Percepção de oportunidades de aprendizado e liderança de funcionários técnico-administrativos no âmbito universitário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/740 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo identificar a percepção de oportunidades de aprendizagem, e qual a relação com o estilo de liderança exercido, pelos funcionários técnicos administrativos no âmbito universitário. Além disso, relacionou-se estas variáveis com a intenção de rotatividade e capital psicológico no trabalho. Para tanto foi realizado um estudo transversal, com 102 funcionários técnicos administrativos durante o período de 2016. Foi utilizado um questionário de autopreenchimento, contendo dados referentes a idade, escolaridade, tempo de serviço na instituição e se o respondente exercia um cargo de liderança. Ainda, foram aplicados quatro escalas de autopreenchimento referentes a: percepção de oportunidades de aprendizagem, avaliação do estilo gerencial, intenção de rotatividade e capital psicológico no trabalho. Os resultados da pesquisa revelam que os técnicos administrativos identificam oportunidades de aprendizagem (média de 6,7), assim como a presença dos três estilos gerenciais (relacionamento, tarefa e situacional) no âmbito universitário (média de 4,2 para cada estilo gerencial). Também observou-se que os funcionários se identificam como capitais psicológicos no trabalho (média de 3,9), e possuem baixa intenção de rotatividade (média de 2,3). Ainda, em relação as oportunidades de aprendizagem e o estilo gerencial, foi verificado uma correlação positiva com o estilo de relacionamento (p=0,000), tarefa (p=0,007) e situacional (p=0,044) dos gestores. Assim sendo, este trabalho buscou ampliar a literatura, ainda muito escassa, envolvendo funcionários técnicos administrativos em um âmbito Universitário. Foi possível identificar que estes percebem oportunidades de aprendizado, o qual parece estar ligado a um capital psicológico adequado, refletindo uma baixa intenção de rotatividade dos mesmos. Estas condições parecem estar alicerçadas a capacidade administrativa da Universidade de dispor corretamente os perfis de liderança, de acordo com a necessidade de cada setor. Desta forma, a busca constante pela identificação da realidade Institucional, referente as expectativas dos funcionários, permite promover ações estratégicas de gestão de pessoas focando no desenvolvimento e retenção de pessoas, e consequentemente contribuindo para o desenvolvimento das Universidades. |
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Percepção de oportunidades de aprendizado e liderança de funcionários técnico-administrativos no âmbito universitáriocomportamento organizacional; rotatividade; capital psicológicoorganizational behavior; turnover; psychological capitalCIENCIAS DA SAUDEO presente estudo teve por objetivo identificar a percepção de oportunidades de aprendizagem, e qual a relação com o estilo de liderança exercido, pelos funcionários técnicos administrativos no âmbito universitário. Além disso, relacionou-se estas variáveis com a intenção de rotatividade e capital psicológico no trabalho. Para tanto foi realizado um estudo transversal, com 102 funcionários técnicos administrativos durante o período de 2016. Foi utilizado um questionário de autopreenchimento, contendo dados referentes a idade, escolaridade, tempo de serviço na instituição e se o respondente exercia um cargo de liderança. Ainda, foram aplicados quatro escalas de autopreenchimento referentes a: percepção de oportunidades de aprendizagem, avaliação do estilo gerencial, intenção de rotatividade e capital psicológico no trabalho. Os resultados da pesquisa revelam que os técnicos administrativos identificam oportunidades de aprendizagem (média de 6,7), assim como a presença dos três estilos gerenciais (relacionamento, tarefa e situacional) no âmbito universitário (média de 4,2 para cada estilo gerencial). Também observou-se que os funcionários se identificam como capitais psicológicos no trabalho (média de 3,9), e possuem baixa intenção de rotatividade (média de 2,3). Ainda, em relação as oportunidades de aprendizagem e o estilo gerencial, foi verificado uma correlação positiva com o estilo de relacionamento (p=0,000), tarefa (p=0,007) e situacional (p=0,044) dos gestores. Assim sendo, este trabalho buscou ampliar a literatura, ainda muito escassa, envolvendo funcionários técnicos administrativos em um âmbito Universitário. Foi possível identificar que estes percebem oportunidades de aprendizado, o qual parece estar ligado a um capital psicológico adequado, refletindo uma baixa intenção de rotatividade dos mesmos. Estas condições parecem estar alicerçadas a capacidade administrativa da Universidade de dispor corretamente os perfis de liderança, de acordo com a necessidade de cada setor. Desta forma, a busca constante pela identificação da realidade Institucional, referente as expectativas dos funcionários, permite promover ações estratégicas de gestão de pessoas focando no desenvolvimento e retenção de pessoas, e consequentemente contribuindo para o desenvolvimento das Universidades.This study aimed to identify the perception of learning opportunities, and its relationship with the style of leadership, by the administrative and technical staff in the university. In addition, these variables where related with turnover intention and psychological capital at work. Therefore, a cross-sectional study was conducted with 102 administrative and technical employees during the period of 2016. A self-administered questionnaire was used containing data related to age, education, length of service in the institution and if the respondent was in a leadership position. Additionally four self-administered scales were applied regarding: perception of learning opportunities, evaluation of management style, turnover intention and psychological capital at work. Results show that the administrative and technical staff identifies learning opportunities (mean 6.7), as well as three management styles (relationship, task and situational) in the university (means of 4.2 for each management style). It was also verified that employees identify themselves as psychological capital at work (mean 3.9), and possess low turnover intention (mean 2.3). Still,in regard to learning opportunities and management style, a positive correlation was observed with relationship (p = 0.000), task (p = 0.007) and situational (p = 0.044) style of managers. Therefore, this study sought to expand the literature, still very limited, regarding administrative and technical staff in the university context. It was possible to identify that these employsrecognize learning opportunities, which seems to be associated to an appropriate psychological capital, reflecting a lower turnover intention. These conditions appear to be grounded to the University administrative capacity to properly dispose leadership profiles, according to the needs of each sector. Thus, the constant search to identify the Institution reality, regarding the employee’s expectations, allows the promotion of strategic actions focusing on developing and retaining people, and consequently contributing to the development of Universities.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias da SaudeBrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Saude ComportamentoNedel, Fernandahttp://lattes.cnpq.br/4054253902998190Quevedo, Luciana de Ávilahttp://lattes.cnpq.br/3173911113915364Giusti, Patrícia Haertelhttp://lattes.cnpq.br/1099893626238107Bast, Rachel Krolow Santos Silvahttp://lattes.cnpq.br/2953625624259589Germano, Juliana de Araújo2018-10-10T13:08:16Z2016-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGermano, Juliana de Araújo. Percepção de oportunidades de aprendizado e liderança de funcionários técnico-administrativos no âmbito universitário. 2016. 82 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Saúde Comportamento) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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