O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinado ao ensino de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila Gonçalves dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/363
Resumo: O presente estudo, de cunho qualitativo, tem como objetivo propor um novo modelo de Webquest voltada ao ensino de línguas por meio de um sistema interativo de autoria a ferramenta ELO Cloud. A pesquisa propõe o desenvolvimento de uma Webquest Interativa e Adaptativa voltada ao ensino de línguas e sua implementação em uma turma de Inglês do sexto semestre do Curso de Letras de uma universidade da cidade de Pelotas, para avaliação, sob a perspectiva da Teoria da Atividade, da Teoria da Cognição Distribuída e do Ensino Baseado em Tarefas. Criada em 1995 pelo professor da San Diego State University, Bernie Dodge, a metodologia Webquest vem ganhando seu espaço no âmbito educacional por aproveitar o conteúdo existente na Web de maneira significativa em prol de uma aprendizagem efetiva. Os dados para a pesquisa foram coletados mediante entrevista, observação participante, fotografia, análise documental e questionário. A discussão inicial dos dados referente ao desenvolvimento de uma Webquest Interativa e Adaptativa indicou que o momento Pré-tarefa, a importância de input e a ampliação da Webquest por meio de módulos podem vir a potencializar a aprendizagem de línguas, uma vez que esses elementos parecem ampliar as possibilidades de exposição e uso da língua-alvo. A triangulação de dados, a partir das análises realizadas, demonstrou que o modelo de Webquest Interativa e Adaptativa elevou o índice de satisfação dos alunos na execução da atividade, proporcionando condições mais favoráveis de aprendizagem a partir de atividades interativas. Além disso, os resultados apontam para a expansão de um ciclo de aprendizagem onde os alunos constroem conhecimento por meio das interações com recursos humanos e não humanos
id UCPe_e78c30dc088e6a44fb9d30feabea7e8f
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/363
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinado ao ensino de línguaswebquestteoria da atividadecognição distribuídaensino baseado em tarefasWebquestactivity theorydistributed c Cognition, Task Based Learning.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO presente estudo, de cunho qualitativo, tem como objetivo propor um novo modelo de Webquest voltada ao ensino de línguas por meio de um sistema interativo de autoria a ferramenta ELO Cloud. A pesquisa propõe o desenvolvimento de uma Webquest Interativa e Adaptativa voltada ao ensino de línguas e sua implementação em uma turma de Inglês do sexto semestre do Curso de Letras de uma universidade da cidade de Pelotas, para avaliação, sob a perspectiva da Teoria da Atividade, da Teoria da Cognição Distribuída e do Ensino Baseado em Tarefas. Criada em 1995 pelo professor da San Diego State University, Bernie Dodge, a metodologia Webquest vem ganhando seu espaço no âmbito educacional por aproveitar o conteúdo existente na Web de maneira significativa em prol de uma aprendizagem efetiva. Os dados para a pesquisa foram coletados mediante entrevista, observação participante, fotografia, análise documental e questionário. A discussão inicial dos dados referente ao desenvolvimento de uma Webquest Interativa e Adaptativa indicou que o momento Pré-tarefa, a importância de input e a ampliação da Webquest por meio de módulos podem vir a potencializar a aprendizagem de línguas, uma vez que esses elementos parecem ampliar as possibilidades de exposição e uso da língua-alvo. A triangulação de dados, a partir das análises realizadas, demonstrou que o modelo de Webquest Interativa e Adaptativa elevou o índice de satisfação dos alunos na execução da atividade, proporcionando condições mais favoráveis de aprendizagem a partir de atividades interativas. Além disso, os resultados apontam para a expansão de um ciclo de aprendizagem onde os alunos constroem conhecimento por meio das interações com recursos humanos e não humanosThis doctoral dissertation presents a qualitative investigation, the purpose of which is to propose a new type of Webquest, that will be related to language teaching, through an interactive authoring system ELO Cloud tool. The research proposes the development of an Interactive and Adaptive Webquest focused on the practice of english teaching and its implementation in a class with students from the sixth semester of a Language Course, for evaluation, both held under the perspective of the Activity Theory, Distributed Cognition and Task Based Teaching. Created in 1995 by a professor at San Diego State University, Bernie Dodge, the methodology Webquest is gaining its place in the educational field because its potential concerning to the use of information from the Web which makes the learning more significant and effective. The data were collected through interviews, observation, photography, documental analysis and questionnaire. The initial discussion