CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PARA A GERAÇÃO DA INOVAÇÃO NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METAL MECÂNICO AUTOMOTIVO DA REGIÃO DE CAXIAS DO SUL (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciconet, Isidoro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Antunes Jr, José Antonio Valle, Ruffoni, Janaína
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2516
Resumo:  Este artigo tem como objetivo identificar as características das atividades de P&D e de busca de informação e conhecimento para a geração de inovação das empresas do Arranjo Produtivo Local Metal Mecânico Automotivo da região de Caxias do Sul (RS). As bases teóricas alicerçam-se, principalmente, na ideia da dinâmica de inovação no âmbito da abordagem sobre Sistemas de Inovação, Conhecimento, Interação e Aprendizagem. A investigação foi realizada no terceiro trimestre de 2012 por meio de uma survey com uma amostra de 67 empresas, correspondendo a 22% da população. Os dados da pesquisa foram tratados estatisticamente, por meio de análise de frequência. Os resultados indicaram que o comportamento, para a geração da inovação, apresenta relação com o porte das empresas, ou seja, médias e grandes e micro e pequenas. As diferenças revelam que, no grupo de micros e pequenas as atividades para a geração da inovação encontram-se num estágio embrionário, há baixos índices percentuais de receita aplicados, as atividades são eventuais, organizam-se internamente de uma maneira informal, não se relacionam com as universidades e/ou institutos públicos de pesquisas e se utilizam, basicamente de clientes para a busca de informações e conhecimento para a inovação. O grupo de médias e grandes opera com índices percentuais de receita mais elevados, as atividades são formais e contínuas, organizam-se internamente com planejamento, em geral, relacionam-se formalmente com universidades e/ou institutos públicos de pesquisas e se utilizam de clientes e de fornecedores para geração da inovação. Conclui-se que os grupos possuem comportamentos heterogêneos e que a proximidade geográfica entre firmas e instituições gera impactos distintos. Estar em um ambiente caracterizado como um APL, teoricamente mais propício à geração da inovação, não significa que os obstáculos das empresas de menor porte são superados, bem como, que a proximidade geográfica com instituições de ensino e pesquisa é elemento suficiente para a interação e, por conseguinte, da inovação. DOI: 10.18226/23190639.v1n3.01 
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