INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2918 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo trazer a visão de como pequenas falhas de operação em uma linha de produção pode impactar em qualidade para o cliente, todavia, para que cliente esteja plenamente satisfeito com os padrões de qualidade do produto oferecido, precisa-se ser elaborados vários tipos de filtros, para minimizar erros durante o processo produtivo. O estudo foi realizado na área de produção e inspeção de qualidade, em uma empresa fabricante de motores diesel, MWM International, sediada na cidade de Canoas/RS. Durante o processo produtivo de motores, ocorrem falhas e defeitos ocasionando retrabalho, e isto gera custos de produção. Frente a isso, a necessidade de implantar processos de qualidade se faz relevante, almejando a rentabilidade da empresa e a satisfação do cliente. Para o desenvolvimento desta pesquisa em e o atingimento do objetivo proposto, foram construídos seguintes objetivos específicos: a) investigar como e por que estas falhas ocorrem; b) identificar quais as medidas de contenção para falhas de qualidade; c) propor melhorias no processo de produção. O método utilizado para esta pesquisa é o estudo de caso, com abordagem de cunho qualitativo, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação direta, entrevistas semiestruturadas e documentos, cruzando assim as informações para uma melhor análise de dados aplicando a técnica de análise de conteúdo. O estudo aponta para uma viabilidade em se adequar o processo produtivo a ferramentas de qualidade utilizadas, reduzindo gastos com retrabalho e melhorando consideravelmente os resultados produtivos com os métodos de contenção de falhas utilizados.DOI: 10.18226/23190639.v2n1.03 |
id |
UCS-1_106abc623fa9037307717e1f3d9c932c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2918 |
network_acronym_str |
UCS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTEAdministração da Produção; Qualidade.Produção; Qualidade; Retrabalho, Motores Diesel.O presente estudo tem como objetivo trazer a visão de como pequenas falhas de operação em uma linha de produção pode impactar em qualidade para o cliente, todavia, para que cliente esteja plenamente satisfeito com os padrões de qualidade do produto oferecido, precisa-se ser elaborados vários tipos de filtros, para minimizar erros durante o processo produtivo. O estudo foi realizado na área de produção e inspeção de qualidade, em uma empresa fabricante de motores diesel, MWM International, sediada na cidade de Canoas/RS. Durante o processo produtivo de motores, ocorrem falhas e defeitos ocasionando retrabalho, e isto gera custos de produção. Frente a isso, a necessidade de implantar processos de qualidade se faz relevante, almejando a rentabilidade da empresa e a satisfação do cliente. Para o desenvolvimento desta pesquisa em e o atingimento do objetivo proposto, foram construídos seguintes objetivos específicos: a) investigar como e por que estas falhas ocorrem; b) identificar quais as medidas de contenção para falhas de qualidade; c) propor melhorias no processo de produção. O método utilizado para esta pesquisa é o estudo de caso, com abordagem de cunho qualitativo, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação direta, entrevistas semiestruturadas e documentos, cruzando assim as informações para uma melhor análise de dados aplicando a técnica de análise de conteúdo. O estudo aponta para uma viabilidade em se adequar o processo produtivo a ferramentas de qualidade utilizadas, reduzindo gastos com retrabalho e melhorando consideravelmente os resultados produtivos com os métodos de contenção de falhas utilizados.DOI: 10.18226/23190639.v2n1.03Universidade de Caxias do Sul (UCS)Kuball, Gian LeoteScholz, Robinson Henrique2014-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2918Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 1 (2014); 47-71Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 1 (2014); 47-712319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2918/1743http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/2918/655info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-27T16:25:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/2918Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2018-01-27T16:25:05Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE |
title |
INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE |
spellingShingle |
INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE Kuball, Gian Leote Administração da Produção; Qualidade. Produção; Qualidade; Retrabalho, Motores Diesel. |
title_short |
INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE |
title_full |
INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE |
title_fullStr |
INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE |
title_full_unstemmed |
INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE |
title_sort |
INVESTIGAÇÃO DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA PRODUÇÃO DE MOTORES DIESEL QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NO CLIENTE |
author |
Kuball, Gian Leote |
author_facet |
Kuball, Gian Leote Scholz, Robinson Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Scholz, Robinson Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuball, Gian Leote Scholz, Robinson Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração da Produção; Qualidade. Produção; Qualidade; Retrabalho, Motores Diesel. |
topic |
Administração da Produção; Qualidade. Produção; Qualidade; Retrabalho, Motores Diesel. |
description |
O presente estudo tem como objetivo trazer a visão de como pequenas falhas de operação em uma linha de produção pode impactar em qualidade para o cliente, todavia, para que cliente esteja plenamente satisfeito com os padrões de qualidade do produto oferecido, precisa-se ser elaborados vários tipos de filtros, para minimizar erros durante o processo produtivo. O estudo foi realizado na área de produção e inspeção de qualidade, em uma empresa fabricante de motores diesel, MWM International, sediada na cidade de Canoas/RS. Durante o processo produtivo de motores, ocorrem falhas e defeitos ocasionando retrabalho, e isto gera custos de produção. Frente a isso, a necessidade de implantar processos de qualidade se faz relevante, almejando a rentabilidade da empresa e a satisfação do cliente. Para o desenvolvimento desta pesquisa em e o atingimento do objetivo proposto, foram construídos seguintes objetivos específicos: a) investigar como e por que estas falhas ocorrem; b) identificar quais as medidas de contenção para falhas de qualidade; c) propor melhorias no processo de produção. O método utilizado para esta pesquisa é o estudo de caso, com abordagem de cunho qualitativo, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação direta, entrevistas semiestruturadas e documentos, cruzando assim as informações para uma melhor análise de dados aplicando a técnica de análise de conteúdo. O estudo aponta para uma viabilidade em se adequar o processo produtivo a ferramentas de qualidade utilizadas, reduzindo gastos com retrabalho e melhorando consideravelmente os resultados produtivos com os métodos de contenção de falhas utilizados.DOI: 10.18226/23190639.v2n1.03 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2918 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2918/1743 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/2918/655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 1 (2014); 47-71 Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 1 (2014); 47-71 2319-0639 reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
collection |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br || rbgi@ucs.br |
_version_ |
1797042264854233088 |