O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3881 |
Resumo: | O presente estudo visa mapear o estado da arte das publicações científicas nacionais em marketing para pequenas empresas, publicados em periódicos brasileiros no período de 2004 a 2014. Para tanto se utilizou do estudo bibliométrico a partir da análise de um portfólio de artigos selecionados nas bases Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. Na metodologia foi utilizada a abordagem mista com pesquisa documental e levantamento de dados secundários. A análise de dados se deu por análise de conteúdo e estatística descritiva. Com relação aos resultados foi evidenciado que dentre os principais pesquisadores da área está a Dra. Rivanda Teixeira, a qual publicou 5 artigos no portfólio, dentre eles “Desenvolvimento de Empresários em Empresas de Pequeno Porte do Setor Hoteleiro: Processo de Aprendizagem, Competências e Redes de Relacionamento”. Este artigo foi o mais relevante do portfólio analisado com 36 citações no Google acadêmico. Já os principais temas abordados foram empreendedorismo, estratégias de marketing e marketing de relacionamento. Com relação aos periódicos, destacam-se a Remark e a RAM, e a principal universidade foi a USP. São Paulo foi o estado com maior número de pesquisas sobre o tema e o comércio o principal setor estudado. Com relação à metodologia, as abordagens qualitativa e quantitativa foram as mais utilizadas, incluindo levantamento de campo, questionários auto administrados e estatística descritiva.DOI: 10.18226/23190639.v3n3.06 |
id |
UCS-1_670fb9ffe9eed5c298ba3b13c1d70d23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/3881 |
network_acronym_str |
UCS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacionalAdministração. Marketing. Pequenas Empresas.Marketing. Pequenas Empresas. Produção Científica. Estudo Bibliométrico. O presente estudo visa mapear o estado da arte das publicações científicas nacionais em marketing para pequenas empresas, publicados em periódicos brasileiros no período de 2004 a 2014. Para tanto se utilizou do estudo bibliométrico a partir da análise de um portfólio de artigos selecionados nas bases Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. Na metodologia foi utilizada a abordagem mista com pesquisa documental e levantamento de dados secundários. A análise de dados se deu por análise de conteúdo e estatística descritiva. Com relação aos resultados foi evidenciado que dentre os principais pesquisadores da área está a Dra. Rivanda Teixeira, a qual publicou 5 artigos no portfólio, dentre eles “Desenvolvimento de Empresários em Empresas de Pequeno Porte do Setor Hoteleiro: Processo de Aprendizagem, Competências e Redes de Relacionamento”. Este artigo foi o mais relevante do portfólio analisado com 36 citações no Google acadêmico. Já os principais temas abordados foram empreendedorismo, estratégias de marketing e marketing de relacionamento. Com relação aos periódicos, destacam-se a Remark e a RAM, e a principal universidade foi a USP. São Paulo foi o estado com maior número de pesquisas sobre o tema e o comércio o principal setor estudado. Com relação à metodologia, as abordagens qualitativa e quantitativa foram as mais utilizadas, incluindo levantamento de campo, questionários auto administrados e estatística descritiva.DOI: 10.18226/23190639.v3n3.06Universidade de Caxias do Sul (UCS)Bessa Sarquis, AléssioCittadin, JacksonSilva Autran de Morais, AlineTondolo, Rosana da Rosa PortellaSantos, Edina2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo bibliométrico com abordagem Mista.application/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3881Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 3, n. 3 (2016); 109-134Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 3, n. 3 (2016); 109-1342319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3881/2546http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3881/1183info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-27T16:41:35Zoai:vkali30.ucs.br:article/3881Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2018-01-27T16:41:35Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional |
title |
O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional |
spellingShingle |
O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional Bessa Sarquis, Aléssio Administração. Marketing. Pequenas Empresas. Marketing. Pequenas Empresas. Produção Científica. Estudo Bibliométrico. |
title_short |
O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional |
title_full |
O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional |
title_fullStr |
O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional |
title_full_unstemmed |
O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional |
title_sort |
O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional |
author |
Bessa Sarquis, Aléssio |
author_facet |
Bessa Sarquis, Aléssio Cittadin, Jackson Silva Autran de Morais, Aline Tondolo, Rosana da Rosa Portella Santos, Edina |
author_role |
author |
author2 |
Cittadin, Jackson Silva Autran de Morais, Aline Tondolo, Rosana da Rosa Portella Santos, Edina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bessa Sarquis, Aléssio Cittadin, Jackson Silva Autran de Morais, Aline Tondolo, Rosana da Rosa Portella Santos, Edina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração. Marketing. Pequenas Empresas. Marketing. Pequenas Empresas. Produção Científica. Estudo Bibliométrico. |
topic |
Administração. Marketing. Pequenas Empresas. Marketing. Pequenas Empresas. Produção Científica. Estudo Bibliométrico. |
description |
O presente estudo visa mapear o estado da arte das publicações científicas nacionais em marketing para pequenas empresas, publicados em periódicos brasileiros no período de 2004 a 2014. Para tanto se utilizou do estudo bibliométrico a partir da análise de um portfólio de artigos selecionados nas bases Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. Na metodologia foi utilizada a abordagem mista com pesquisa documental e levantamento de dados secundários. A análise de dados se deu por análise de conteúdo e estatística descritiva. Com relação aos resultados foi evidenciado que dentre os principais pesquisadores da área está a Dra. Rivanda Teixeira, a qual publicou 5 artigos no portfólio, dentre eles “Desenvolvimento de Empresários em Empresas de Pequeno Porte do Setor Hoteleiro: Processo de Aprendizagem, Competências e Redes de Relacionamento”. Este artigo foi o mais relevante do portfólio analisado com 36 citações no Google acadêmico. Já os principais temas abordados foram empreendedorismo, estratégias de marketing e marketing de relacionamento. Com relação aos periódicos, destacam-se a Remark e a RAM, e a principal universidade foi a USP. São Paulo foi o estado com maior número de pesquisas sobre o tema e o comércio o principal setor estudado. Com relação à metodologia, as abordagens qualitativa e quantitativa foram as mais utilizadas, incluindo levantamento de campo, questionários auto administrados e estatística descritiva.DOI: 10.18226/23190639.v3n3.06 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo bibliométrico com abordagem Mista. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3881 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3881/2546 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3881/1183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 3, n. 3 (2016); 109-134 Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 3, n. 3 (2016); 109-134 2319-0639 reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
collection |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br || rbgi@ucs.br |
_version_ |
1797042264344625152 |