Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/328 |
Resumo: | A correção de erros (feedback corretivo) de alunos de línguas estrangeiras (LEs) pode ser considerada uma estratégia útil para os professores ajudarem os aprendizes na aquisição da nova língua. Partindo desse pressuposto, este trabalho investiga as crenças de alunos e professores falantes de português como L1 sobre o feedback corretivo; identifica os principais erros de alunos de inglês como LE, o tipo de feedback utilizado pelo professor para corrigi-los e o uptake fornecido, ou não, pelo aluno. Para tanto, foram utilizados questionários e transcrições de ocorrência de erros e correções de cinco aulas de três turmas de inglês de nível de proficiência intermediário-avançado. O estudo está fundamentado em autores como Swain (1995), Ranta (1994), Lyster (2001, 2004), Rauber e Gil (2004), entre outros. Os resultados da investigação evidenciaram que o tipo de feedback mais utilizado foi o recast e que nem sempre os alunos forneceram uptake |
id |
UCPe_ff5991144cb0257b297a5658f06b4c2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/328 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aulaInglês como LEfeedback corretivocrençasuptakeEnglish as a second language (L2)corrective feedbackbeliefsuptakeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA correção de erros (feedback corretivo) de alunos de línguas estrangeiras (LEs) pode ser considerada uma estratégia útil para os professores ajudarem os aprendizes na aquisição da nova língua. Partindo desse pressuposto, este trabalho investiga as crenças de alunos e professores falantes de português como L1 sobre o feedback corretivo; identifica os principais erros de alunos de inglês como LE, o tipo de feedback utilizado pelo professor para corrigi-los e o uptake fornecido, ou não, pelo aluno. Para tanto, foram utilizados questionários e transcrições de ocorrência de erros e correções de cinco aulas de três turmas de inglês de nível de proficiência intermediário-avançado. O estudo está fundamentado em autores como Swain (1995), Ranta (1994), Lyster (2001, 2004), Rauber e Gil (2004), entre outros. Os resultados da investigação evidenciaram que o tipo de feedback mais utilizado foi o recast e que nem sempre os alunos forneceram uptakeThe correction of foreign language students errors (corrective feedback) can be considered a useful strategy for teachers in order to help learners in the new language acquisition. Therefore, this work investigates teachers' and learners' (both Portuguese native speakers) beliefs about corrective feedback. It also identifies English language students main errors, the feedback used in the correction and the uptake given, or not, by the students. The study is based on Swain (1995), Ranta (1994), Lyster (2001, 2004), Rauber & Gil (2004), among others. The results indicated that the most used feedback was the recast and that the uptake was not given in all evidences of correctionUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasSobral, Adail UbirajaraCPF:03979239480696http://lattes.cnpq.br/0397923948069690Gomes, Francine de Oliveira2016-03-22T17:27:15Z2015-03-062013-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Francine de Oliveira. Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula |
title |
Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula |
spellingShingle |
Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula Gomes, Francine de Oliveira Inglês como LE feedback corretivo crenças uptake English as a second language (L2) corrective feedback beliefs uptake CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula |
title_full |
Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula |
title_fullStr |
Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula |
title_sort |
Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula |
author |
Gomes, Francine de Oliveira |
author_facet |
Gomes, Francine de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sobral, Adail Ubirajara CPF:03979239480696 http://lattes.cnpq.br/0397923948069690 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Francine de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inglês como LE feedback corretivo crenças uptake English as a second language (L2) corrective feedback beliefs uptake CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
Inglês como LE feedback corretivo crenças uptake English as a second language (L2) corrective feedback beliefs uptake CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
A correção de erros (feedback corretivo) de alunos de línguas estrangeiras (LEs) pode ser considerada uma estratégia útil para os professores ajudarem os aprendizes na aquisição da nova língua. Partindo desse pressuposto, este trabalho investiga as crenças de alunos e professores falantes de português como L1 sobre o feedback corretivo; identifica os principais erros de alunos de inglês como LE, o tipo de feedback utilizado pelo professor para corrigi-los e o uptake fornecido, ou não, pelo aluno. Para tanto, foram utilizados questionários e transcrições de ocorrência de erros e correções de cinco aulas de três turmas de inglês de nível de proficiência intermediário-avançado. O estudo está fundamentado em autores como Swain (1995), Ranta (1994), Lyster (2001, 2004), Rauber e Gil (2004), entre outros. Os resultados da investigação evidenciaram que o tipo de feedback mais utilizado foi o recast e que nem sempre os alunos forneceram uptake |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-27 2015-03-06 2016-03-22T17:27:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Francine de Oliveira. Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/328 |
identifier_str_mv |
GOMES, Francine de Oliveira. Crenças de aluno e professores da Língua Inglesa quanto à correção de erros em sala de aula. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1811734992397533184 |