Alteridade e resistência a estereótipos culturais: pelo direito de ser exceção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/695 |
Resumo: | As diferenças culturais produzem processos de subjetivação e novos signos que identificam o indivíduo, como assinala Bhabha (2005). A relação Eu/Outro pressupõe um encontro marcado no qual o Eu e o Outro se constituem a partir de suas diferenças, o princípio da alteridade. A cultura, as diferenças e as alteridades nem sempre são respeitadas pelo establishment, do qual fazem parte todos aqueles a quem a população confere poder, dentre eles a mídia. Este trabalho trata da análise dos estereótipos culturais impostos pela mídia aos turistas brasileiros que viajam para o exterior, em artigos datados no período em que o Brasil sediou grandes eventos desportivos – período compreendido deste a Copa da Confederações, em 2013, até 2017, um ano após os Jogos Olímpicos Rio 2016. Essa análise é precedida por uma revisão bibliográfica sobre cultura, diferença, alteridade e representação, que contempla essas noções a partir de diferentes áreas do conhecimento que fazem parte dos estudos culturais. Esses pressupostos teóricos dialogam com os diferentes aspectos culturais mencionados pelos estrangeiros que visitaram o Brasil durante a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, de forma a contribuir para as discussões e a compreensão sobre alteridade e diferença cultural. Na análise dos textos da mídia, fica claro que seus títulos são muito mais impositivos em relação aos turistas brasileiros do que os comportamentos culturais de outros países a serem seguidos por eles. A forma como a mídia opera discursivamente, em suas reportagens destinadas aos brasileiros que viajam para outros países, permite pensar que ela pode exigir comportamentos culturais de maneira a contribuir para a construção de culturas globais, economicamente muito importantes para o capitalismo, como um programa da própria mídia. Outra leitura que se pode fazer é do o desconhecimento dos jornalistas que escrevem sobre turismo e viagens sobre os estudos da cultura, o que reflete nas reproduções de estereótipos culturais – sem saber que o fazem – dos discursos do sujeito neocolonial. |
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Este trabalho trata da análise dos estereótipos culturais impostos pela mídia aos turistas brasileiros que viajam para o exterior, em artigos datados no período em que o Brasil sediou grandes eventos desportivos – período compreendido deste a Copa da Confederações, em 2013, até 2017, um ano após os Jogos Olímpicos Rio 2016. Essa análise é precedida por uma revisão bibliográfica sobre cultura, diferença, alteridade e representação, que contempla essas noções a partir de diferentes áreas do conhecimento que fazem parte dos estudos culturais. Esses pressupostos teóricos dialogam com os diferentes aspectos culturais mencionados pelos estrangeiros que visitaram o Brasil durante a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, de forma a contribuir para as discussões e a compreensão sobre alteridade e diferença cultural. Na análise dos textos da mídia, fica claro que seus títulos são muito mais impositivos em relação aos turistas brasileiros do que os comportamentos culturais de outros países a serem seguidos por eles. A forma como a mídia opera discursivamente, em suas reportagens destinadas aos brasileiros que viajam para outros países, permite pensar que ela pode exigir comportamentos culturais de maneira a contribuir para a construção de culturas globais, economicamente muito importantes para o capitalismo, como um programa da própria mídia. Outra leitura que se pode fazer é do o desconhecimento dos jornalistas que escrevem sobre turismo e viagens sobre os estudos da cultura, o que reflete nas reproduções de estereótipos culturais – sem saber que o fazem – dos discursos do sujeito neocolonial.Cultural differences produce processes of subjectivation and new signs that identify individuals, as Bhabha (2005) remarks. The relation I / other assumes an appointment in which I and Other constitute one another through their differences, the principle of alterity. Culture, differences and alterities not always are respected by the establishment, which all those the population assigns power, among them the media, are part. This work analyzes cultural stereotypes imposed by the media to the Brazilian tourists who travel abroad, in articles dated from the period in which Brazil hosted great athletic events – from the Confederations Coup, in 2013, to 2017, a year after the Olympic Games Rio 2016. This analysis is preceded by a bibliographical revision on culture, and it distinguishes alterity from representation, contemplating these notions from different areas of knowledge that are part of cultural studies. These theoretical assumptions dialogue with the different cultural aspects mentioned by foreigners who visited Brazil during the FIFA World Coup 2014 and the Olympic Games Rio 2016, aiming at contributing to the discussions and the understanding of alterity and cultural difference. In the analysis of media texts, titles happen to be are much more imposing regarding Brazilian tourists, than concerning cultural behaviors of other countries to be followed by them. The way the media operate discursively, in their articles addressed to the Brazilians who travel in other countries, allows to think that they can request compliance to cultural behaviors for contributing to the construction of global cultures, economically much more important for capitalism, as an agenda set by the media. Another possible reading is about the ignorance by journalists who write on tourism and travels on cultural studies, and this leads to the reproduction of cultural stereotypes – without their knowing that they do it – of neocolonial subjects’ discourses.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES##2075167498588264571##600Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600SOBRAL, Adail Ubirajarahttp://lattes.cnpq.br/0397923948069690MARRONI, Fabiane Villelahttp://lattes.cnpq.br/0405454451123282GRIGOLETTI, Lucia Valquiriahttp://lattes.cnpq.br/0140798189525625FREITAS, Leticia Fonseca Richthofen dehttp://lattes.cnpq.br/9914415339003085MORAES, Luciano Passoshttp://lattes.cnpq.br/3403439400951232SILVA, Luiza Machado da2018-05-10T11:52:37Z2017-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Luiza Machado da. 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