Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Polyana d’Emery
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ceolin, Alessandra Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/883
Resumo: O presente artigo retrata uma pequena empresa brasileira que tem em suas bases a inovação e a sustentabilidade, incorporadas desde a sua estrutura até seu produto final. A empresa Dobra Projetos Irados Ltda. nasceu em 2016 no intuito de deixar o mundo um lugar mais aberto, irreverente e do bem por meio da venda de carteiras de papel e de um propósito transformador massivo, amparado por um modelo de negócio baseado no design thinking e em metodologias ágeis, focado no customer experience, que permite uma constante melhoria de seus produtos a partir dos feedbacks dos consumidores. A empresa se diferencia dos concorrentes ao se posicionar no mercado como uma organização que não existe para vender produtos e sim para impactar o mundo de forma positiva, missão que se solidifica através da adoção de diversas práticas socioambientais para garantir o respeito as três dimensões da sustentabilidade: dimensão social, dimensão ambiental e dimensão econômica. Entre elas, a adoção da holocracia como estrutura de governança, que garante a não existência de uma hierarquia na organização e espelha outras políticas organizacionais como a igualdade de salários e de poder de decisão para todos os colaboradores por meio da gestão por círculos que permite uma releitura do organograma tradicional das empresas e incorpora papéis para os colaboradores, que são definidos a partir dos propósitos de cada círculo, empoderando os funcionários e pulverizando a responsabilidade e a autoridade. A organização também investe na logística reversa de seus produtos e na reutilização das embalagens, gerando vantagens competitivas a partir de recursos intangíveis como sua cultura e recursos tangíveis como seus produtos inovadores.
id VERACRUZ-0_21676826e33398907009d5f5fb1e469f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/883
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small companyInovaçãoEstratégiaMicro e Pequenas EmpresasGestão da InovaçãoInovação sustentável.O presente artigo retrata uma pequena empresa brasileira que tem em suas bases a inovação e a sustentabilidade, incorporadas desde a sua estrutura até seu produto final. A empresa Dobra Projetos Irados Ltda. nasceu em 2016 no intuito de deixar o mundo um lugar mais aberto, irreverente e do bem por meio da venda de carteiras de papel e de um propósito transformador massivo, amparado por um modelo de negócio baseado no design thinking e em metodologias ágeis, focado no customer experience, que permite uma constante melhoria de seus produtos a partir dos feedbacks dos consumidores. A empresa se diferencia dos concorrentes ao se posicionar no mercado como uma organização que não existe para vender produtos e sim para impactar o mundo de forma positiva, missão que se solidifica através da adoção de diversas práticas socioambientais para garantir o respeito as três dimensões da sustentabilidade: dimensão social, dimensão ambiental e dimensão econômica. Entre elas, a adoção da holocracia como estrutura de governança, que garante a não existência de uma hierarquia na organização e espelha outras políticas organizacionais como a igualdade de salários e de poder de decisão para todos os colaboradores por meio da gestão por círculos que permite uma releitura do organograma tradicional das empresas e incorpora papéis para os colaboradores, que são definidos a partir dos propósitos de cada círculo, empoderando os funcionários e pulverizando a responsabilidade e a autoridade. A organização também investe na logística reversa de seus produtos e na reutilização das embalagens, gerando vantagens competitivas a partir de recursos intangíveis como sua cultura e recursos tangíveis como seus produtos inovadores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/88310.34117/bjdv5n1-883Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 1 (2019); 167-180Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 167-180Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 1 (2019); 167-1802525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/883/765Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Polyana d’EmeryCeolin, Alessandra Carla2019-03-18T20:13:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/883Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:09.476119Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company
title Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company
spellingShingle Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company
Alves, Polyana d’Emery
Inovação
Estratégia
Micro e Pequenas Empresas
Gestão da Inovação
Inovação sustentável.
title_short Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company
title_full Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company
title_fullStr Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company
title_full_unstemmed Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company
title_sort Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company
author Alves, Polyana d’Emery
author_facet Alves, Polyana d’Emery
Ceolin, Alessandra Carla
author_role author
author2 Ceolin, Alessandra Carla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Polyana d’Emery
Ceolin, Alessandra Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Estratégia
Micro e Pequenas Empresas
Gestão da Inovação
Inovação sustentável.
topic Inovação
Estratégia
Micro e Pequenas Empresas
Gestão da Inovação
Inovação sustentável.
description O presente artigo retrata uma pequena empresa brasileira que tem em suas bases a inovação e a sustentabilidade, incorporadas desde a sua estrutura até seu produto final. A empresa Dobra Projetos Irados Ltda. nasceu em 2016 no intuito de deixar o mundo um lugar mais aberto, irreverente e do bem por meio da venda de carteiras de papel e de um propósito transformador massivo, amparado por um modelo de negócio baseado no design thinking e em metodologias ágeis, focado no customer experience, que permite uma constante melhoria de seus produtos a partir dos feedbacks dos consumidores. A empresa se diferencia dos concorrentes ao se posicionar no mercado como uma organização que não existe para vender produtos e sim para impactar o mundo de forma positiva, missão que se solidifica através da adoção de diversas práticas socioambientais para garantir o respeito as três dimensões da sustentabilidade: dimensão social, dimensão ambiental e dimensão econômica. Entre elas, a adoção da holocracia como estrutura de governança, que garante a não existência de uma hierarquia na organização e espelha outras políticas organizacionais como a igualdade de salários e de poder de decisão para todos os colaboradores por meio da gestão por círculos que permite uma releitura do organograma tradicional das empresas e incorpora papéis para os colaboradores, que são definidos a partir dos propósitos de cada círculo, empoderando os funcionários e pulverizando a responsabilidade e a autoridade. A organização também investe na logística reversa de seus produtos e na reutilização das embalagens, gerando vantagens competitivas a partir de recursos intangíveis como sua cultura e recursos tangíveis como seus produtos inovadores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/883
10.34117/bjdv5n1-883
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/883
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n1-883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/883/765
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 1 (2019); 167-180
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 167-180
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 1 (2019); 167-180
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645414843285504