A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO OCTÓGONO DE INOVAÇÃO / INNOVATION MANAGEMENT IN A BRAZILIAN COMPANY IN THE LOGISTICS SECTOR: A CASE STUDY GROUNDED ON THE INNOVATION OCTAGON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alex Fabiano de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carvalho, Dárlinton Barbosa Feres, Mendonça, Fabrício Molica de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/10644
Resumo: RESUMOInovação como a aplicação bem-sucedida de novas ideias se tornou uma das palavras de ordem atualmente. Empresas vêm intensificando cada vez mais a busca incessante por inovação. No setor logístico o aprimoramento contínuo na prestação de serviços por meio de inovações é fundamental para empresas se manterem rentáveis no mercado. Além da atualização em relação às normas, regulamentações, bem como outras questões conjunturais principalmente, é necessário inovar para atender melhor os clientes e se manter competitivo e, muita dessa competitividade recai sobre a gestão que deve ser voltada para inovação. O estímulo a geração de ideias dentro das empresas para solução de problemas e o desenvolvimento de novos produtos assim como melhoria de processos são exemplos que retratam como uma gestão voltada para inovação pode gerar satisfação nos clientes e consequente ganho de mercado. Neste contexto, este estudo tem por objetivo identificar o perfil de gestão de inovação de uma empresa que atua no setor logístico brasileiro, apresentando este perfil considerando fundamentos teóricos pertinentes para análise assim como uma reflexão sobre as práticas empresariais. Fundamentada no Octógono da Inovação, a análise apresenta o perfil de gestão da inovação contando com um processo maduro, focado na melhoria contínua de processos mas ainda, com diversos pontos de melhoria. Por fim, conclui-se com uma reflexão acerca de práticas organizacionais voltadas para promoção de inovação como um processo contínuo de aprimoramento nas empresas. Palavras-Chave: Inovação. Setor Logístico. Gestão de Inovação. ABSTRACTInnovation as the successful application of new ideas has become one of today's mainstream buzzwords. Companies are increasingly intensifying the endless pursuit of innovation. In the logistics sector, continuous improvement in services through innovation is essential for companies to remain profitable in the market. In addition to updating standards, regulations, and other required issues, it is mainly necessary to innovate to serve customers better and remain competitive. Much of this competitiveness falls on the management that must be focused on innovation. Encouraging the inception of ideas within companies for problem-solving and the development of new products and process improvement are examples that portray how management focused on innovation can generate customer satisfaction and consequent market gain. In this context, this study aims to identify the innovation management profile of a company that operates in the Brazilian logistics sector, presenting this profile considering relevant theoretical foundations for analysis as well as a reflection on business practices. Based on the Innovation Octagon, the analysis presents the innovation management profile with a mature process focused on continuous process improvement but with several improvement points. Finally, it concludes with a reflection on organizational practices that promote innovation as a continuous process of improvement in companies. Keywords: Innovation. Logistics Sector. Innovation management. 
