãe, uma língua ágrafa, como é o caso do pomerano, e aqueles que usam sua L1 para todos os tipos de tarefas diárias incluindo a escrita e a leitura, como é o caso do alemão para os bilíngues escoceses, apresentam diferenças nas funções executivas aqui investigadas. Assim, os objetivos específicos desta tese resumem-se em comparar crianças e adolescentes, brasileiros e escoceses, monolíngues e bilíngues na realização de tarefas de controle executivo geral. Essas tarefas dividem-se em não verbais (Tarefa de Simon) e verbais (Teste de Stroop). Os resultados encontrados nesta tese devem ser divididos em dois grandes grupos, conforme as tarefas propostas e suas peculiaridades. Pode-se dizer que na tarefa de Simon, que é uma tarefa não-verbal, que mede algumas das funções executivas, o controle inibitório e a atenção, os participantes bilíngues parecem ter vantagens sobre os monolíngues investigados. Já quando analisados os resultados do Teste de Stroop, que é uma tarefa que avalia também as funções executivas, controle inibitório e atenção, entretanto é uma tarefa verbal, não se pode afirmar que há vantagem para os bilíngues, principalmente porque nesta tese as línguas dos participantes do grupo bilíngue são muito diferentes, sendo uma ágrafa e outra não. Sabe-se que linguagem e cognição andam juntas e, de acordo com Bialystok et al. (2009), as vantagens encontradas em tarefas de funções executivas em bilíngues se dão porque os mecanismos utilizados para que o bilíngue iniba uma de suas línguas e use apenas a mais conveniente são semelhantes a outros processamentos do controle executivo em geral |
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Vantagens bilíngues? Um estudo sobre as diferenças nas funções executivas - controle inibitório e atenção entre monolíngues e biblínguesfunções executivascontrole inibitório e atençãobilinguismoexecutive functionsinhibitory controlbilingualismCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEsta tese tem por objetivo principal investigar as diferenças cognitivas, mais especificamente as funções executivas: memória, controle inibitório e atenção, em monolíngues e bilíngues, em dois momentos diferentes. O primeiro momento aconteceu em 2008 quando, para a Dissertação de Mestrado (2010), estudaram-se estas mesmas questões, com crianças na cidade de Arroio do Padre, situada ao sul do Rio Grande do Sul, cuja colonização é predominantemente pomerana e cuja localização, com geografia e relevo distintos, dificulta o acesso aos meios de comunicação mais comuns, o que facilita a preservação até hoje da língua trazida por seus imigrantes pomeranos no final do século XIX. No presente estudo, ampliando a pesquisa antes empreendida, os mesmos sujeitos participantes dos experimentos em 2008 foram contatados e refizeram-nos em 2012, passando a caracterizar a pesquisa como longitudinal. Alargando o escopo da investigação, crianças e adolescentes monolíngues e bilíngues da Escócia, Reino Unido, também participaram dos mesmos experimentos, possibilitando observar se bilíngues que têm, como sua língua-mãe, uma língua ágrafa, como é o caso do pomerano, e aqueles que usam sua L1 para todos os tipos de tarefas diárias incluindo a escrita e a leitura, como é o caso do alemão para os bilíngues escoceses, apresentam diferenças nas funções executivas aqui investigadas. Assim, os objetivos específicos desta tese resumem-se em comparar crianças e adolescentes, brasileiros e escoceses, monolíngues e bilíngues na realização de tarefas de controle executivo geral. Essas tarefas dividem-se em não verbais (Tarefa de Simon) e verbais (Teste de Stroop). Os resultados encontrados nesta tese devem ser divididos em dois grandes grupos, conforme as tarefas propostas e suas peculiaridades. Pode-se dizer que na tarefa de Simon, que é uma tarefa não-verbal, que mede algumas das funções executivas, o controle inibitório e a atenção, os participantes bilíngues parecem ter vantagens sobre os monolíngues investigados. Já quando analisados os resultados do Teste de Stroop, que é uma tarefa que avalia também as funções executivas, controle inibitório e atenção, entretanto é uma tarefa verbal, não se pode afirmar que há vantagem para os bilíngues, principalmente porque nesta tese as línguas dos participantes do grupo bilíngue são muito diferentes, sendo uma ágrafa e outra não. Sabe-se que linguagem e cognição andam juntas e, de acordo com Bialystok et al. (2009), as vantagens encontradas em tarefas de funções executivas em bilíngues se dão porque os mecanismos utilizados para que o bilíngue iniba uma de suas línguas e use apenas a mais conveniente são semelhantes a outros processamentos do controle executivo em geralThe main aim of this dissertation is to investigate the cognitive differences, specially the executive functions: memory, inhibitory control and attention, among monolinguals and bilinguals in two different moments. The first moment happened in 2008 when, for the Master s thesis, the same questions were studied with children in the town of Arroio do Padre, located in the South of Brazil which was colonized by Pomeranians and which localization, with a very distinct geography, makes the access to the most common means of communication more difficult. This fact might help the language preservation that was brought by the immigrants by the end of the XIX century and still in use in this town today. In the present study, the research first done in 2008 is made wider, so the same participants that did the experiments in 2008 were contacted and did the experiments again in 2012, making this a longitudinal study. To complete the data, children and adolescents, monolinguals and bilinguals from Scotland, UK, also participated in this study doing the same experiments, making it possible to observe if bilinguals that have as their mother tongue a not written language, as the Pomeranian, and those who use their first language to do all kinds of tasks including reading and writing, as it happens with the German for the Scottish bilinguals, show any difference in the executive functions investigated in this study. So, the specific aims of this dissertation are briefly to compare children and teenagers, Brazilians and Scottish, monolinguals and bilinguals in tasks involving the general executive control. These tasks are divided in non-verbal (Simon Task) and verbal (Stroop Test). The results found in this dissertation can be divided into two big groups according to the tasks and their specifications. The Simon Task which is a non-verbal task, measures some executive functions, the inhibitory control and attention, in this task the bilingual participants show some advantage. When analyzed the results of the Stroop Test, which is a verbal task, we cannot affirm that there is advantage for the bilinguals, mainly because in this dissertation the language of the bilinguals that participated differ largely: one is written and one is not written. It is known that language and cognition walk together and, according to Bialystok et al. (2009) the advantages found in the tasks of executive functions happen because the mechanism used by the bilinguals inhibit one of his languages and use only the most convenient one are similar to other processes of general executive controlCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelDoutorado em LetrasMatzenauer, Carmen Lúcia BarretoCPF:19232098091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793259H1Zimmer, Márcia CristinaCPF:46875549034http://lattes.cnpq.br/3154493426404704Bandeira, Marta Helena Tessmann2016-03-22T17:27:34Z2015-09-162014-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBANDEIRA, Marta Helena Tessmann. Vantagens bilíngues? Um estudo sobre as diferenças nas funções executivas - controle inibitório e atenção entre monolíngues e biblíngues. 2014. 168 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/377Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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