O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA LEITURA EM L2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/253 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado com o objetivo de investigar o papel da instrução explícita e da memória de trabalho na leitura em L2 de alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma faculdade de tecnologia de Pelotas. Para tanto, um estudo foi desenvolvido com 44 informantes divididos em Grupo Experimental e Grupo Controle. Para a coleta de dados foram utilizados quatro instrumentos de pesquisa durante as aulas de inglês instrumental: pré-teste, pós-teste, teste de retenção e teste de memória de trabalho. Primeiramente, o pré-teste foi realizado com o objetivo de observar o conhecimento dos alunos acerca das conjunções em inglês durante a leitura de textos em L2. Em seguida, houve a instrução explícita sobre o tópico gramatical em questão somente para o grupo experimental. O pós-teste, que foi realizado para ambos os grupos, pretendia observar o desempenho dos informantes do Grupo Experimental após a instrução e comparar esse desempenho com o do Grupo Controle. O terceiro teste, realizado três meses após a instrução, teve o objetivo de observar a retenção das formas-alvo. Finalmente, o teste de memória de trabalho foi aplicado para observar se haveria relação entre a competência de leitura em L2 e a memória de trabalho, ou seja, se os informantes com maior amplitude de memória de trabalho seriam também os que acertariam o maior número de questões no teste de leitura. Os resultados do pós-teste revelam que a instrução explícita desempenha papel importante para a aquisição do conhecimento das conjunções, porém na amostra investigada não foi encontrada correlação entre o desempenho nos testes de leitura e memória de trabalho |
id |
UCPe_ff8a3b066b1d29db21ddf9750291a059 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/253 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA LEITURA EM L2Leitura em L2Instrução explícitaMemória de trabalhoL2 readingExplicit instructionWorking memoryCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO presente estudo foi realizado com o objetivo de investigar o papel da instrução explícita e da memória de trabalho na leitura em L2 de alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma faculdade de tecnologia de Pelotas. Para tanto, um estudo foi desenvolvido com 44 informantes divididos em Grupo Experimental e Grupo Controle. Para a coleta de dados foram utilizados quatro instrumentos de pesquisa durante as aulas de inglês instrumental: pré-teste, pós-teste, teste de retenção e teste de memória de trabalho. Primeiramente, o pré-teste foi realizado com o objetivo de observar o conhecimento dos alunos acerca das conjunções em inglês durante a leitura de textos em L2. Em seguida, houve a instrução explícita sobre o tópico gramatical em questão somente para o grupo experimental. O pós-teste, que foi realizado para ambos os grupos, pretendia observar o desempenho dos informantes do Grupo Experimental após a instrução e comparar esse desempenho com o do Grupo Controle. O terceiro teste, realizado três meses após a instrução, teve o objetivo de observar a retenção das formas-alvo. Finalmente, o teste de memória de trabalho foi aplicado para observar se haveria relação entre a competência de leitura em L2 e a memória de trabalho, ou seja, se os informantes com maior amplitude de memória de trabalho seriam também os que acertariam o maior número de questões no teste de leitura. Os resultados do pós-teste revelam que a instrução explícita desempenha papel importante para a aquisição do conhecimento das conjunções, porém na amostra investigada não foi encontrada correlação entre o desempenho nos testes de leitura e memória de trabalhoThis study aims at investigating the role of explicit instruction and working memory on the L2 reading skills of undergraduate students of the Systems Analysis and Development Course of a technology college in Pelotas. For that purpose, a study was conducted with 44 informants divided into experimental group and control group. Four research instruments were used to collect data during the ESP classes: a pretest, a posttest, a retention test, and a working memory test. First, the pretest was applied in order to observe the students knowledge about the conjunctions while reading texts in English. Then, explicit instruction was given on that grammar topic only for the experimental group. The posttest, which was taken by both groups, aimed at observing the performance of the participants of the experimental group after instruction and comparing this performance to that of the control group. The third test, applied three months after instruction, aimed at observing the retention of the target forms. Finally, the working memory test was administered to check if there would be correlation between L2 reading competence and working memory, that is, if the participants with higher working memory scores (higher spans) would also be the ones who would correctly answer the greater number of questions in the reading test. The posttest results reveal that explicit instruction has an important role in the acquisition of the target conjunctions; however, no correlation was found in this particular group of participants between the results of the reading test and the working memory testUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasRauber, Andréia SchurtCPF:2225463215478http://lattes.cnpq.br/0272344241579693Leffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Pasquali, Eren Melo Moraes2016-03-22T17:26:52Z2013-08-302012-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPASQUALI, Eren Melo Moraes. O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA LEITURA EM L2. 2012. 72 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA LEITURA EM L2 |
title |
O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA LEITURA EM L2 |
spellingShingle |
O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA LEITURA EM L2 Pasquali, Eren Melo Moraes Leitura em L2 Instrução explícita Memória de trabalho L2 reading Explicit instruction Working memory CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA LEITURA EM L2 |
title_full |
O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA LEITURA EM L2 |
title_fullStr |
O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA LEITURA EM L2 |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA LEITURA EM L2 |
title_sort |
O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA LEITURA EM L2 |
author |
Pasquali, Eren Melo Moraes |
author_facet |
Pasquali, Eren Melo Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rauber, Andréia Schurt CPF:2225463215478 http://lattes.cnpq.br/0272344241579693 Leffa, Vilson Jose CPF:00757110010 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasquali, Eren Melo Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura em L2 Instrução explícita Memória de trabalho L2 reading Explicit instruction Working memory CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
Leitura em L2 Instrução explícita Memória de trabalho L2 reading Explicit instruction Working memory CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
O presente estudo foi realizado com o objetivo de investigar o papel da instrução explícita e da memória de trabalho na leitura em L2 de alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma faculdade de tecnologia de Pelotas. Para tanto, um estudo foi desenvolvido com 44 informantes divididos em Grupo Experimental e Grupo Controle. Para a coleta de dados foram utilizados quatro instrumentos de pesquisa durante as aulas de inglês instrumental: pré-teste, pós-teste, teste de retenção e teste de memória de trabalho. Primeiramente, o pré-teste foi realizado com o objetivo de observar o conhecimento dos alunos acerca das conjunções em inglês durante a leitura de textos em L2. Em seguida, houve a instrução explícita sobre o tópico gramatical em questão somente para o grupo experimental. O pós-teste, que foi realizado para ambos os grupos, pretendia observar o desempenho dos informantes do Grupo Experimental após a instrução e comparar esse desempenho com o do Grupo Controle. O terceiro teste, realizado três meses após a instrução, teve o objetivo de observar a retenção das formas-alvo. Finalmente, o teste de memória de trabalho foi aplicado para observar se haveria relação entre a competência de leitura em L2 e a memória de trabalho, ou seja, se os informantes com maior amplitude de memória de trabalho seriam também os que acertariam o maior número de questões no teste de leitura. Os resultados do pós-teste revelam que a instrução explícita desempenha papel importante para a aquisição do conhecimento das conjunções, porém na amostra investigada não foi encontrada correlação entre o desempenho nos testes de leitura e memória de trabalho |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-01 2013-08-30 2016-03-22T17:26:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PASQUALI, Eren Melo Moraes. O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA LEITURA EM L2. 2012. 72 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/253 |
identifier_str_mv |
PASQUALI, Eren Melo Moraes. O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA LEITURA EM L2. 2012. 72 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1811734991898411008 |