id UCS-1_bcc3d3c3681629c3997fe5948be79251
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/10644
network_acronym_str UCS-1
network_name_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository_id_str
spelling A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO OCTÓGONO DE INOVAÇÃO / INNOVATION MANAGEMENT IN A BRAZILIAN COMPANY IN THE LOGISTICS SECTOR: A CASE STUDY GROUNDED ON THE INNOVATION OCTAGONADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMOInovação; Setor Logístico; Gestão de Inovação.RESUMOInovação como a aplicação bem-sucedida de novas ideias se tornou uma das palavras de ordem atualmente. Empresas vêm intensificando cada vez mais a busca incessante por inovação. No setor logístico o aprimoramento contínuo na prestação de serviços por meio de inovações é fundamental para empresas se manterem rentáveis no mercado. Além da atualização em relação às normas, regulamentações, bem como outras questões conjunturais principalmente, é necessário inovar para atender melhor os clientes e se manter competitivo e, muita dessa competitividade recai sobre a gestão que deve ser voltada para inovação. O estímulo a geração de ideias dentro das empresas para solução de problemas e o desenvolvimento de novos produtos assim como melhoria de processos são exemplos que retratam como uma gestão voltada para inovação pode gerar satisfação nos clientes e consequente ganho de mercado. Neste contexto, este estudo tem por objetivo identificar o perfil de gestão de inovação de uma empresa que atua no setor logístico brasileiro, apresentando este perfil considerando fundamentos teóricos pertinentes para análise assim como uma reflexão sobre as práticas empresariais. Fundamentada no Octógono da Inovação, a análise apresenta o perfil de gestão da inovação contando com um processo maduro, focado na melhoria contínua de processos mas ainda, com diversos pontos de melhoria. Por fim, conclui-se com uma reflexão acerca de práticas organizacionais voltadas para promoção de inovação como um processo contínuo de aprimoramento nas empresas. Palavras-Chave: Inovação. Setor Logístico. Gestão de Inovação. ABSTRACTInnovation as the successful application of new ideas has become one of today's mainstream buzzwords. Companies are increasingly intensifying the endless pursuit of innovation. In the logistics sector, continuous improvement in services through innovation is essential for companies to remain profitable in the market. In addition to updating standards, regulations, and other required issues, it is mainly necessary to innovate to serve customers better and remain competitive. Much of this competitiveness falls on the management that must be focused on innovation. Encouraging the inception of ideas within companies for problem-solving and the development of new products and process improvement are examples that portray how management focused on innovation can generate customer satisfaction and consequent market gain. In this context, this study aims to identify the innovation management profile of a company that operates in the Brazilian logistics sector, presenting this profile considering relevant theoretical foundations for analysis as well as a reflection on business practices. Based on the Innovation Octagon, the analysis presents the innovation management profile with a mature process focused on continuous process improvement but with several improvement points. Finally, it concludes with a reflection on organizational practices that promote innovation as a continuous process of improvement in companies. Keywords: Innovation. Logistics Sector. Innovation management. Universidade de Caxias do Sul (UCS)Souza, Alex Fabiano deCarvalho, Dárlinton Barbosa FeresMendonça, Fabrício Molica de2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/10644Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 10, n. 1 (Setembro - Dezembro 2022); 72-92Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 10, n. 1 (Setembro - Dezembro 2022); 72-922319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/10644/pdfDireitos autorais 2022 Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-26T17:04:30Zoai:vkali30.ucs.br:article/10644Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2023-01-26T17:04:30Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO OCTÓGONO DE INOVAÇÃO / INNOVATION MANAGEMENT IN A BRAZILIAN COMPANY IN THE LOGISTICS SECTOR: A CASE STUDY GROUNDED ON THE INNOVATION OCTAGON
title A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO OCTÓGONO DE INOVAÇÃO / INNOVATION MANAGEMENT IN A BRAZILIAN COMPANY IN THE LOGISTICS SECTOR: A CASE STUDY GROUNDED ON THE INNOVATION OCTAGON
spellingShingle A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO OCTÓGONO DE INOVAÇÃO / INNOVATION MANAGEMENT IN A BRAZILIAN COMPANY IN THE LOGISTICS SECTOR: A CASE STUDY GROUNDED ON THE INNOVATION OCTAGON
Souza, Alex Fabiano de
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO
Inovação; Setor Logístico; Gestão de Inovação.