of the data on the development of an Interactive and Adaptive Webquest indicated that the pre-task moment and the extension of the Webquest via modules can come to enhance language learning since these elements seem to expand the possibility of exposure to and use of the target language. Besides, the data showed that the Interactive and Adaptive Webquest raised the level of satisfaction of the students in performing the activity, providing more favorable conditions for learning from interactive activities. Furthermore, the results point to the expansion of a learning cycle during implementation in which students build knowledge through interactions with human and non-human resourcesUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelDoutorado em LetrasLeffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Santos, Camila Gonçalves dos2016-03-22T17:27:31Z2015-08-252014-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Camila Gonçalves dos. O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinado ao ensino de línguas. 2014. 278 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinado ao ensino de línguas
title O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinado ao ensino de línguas
spellingShingle O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinado ao ensino de línguas
Santos, Camila Gonçalves dos
webquest
teoria da atividade
cognição distribuída
ensino baseado em tarefas
Webquest
activity theory
distributed c Cognition, Task Based Learning.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinado ao ensino de línguas
title_full O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinado ao ensino de línguas
title_fullStr O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinado ao ensino de línguas
title_full_unstemmed O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinado ao ensino de línguas
title_sort O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinado ao ensino de línguas
author Santos, Camila Gonçalves dos
author_facet Santos, Camila Gonçalves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leffa, Vilson Jose
CPF:00757110010
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Camila Gonçalves dos
dc.subject.por.fl_str_mv webquest
teoria da atividade
cognição distribuída
ensino baseado em tarefas
Webquest
activity theory
distributed c Cognition, Task Based Learning.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic webquest
teoria da atividade
cognição distribuída
ensino baseado em tarefas
Webquest
activity theory
distributed c Cognition, Task Based Learning.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description O presente estudo, de cunho qualitativo, tem como objetivo propor um novo modelo de Webquest voltada ao ensino de línguas por meio de um sistema interativo de autoria a ferramenta ELO Cloud. A pesquisa propõe o desenvolvimento de uma Webquest Interativa e Adaptativa voltada ao ensino de línguas e sua implementação em uma turma de Inglês do sexto semestre do Curso de Letras de uma universidade da cidade de Pelotas, para avaliação, sob a perspectiva da Teoria da Atividade, da Teoria da Cognição Distribuída e do Ensino Baseado em Tarefas. Criada em 1995 pelo professor da San Diego State University, Bernie Dodge, a metodologia Webquest vem ganhando seu espaço no âmbito educacional por aproveitar o conteúdo existente na Web de maneira significativa em prol de uma aprendizagem efetiva. Os dados para a pesquisa foram coletados mediante entrevista, observação participante, fotografia, análise documental e questionário. A discussão inicial dos dados referente ao desenvolvimento de uma Webquest Interativa e Adaptativa indicou que o momento Pré-tarefa, a importância de input e a ampliação da Webquest por meio de módulos podem vir a potencializar a aprendizagem de línguas, uma vez que esses elementos parecem ampliar as possibilidades de exposição e uso da língua-alvo. A triangulação de dados, a partir das análises realizadas, demonstrou que o modelo de Webquest Interativa e Adaptativa elevou o índice de satisfação dos alunos na execução da atividade, proporcionando condições mais favoráveis de aprendizagem a partir de atividades interativas. Além disso, os resultados apontam para a expansão de um ciclo de aprendizagem onde os alunos constroem conhecimento por meio das interações com recursos humanos e não humanos
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-01
2015-08-25
2016-03-22T17:27:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Camila Gonçalves dos. O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinado ao ensino de línguas. 2014. 278 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/363
identifier_str_mv SANTOS, Camila Gonçalves dos. O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinado ao ensino de línguas. 2014. 278 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Doutorado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Doutorado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1811734992522313728