INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuball, Gian Leote
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Scholz, Robinson Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2918
Resumo: O presente estudo tem como objetivo trazer a visão de como pequenas falhas de operação em uma linha de produção pode impactar em qualidade para o cliente, todavia, para que cliente esteja plenamente satisfeito com os padrões de qualidade do produto oferecido, precisa-se ser elaborados vários tipos de filtros, para minimizar erros durante o processo produtivo. O estudo foi realizado na área de produção e inspeção de qualidade, em uma empresa fabricante de motores diesel, MWM International, sediada na cidade de Canoas/RS. Durante o processo produtivo de motores, ocorrem falhas e defeitos ocasionando retrabalho, e isto gera custos de produção. Frente a isso, a necessidade de implantar processos de qualidade se faz relevante, almejando a rentabilidade da empresa e a satisfação do cliente. Para o desenvolvimento desta pesquisa em e o atingimento do objetivo proposto, foram construídos seguintes objetivos específicos: a) investigar como e por que estas falhas ocorrem; b) identificar quais as medidas de contenção para falhas de qualidade; c) propor melhorias no processo de produção. O método utilizado para esta pesquisa é o estudo de caso, com abordagem de cunho qualitativo, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação direta, entrevistas semiestruturadas e documentos, cruzando assim as informações para uma melhor análise de dados aplicando a técnica de análise de conteúdo. O estudo aponta para uma viabilidade em se adequar o processo produtivo a ferramentas de qualidade utilizadas, reduzindo gastos com retrabalho e melhorando consideravelmente os resultados produtivos com os métodos de contenção de falhas utilizados.DOI: 10.18226/23190639.v2n1.03
id UCS-1_106abc623fa9037307717e1f3d9c932c
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2918
network_acronym_str UCS-1
network_name_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository_id_str
spelling INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTEAdministração da Produção; Qualidade.Produção; Qualidade; Retrabalho, Motores Diesel.O presente estudo tem como objetivo trazer a visão de como pequenas falhas de operação em uma linha de produção pode impactar em qualidade para o cliente, todavia, para que cliente esteja plenamente satisfeito com os padrões de qualidade do produto oferecido, precisa-se ser elaborados vários tipos de filtros, para minimizar erros durante o processo produtivo. O estudo foi realizado na área de produção e inspeção de qualidade, em uma empresa fabricante de motores diesel, MWM International, sediada na cidade de Canoas/RS. Durante o processo produtivo de motores, ocorrem falhas e defeitos ocasionando retrabalho, e isto gera custos de produção. Frente a isso, a necessidade de implantar processos de qualidade se faz relevante, almejando a rentabilidade da empresa e a satisfação do cliente. Para o desenvolvimento desta pesquisa em e o atingimento do objetivo proposto, foram construídos seguintes objetivos específicos: a) investigar como e por que estas falhas ocorrem; b) identificar quais as medidas de contenção para falhas de qualidade; c) propor melhorias no processo de produção. O método utilizado para esta pesquisa é o estudo de caso, com abordagem de cunho qualitativo, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação direta, entrevistas semiestruturadas e documentos, cruzando assim as informações para uma melhor análise de dados aplicando a técnica de análise de conteúdo. O estudo aponta para uma viabilidade em se adequar o processo produtivo a ferramentas de qualidade utilizadas, reduzindo gastos com retrabalho e melhorando consideravelmente os resultados produtivos com os métodos de contenção de falhas utilizados.DOI: 10.18226/23190639.v2n1.03Universidade de Caxias do Sul (UCS)Kuball, Gian LeoteScholz, Robinson Henrique2014-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2918Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 1 (2014); 47-71Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 1 (2014); 47-712319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2918/1743http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/2918/655info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-27T16:25:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/2918Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2018-01-27T16:25:05Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE
title INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE
spellingShingle INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE
Kuball, Gian Leote
Administração da Produção; Qualidade.
Produção; Qualidade; Retrabalho, Motores Diesel.
title_short INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE
title_full INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE
title_fullStr INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE
title_full_unstemmed INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE
title_sort INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE
author Kuball, Gian Leote
author_facet Kuball, Gian Leote
Scholz, Robinson Henrique
author_role author
author2 Scholz, Robinson Henrique
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuball, Gian Leote
Scholz, Robinson Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Administração da Produção; Qualidade.
Produção; Qualidade; Retrabalho, Motores Diesel.
topic Administração da Produção; Qualidade.
Produção; Qualidade; Retrabalho, Motores Diesel.
description O presente estudo tem como objetivo trazer a visão de como pequenas falhas de operação em uma linha de produção pode impactar em qualidade para o cliente, todavia, para que cliente esteja plenamente satisfeito com os padrões de qualidade do produto oferecido, precisa-se ser elaborados vários tipos de filtros, para minimizar erros durante o processo produtivo. O estudo foi realizado na área de produção e inspeção de qualidade, em uma empresa fabricante de motores diesel, MWM International, sediada na cidade de Canoas/RS. Durante o processo produtivo de motores, ocorrem falhas e defeitos ocasionando retrabalho, e isto gera custos de produção. Frente a isso, a necessidade de implantar processos de qualidade se faz relevante, almejando a rentabilidade da empresa e a satisfação do cliente. Para o desenvolvimento desta pesquisa em e o atingimento do objetivo proposto, foram construídos seguintes objetivos específicos: a) investigar como e por que estas falhas ocorrem; b) identificar quais as medidas de contenção para falhas de qualidade; c) propor melhorias no processo de produção. O método utilizado para esta pesquisa é o estudo de caso, com abordagem de cunho qualitativo, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação direta, entrevistas semiestruturadas e documentos, cruzando assim as informações para uma melhor análise de dados aplicando a técnica de análise de conteúdo. O estudo aponta para uma viabilidade em se adequar o processo produtivo a ferramentas de qualidade utilizadas, reduzindo gastos com retrabalho e melhorando consideravelmente os resultados produtivos com os métodos de contenção de falhas utilizados.DOI: 10.18226/23190639.v2n1.03
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2918
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2918/1743
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/2918/655
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 1 (2014); 47-71
Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 1 (2014); 47-71
2319-0639
reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
collection Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br || rbgi@ucs.br
_version_ 1797042264854233088