title_short A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO OCTÓGONO DE INOVAÇÃO / INNOVATION MANAGEMENT IN A BRAZILIAN COMPANY IN THE LOGISTICS SECTOR: A CASE STUDY GROUNDED ON THE INNOVATION OCTAGON
title_full A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO OCTÓGONO DE INOVAÇÃO / INNOVATION MANAGEMENT IN A BRAZILIAN COMPANY IN THE LOGISTICS SECTOR: A CASE STUDY GROUNDED ON THE INNOVATION OCTAGON
title_fullStr A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO OCTÓGONO DE INOVAÇÃO / INNOVATION MANAGEMENT IN A BRAZILIAN COMPANY IN THE LOGISTICS SECTOR: A CASE STUDY GROUNDED ON THE INNOVATION OCTAGON
title_full_unstemmed A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO OCTÓGONO DE INOVAÇÃO / INNOVATION MANAGEMENT IN A BRAZILIAN COMPANY IN THE LOGISTICS SECTOR: A CASE STUDY GROUNDED ON THE INNOVATION OCTAGON
title_sort A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO OCTÓGONO DE INOVAÇÃO / INNOVATION MANAGEMENT IN A BRAZILIAN COMPANY IN THE LOGISTICS SECTOR: A CASE STUDY GROUNDED ON THE INNOVATION OCTAGON
author Souza, Alex Fabiano de
author_facet Souza, Alex Fabiano de
Carvalho, Dárlinton Barbosa Feres
Mendonça, Fabrício Molica de
author_role author
author2 Carvalho, Dárlinton Barbosa Feres
Mendonça, Fabrício Molica de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Alex Fabiano de
Carvalho, Dárlinton Barbosa Feres
Mendonça, Fabrício Molica de
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO
Inovação; Setor Logístico; Gestão de Inovação.
topic ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO
Inovação; Setor Logístico; Gestão de Inovação.
description RESUMOInovação como a aplicação bem-sucedida de novas ideias se tornou uma das palavras de ordem atualmente. Empresas vêm intensificando cada vez mais a busca incessante por inovação. No setor logístico o aprimoramento contínuo na prestação de serviços por meio de inovações é fundamental para empresas se manterem rentáveis no mercado. Além da atualização em relação às normas, regulamentações, bem como outras questões conjunturais principalmente, é necessário inovar para atender melhor os clientes e se manter competitivo e, muita dessa competitividade recai sobre a gestão que deve ser voltada para inovação. O estímulo a geração de ideias dentro das empresas para solução de problemas e o desenvolvimento de novos produtos assim como melhoria de processos são exemplos que retratam como uma gestão voltada para inovação pode gerar satisfação nos clientes e consequente ganho de mercado. Neste contexto, este estudo tem por objetivo identificar o perfil de gestão de inovação de uma empresa que atua no setor logístico brasileiro, apresentando este perfil considerando fundamentos teóricos pertinentes para análise assim como uma reflexão sobre as práticas empresariais. Fundamentada no Octógono da Inovação, a análise apresenta o perfil de gestão da inovação contando com um processo maduro, focado na melhoria contínua de processos mas ainda, com diversos pontos de melhoria. Por fim, conclui-se com uma reflexão acerca de práticas organizacionais voltadas para promoção de inovação como um processo contínuo de aprimoramento nas empresas. Palavras-Chave: Inovação. Setor Logístico. Gestão de Inovação. ABSTRACTInnovation as the successful application of new ideas has become one of today's mainstream buzzwords. Companies are increasingly intensifying the endless pursuit of innovation. In the logistics sector, continuous improvement in services through innovation is essential for companies to remain profitable in the market. In addition to updating standards, regulations, and other required issues, it is mainly necessary to innovate to serve customers better and remain competitive. Much of this competitiveness falls on the management that must be focused on innovation. Encouraging the inception of ideas within companies for problem-solving and the development of new products and process improvement are examples that portray how management focused on innovation can generate customer satisfaction and consequent market gain. In this context, this study aims to identify the innovation management profile of a company that operates in the Brazilian logistics sector, presenting this profile considering relevant theoretical foundations for analysis as well as a reflection on business practices. Based on the Innovation Octagon, the analysis presents the innovation management profile with a mature process focused on continuous process improvement but with several improvement points. Finally, it concludes with a reflection on organizational practices that promote innovation as a continuous process of improvement in companies. Keywords: Innovation. Logistics Sector. Innovation management. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/10644
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/10644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/10644/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 10, n. 1 (Setembro - Dezembro 2022); 72-92
Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 10, n. 1 (Setembro - Dezembro 2022); 72-92
2319-0639
reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
collection Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br || rbgi@ucs.br
_version_ 1797042263761616896