A aspiração das oclusivas surdas do inglês - L2 por aprendizes soteropolitanos: efeitos da instrução explícita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Michele Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38207
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a realização da aspiração das oclusivas surdas do inglês-L2 /p, t, k/ por aprendizes soteropolitanos à luz da Fonética Experimental, do construto de inteligibilidade, do ensino de pronúncia e do inglês como lingua franca. Para isso, contouse com 16 participantes, falantes nativos do português brasileiro, voluntários, soteropolitanos, estudantes do curso de Língua Estrangeira Moderna da Universidade Federal da Bahia. Os participantes foram divididos em dois grupos (um experimental e outro de controle), sendo que, apenas o grupo experimental recebeu instrução explícita sobre a produção as oclusivas surdas do inglês entre as coletas de pré e pós-teste, períodos anterior e posterior ao ensino de pronúncia, respectivamente. Para a coleta de dados, os participantes foram gravados individualmente, em sala silenciosa, em uma tarefa de produção na qual precisaram fazer a leitura da seguinte frase: “I would say (palavra -alvo)”. 24 palavras-alvo do inglês iniciadas pela oclusivas surdas foram utilizadas. Dados de todos os participantes, ambos os grupos, foram coletados nas fases de pré e pós-teste. Os dados coletados foram analisados acusticamente pelo programa Praat, responsável por mensurar os valores de duração de VOT dos itens coletados. O estudo revelou que, na fase de pré-teste, ambos os grupos não aspiravam as oclusivas surdas do inglês, utilizando o padrão de VOT esperado para o português brasileiro. Os grupos não apresentaram diferenças estatísticas entre eles. Após a instrução explícita sobre aspiração no inglês -L2, o grupo experimental passou a aspirar, mesmo que com valores bem acima dos apresentados na literatura para um falante do inglês, apresentando diferenças estatísticas quando comparados aos dados de pré-teste e aos controles. Percebe-se, assim, que, muito embora os estudantes ainda não consigam controlar o gesto fina da aspiração, o VOT longo está presente no contexto fonético -fonológico adequado. Como o desenvolvimento dos sons da fala é gradual, espera-se que os valores sejam adequados mediante experiências futuras com a língua -alvo. Ao desenvolverem a aspiração, como consequência, aumentam a inteligibilidade oriunda de traços fonético fonológicos no uso do inglês-L2. Palavras-chave: VOT; Consoantes Oclusivas; Instrução Explícita; Inteligibilidade.
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Para a coleta de dados, os participantes foram gravados individualmente, em sala silenciosa, em uma tarefa de produção na qual precisaram fazer a leitura da seguinte frase: “I would say (palavra -alvo)”. 24 palavras-alvo do inglês iniciadas pela oclusivas surdas foram utilizadas. Dados de todos os participantes, ambos os grupos, foram coletados nas fases de pré e pós-teste. Os dados coletados foram analisados acusticamente pelo programa Praat, responsável por mensurar os valores de duração de VOT dos itens coletados. O estudo revelou que, na fase de pré-teste, ambos os grupos não aspiravam as oclusivas surdas do inglês, utilizando o padrão de VOT esperado para o português brasileiro. Os grupos não apresentaram diferenças estatísticas entre eles. Após a instrução explícita sobre aspiração no inglês -L2, o grupo experimental passou a aspirar, mesmo que com valores bem acima dos apresentados na literatura para um falante do inglês, apresentando diferenças estatísticas quando comparados aos dados de pré-teste e aos controles. Percebe-se, assim, que, muito embora os estudantes ainda não consigam controlar o gesto fina da aspiração, o VOT longo está presente no contexto fonético -fonológico adequado. Como o desenvolvimento dos sons da fala é gradual, espera-se que os valores sejam adequados mediante experiências futuras com a língua -alvo. Ao desenvolverem a aspiração, como consequência, aumentam a inteligibilidade oriunda de traços fonético fonológicos no uso do inglês-L2. Palavras-chave: VOT; Consoantes Oclusivas; Instrução Explícita; Inteligibilidade.This research aims to investigate the aspiration of the English-L2 voiceless stops /p, t, k/ by learners from Salvador, Brazil, in the light of Experimental Phonetics, the construct of intelligibility, pronunciation teaching, and English as lingua franca. In order to do so, 16 participants, native speakers of Brazilian Portuguese, volunteers from Salvador, undergraduate students of the Modern Foreign Languages (English) at the Federal University of Bahia were recruited. Participants were divided into two groups (experimental and control groups), and only the experimental group received explicit instruction on the production of voiceless English stops between the pre and post-test data collections, periods before and after the pronunciation teaching, respectively. For data collection, participants were recorded individually, in a silent room, in a production task in which they had to read the following sentence: “I would say (target word)”. 24 English target words initiated by the stops were used. Data from all participants, both groups, were collected in the pre and post -test phases. The collected data were acoustically analyzed by the software Praat, responsible for measuring the VOT duration values for the collected items. The study revealed that, in the pretest phase, both groups did not aspirated the English stops, using the expected VOT values for Brazilian Portuguese. The groups showed no statistical differences between themselves. After the explicit instruction on aspiration in English-L2, the experimental group began to aspirate, even with values well above those presented in the literature for an English speaker, also presenting statistical differences when compared to pretest production and to the controls. Thus, it is noticed that, although students still cannot control the fine gesture of aspiration, the long VOT is present in the appropriate phonetic -phonological contexts. As the development of speech sounds is gradual, the values are expected to be adequate through future experiences with the target language. By developing aspiration, as a consequence, they increase the intelligibility arising from phonetic -phonological features in the use of English-L2. Keywords: VOT; Stops; Explicit instruction; Intelligibility.Submitted by Silvia Pinto (silviarej@ufba.br) on 2023-10-24T10:28:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TCC Michele Santos de Oliveira.pdf: 742253 bytes, checksum: aa2721373656e2bab7d33e268a5791d0 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-10-24T13:56:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TCC Michele Santos de Oliveira.pdf: 742253 bytes, checksum: aa2721373656e2bab7d33e268a5791d0 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-24T13:56:43Z (GMT). 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