O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa Sarquis, Aléssio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cittadin, Jackson, Silva Autran de Morais, Aline, Tondolo, Rosana da Rosa Portella, Santos, Edina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3881
Resumo:  O presente estudo visa mapear o estado da arte das publicações científicas nacionais em marketing para pequenas empresas, publicados em periódicos brasileiros no período de 2004 a 2014. Para tanto se utilizou do estudo bibliométrico a partir da análise de um portfólio de artigos selecionados nas bases Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. Na metodologia foi utilizada a abordagem mista com pesquisa documental e levantamento de dados secundários. A análise de dados se deu por análise de conteúdo e estatística descritiva. Com relação aos resultados foi evidenciado que dentre os principais pesquisadores da área está a Dra. Rivanda Teixeira, a qual publicou 5 artigos no portfólio, dentre eles “Desenvolvimento de Empresários em Empresas de Pequeno Porte do Setor Hoteleiro: Processo de Aprendizagem, Competências e Redes de Relacionamento”. Este artigo foi o mais relevante do portfólio analisado com 36 citações no Google acadêmico. Já os principais temas abordados foram empreendedorismo, estratégias de marketing e marketing de relacionamento. Com relação aos periódicos, destacam-se a Remark e a RAM, e a principal universidade foi a USP. São Paulo foi o estado com maior número de pesquisas sobre o tema e o comércio o principal setor estudado. Com relação à metodologia, as abordagens qualitativa e quantitativa foram as mais utilizadas, incluindo levantamento de campo, questionários auto administrados e estatística descritiva.DOI: 10.18226/23190639.v3n3.06
id UCS-1_670fb9ffe9eed5c298ba3b13c1d70d23
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/3881
network_acronym_str UCS-1
network_name_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository_id_str
spelling O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacionalAdministração. Marketing. Pequenas Empresas.Marketing. Pequenas Empresas. Produção Científica. Estudo Bibliométrico. O presente estudo visa mapear o estado da arte das publicações científicas nacionais em marketing para pequenas empresas, publicados em periódicos brasileiros no período de 2004 a 2014. Para tanto se utilizou do estudo bibliométrico a partir da análise de um portfólio de artigos selecionados nas bases Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. Na metodologia foi utilizada a abordagem mista com pesquisa documental e levantamento de dados secundários. A análise de dados se deu por análise de conteúdo e estatística descritiva. Com relação aos resultados foi evidenciado que dentre os principais pesquisadores da área está a Dra. Rivanda Teixeira, a qual publicou 5 artigos no portfólio, dentre eles “Desenvolvimento de Empresários em Empresas de Pequeno Porte do Setor Hoteleiro: Processo de Aprendizagem, Competências e Redes de Relacionamento”. Este artigo foi o mais relevante do portfólio analisado com 36 citações no Google acadêmico. Já os principais temas abordados foram empreendedorismo, estratégias de marketing e marketing de relacionamento. Com relação aos periódicos, destacam-se a Remark e a RAM, e a principal universidade foi a USP. São Paulo foi o estado com maior número de pesquisas sobre o tema e o comércio o principal setor estudado. Com relação à metodologia, as abordagens qualitativa e quantitativa foram as mais utilizadas, incluindo levantamento de campo, questionários auto administrados e estatística descritiva.DOI: 10.18226/23190639.v3n3.06Universidade de Caxias do Sul (UCS)Bessa Sarquis, AléssioCittadin, JacksonSilva Autran de Morais, AlineTondolo, Rosana da Rosa PortellaSantos, Edina2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo bibliométrico com abordagem Mista.application/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3881Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 3, n. 3 (2016); 109-134Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 3, n. 3 (2016); 109-1342319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3881/2546http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3881/1183info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-27T16:41:35Zoai:vkali30.ucs.br:article/3881Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2018-01-27T16:41:35Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional
title O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional
spellingShingle O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional
Bessa Sarquis, Aléssio
Administração. Marketing. Pequenas Empresas.
Marketing. Pequenas Empresas. Produção Científica. Estudo Bibliométrico.
title_short O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional
title_full O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional
title_fullStr O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional
title_full_unstemmed O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional
title_sort O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional
author Bessa Sarquis, Aléssio
author_facet Bessa Sarquis, Aléssio
Cittadin, Jackson
Silva Autran de Morais, Aline
Tondolo, Rosana da Rosa Portella
Santos, Edina
author_role author
author2 Cittadin, Jackson
Silva Autran de Morais, Aline
Tondolo, Rosana da Rosa Portella
Santos, Edina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa Sarquis, Aléssio
Cittadin, Jackson
Silva Autran de Morais, Aline
Tondolo, Rosana da Rosa Portella
Santos, Edina
dc.subject.por.fl_str_mv Administração. Marketing. Pequenas Empresas.
Marketing. Pequenas Empresas. Produção Científica. Estudo Bibliométrico.
topic Administração. Marketing. Pequenas Empresas.
Marketing. Pequenas Empresas. Produção Científica. Estudo Bibliométrico.
description  O presente estudo visa mapear o estado da arte das publicações científicas nacionais em marketing para pequenas empresas, publicados em periódicos brasileiros no período de 2004 a 2014. Para tanto se utilizou do estudo bibliométrico a partir da análise de um portfólio de artigos selecionados nas bases Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. Na metodologia foi utilizada a abordagem mista com pesquisa documental e levantamento de dados secundários. A análise de dados se deu por análise de conteúdo e estatística descritiva. Com relação aos resultados foi evidenciado que dentre os principais pesquisadores da área está a Dra. Rivanda Teixeira, a qual publicou 5 artigos no portfólio, dentre eles “Desenvolvimento de Empresários em Empresas de Pequeno Porte do Setor Hoteleiro: Processo de Aprendizagem, Competências e Redes de Relacionamento”. Este artigo foi o mais relevante do portfólio analisado com 36 citações no Google acadêmico. Já os principais temas abordados foram empreendedorismo, estratégias de marketing e marketing de relacionamento. Com relação aos periódicos, destacam-se a Remark e a RAM, e a principal universidade foi a USP. São Paulo foi o estado com maior número de pesquisas sobre o tema e o comércio o principal setor estudado. Com relação à metodologia, as abordagens qualitativa e quantitativa foram as mais utilizadas, incluindo levantamento de campo, questionários auto administrados e estatística descritiva.DOI: 10.18226/23190639.v3n3.06
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo bibliométrico com abordagem Mista.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3881
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3881/2546
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3881/1183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 3, n. 3 (2016); 109-134
Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 3, n. 3 (2016); 109-134
2319-0639
reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
collection Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br || rbgi@ucs.br
_version_ 1797042264344625152