Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/883 |
Resumo: | O presente artigo retrata uma pequena empresa brasileira que tem em suas bases a inovação e a sustentabilidade, incorporadas desde a sua estrutura até seu produto final. A empresa Dobra Projetos Irados Ltda. nasceu em 2016 no intuito de deixar o mundo um lugar mais aberto, irreverente e do bem por meio da venda de carteiras de papel e de um propósito transformador massivo, amparado por um modelo de negócio baseado no design thinking e em metodologias ágeis, focado no customer experience, que permite uma constante melhoria de seus produtos a partir dos feedbacks dos consumidores. A empresa se diferencia dos concorrentes ao se posicionar no mercado como uma organização que não existe para vender produtos e sim para impactar o mundo de forma positiva, missão que se solidifica através da adoção de diversas práticas socioambientais para garantir o respeito as três dimensões da sustentabilidade: dimensão social, dimensão ambiental e dimensão econômica. Entre elas, a adoção da holocracia como estrutura de governança, que garante a não existência de uma hierarquia na organização e espelha outras políticas organizacionais como a igualdade de salários e de poder de decisão para todos os colaboradores por meio da gestão por círculos que permite uma releitura do organograma tradicional das empresas e incorpora papéis para os colaboradores, que são definidos a partir dos propósitos de cada círculo, empoderando os funcionários e pulverizando a responsabilidade e a autoridade. A organização também investe na logística reversa de seus produtos e na reutilização das embalagens, gerando vantagens competitivas a partir de recursos intangíveis como sua cultura e recursos tangíveis como seus produtos inovadores. |
id |
VERACRUZ-0_21676826e33398907009d5f5fb1e469f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/883 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small companyInovaçãoEstratégiaMicro e Pequenas EmpresasGestão da InovaçãoInovação sustentável.O presente artigo retrata uma pequena empresa brasileira que tem em suas bases a inovação e a sustentabilidade, incorporadas desde a sua estrutura até seu produto final. A empresa Dobra Projetos Irados Ltda. nasceu em 2016 no intuito de deixar o mundo um lugar mais aberto, irreverente e do bem por meio da venda de carteiras de papel e de um propósito transformador massivo, amparado por um modelo de negócio baseado no design thinking e em metodologias ágeis, focado no customer experience, que permite uma constante melhoria de seus produtos a partir dos feedbacks dos consumidores. A empresa se diferencia dos concorrentes ao se posicionar no mercado como uma organização que não existe para vender produtos e sim para impactar o mundo de forma positiva, missão que se solidifica através da adoção de diversas práticas socioambientais para garantir o respeito as três dimensões da sustentabilidade: dimensão social, dimensão ambiental e dimensão econômica. Entre elas, a adoção da holocracia como estrutura de governança, que garante a não existência de uma hierarquia na organização e espelha outras políticas organizacionais como a igualdade de salários e de poder de decisão para todos os colaboradores por meio da gestão por círculos que permite uma releitura do organograma tradicional das empresas e incorpora papéis para os colaboradores, que são definidos a partir dos propósitos de cada círculo, empoderando os funcionários e pulverizando a responsabilidade e a autoridade. A organização também investe na logística reversa de seus produtos e na reutilização das embalagens, gerando vantagens competitivas a partir de recursos intangíveis como sua cultura e recursos tangíveis como seus produtos inovadores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/88310.34117/bjdv5n1-883Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 1 (2019); 167-180Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 167-180Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 1 (2019); 167-1802525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/883/765Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Polyana d’EmeryCeolin, Alessandra Carla2019-03-18T20:13:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/883Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:09.476119Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company |
title |
Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company |
spellingShingle |
Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company Alves, Polyana d’Emery Inovação Estratégia Micro e Pequenas Empresas Gestão da Inovação Inovação sustentável. |
title_short |
Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company |
title_full |
Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company |
title_fullStr |
Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company |
title_full_unstemmed |
Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company |
title_sort |
Estratégias de diferenciação por meio de inovação: um estudo de caso em uma pequena empresa / Differentiation strategies through innovation: a case study in a small company |
author |
Alves, Polyana d’Emery |
author_facet |
Alves, Polyana d’Emery Ceolin, Alessandra Carla |
author_role |
author |
author2 |
Ceolin, Alessandra Carla |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Polyana d’Emery Ceolin, Alessandra Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Estratégia Micro e Pequenas Empresas Gestão da Inovação Inovação sustentável. |
topic |
Inovação Estratégia Micro e Pequenas Empresas Gestão da Inovação Inovação sustentável. |
description |
O presente artigo retrata uma pequena empresa brasileira que tem em suas bases a inovação e a sustentabilidade, incorporadas desde a sua estrutura até seu produto final. A empresa Dobra Projetos Irados Ltda. nasceu em 2016 no intuito de deixar o mundo um lugar mais aberto, irreverente e do bem por meio da venda de carteiras de papel e de um propósito transformador massivo, amparado por um modelo de negócio baseado no design thinking e em metodologias ágeis, focado no customer experience, que permite uma constante melhoria de seus produtos a partir dos feedbacks dos consumidores. A empresa se diferencia dos concorrentes ao se posicionar no mercado como uma organização que não existe para vender produtos e sim para impactar o mundo de forma positiva, missão que se solidifica através da adoção de diversas práticas socioambientais para garantir o respeito as três dimensões da sustentabilidade: dimensão social, dimensão ambiental e dimensão econômica. Entre elas, a adoção da holocracia como estrutura de governança, que garante a não existência de uma hierarquia na organização e espelha outras políticas organizacionais como a igualdade de salários e de poder de decisão para todos os colaboradores por meio da gestão por círculos que permite uma releitura do organograma tradicional das empresas e incorpora papéis para os colaboradores, que são definidos a partir dos propósitos de cada círculo, empoderando os funcionários e pulverizando a responsabilidade e a autoridade. A organização também investe na logística reversa de seus produtos e na reutilização das embalagens, gerando vantagens competitivas a partir de recursos intangíveis como sua cultura e recursos tangíveis como seus produtos inovadores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/883 10.34117/bjdv5n1-883 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/883 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n1-883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/883/765 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 1 (2019); 167-180 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 167-180 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 1 (2019); 167-180 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645414843285504 |