CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PARA A GERAÇÃO DA INOVAÇÃO NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METAL MECÂNICO AUTOMOTIVO DA REGIÃO DE CAXIAS DO SUL (RS)
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2516 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo identificar as características das atividades de P&D e de busca de informação e conhecimento para a geração de inovação das empresas do Arranjo Produtivo Local Metal Mecânico Automotivo da região de Caxias do Sul (RS). As bases teóricas alicerçam-se, principalmente, na ideia da dinâmica de inovação no âmbito da abordagem sobre Sistemas de Inovação, Conhecimento, Interação e Aprendizagem. A investigação foi realizada no terceiro trimestre de 2012 por meio de uma survey com uma amostra de 67 empresas, correspondendo a 22% da população. Os dados da pesquisa foram tratados estatisticamente, por meio de análise de frequência. Os resultados indicaram que o comportamento, para a geração da inovação, apresenta relação com o porte das empresas, ou seja, médias e grandes e micro e pequenas. As diferenças revelam que, no grupo de micros e pequenas as atividades para a geração da inovação encontram-se num estágio embrionário, há baixos índices percentuais de receita aplicados, as atividades são eventuais, organizam-se internamente de uma maneira informal, não se relacionam com as universidades e/ou institutos públicos de pesquisas e se utilizam, basicamente de clientes para a busca de informações e conhecimento para a inovação. O grupo de médias e grandes opera com índices percentuais de receita mais elevados, as atividades são formais e contínuas, organizam-se internamente com planejamento, em geral, relacionam-se formalmente com universidades e/ou institutos públicos de pesquisas e se utilizam de clientes e de fornecedores para geração da inovação. Conclui-se que os grupos possuem comportamentos heterogêneos e que a proximidade geográfica entre firmas e instituições gera impactos distintos. Estar em um ambiente caracterizado como um APL, teoricamente mais propício à geração da inovação, não significa que os obstáculos das empresas de menor porte são superados, bem como, que a proximidade geográfica com instituições de ensino e pesquisa é elemento suficiente para a interação e, por conseguinte, da inovação. DOI: 10.18226/23190639.v1n3.01 |
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CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PARA A GERAÇÃO DA INOVAÇÃO NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METAL MECÂNICO AUTOMOTIVO DA REGIÃO DE CAXIAS DO SUL (RS)Economia RegionalEsforços da firma para a geração da inovação, Proximidade Geográfica de Firmas e Instituições, Interação Este artigo tem como objetivo identificar as características das atividades de P&D e de busca de informação e conhecimento para a geração de inovação das empresas do Arranjo Produtivo Local Metal Mecânico Automotivo da região de Caxias do Sul (RS). As bases teóricas alicerçam-se, principalmente, na ideia da dinâmica de inovação no âmbito da abordagem sobre Sistemas de Inovação, Conhecimento, Interação e Aprendizagem. A investigação foi realizada no terceiro trimestre de 2012 por meio de uma survey com uma amostra de 67 empresas, correspondendo a 22% da população. Os dados da pesquisa foram tratados estatisticamente, por meio de análise de frequência. Os resultados indicaram que o comportamento, para a geração da inovação, apresenta relação com o porte das empresas, ou seja, médias e grandes e micro e pequenas. As diferenças revelam que, no grupo de micros e pequenas as atividades para a geração da inovação encontram-se num estágio embrionário, há baixos índices percentuais de receita aplicados, as atividades são eventuais, organizam-se internamente de uma maneira informal, não se relacionam com as universidades e/ou institutos públicos de pesquisas e se utilizam, basicamente de clientes para a busca de informações e conhecimento para a inovação. O grupo de médias e grandes opera com índices percentuais de receita mais elevados, as atividades são formais e contínuas, organizam-se internamente com planejamento, em geral, relacionam-se formalmente com universidades e/ou institutos públicos de pesquisas e se utilizam de clientes e de fornecedores para geração da inovação. Conclui-se que os grupos possuem comportamentos heterogêneos e que a proximidade geográfica entre firmas e instituições gera impactos distintos. Estar em um ambiente caracterizado como um APL, teoricamente mais propício à geração da inovação, não significa que os obstáculos das empresas de menor porte são superados, bem como, que a proximidade geográfica com instituições de ensino e pesquisa é elemento suficiente para a interação e, por conseguinte, da inovação. DOI: 10.18226/23190639.v1n3.01 Universidade de Caxias do Sul (UCS)Ciconet, IsidoroAntunes Jr, José Antonio ValleRuffoni, Janaína2014-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2516Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 1, n. 3 (2014); 1-26Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 1, n. 3 (2014); 1-262319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2516/1650http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/2516/472http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/2516/473info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-27T16:21:00Zoai:vkali30.ucs.br:article/2516Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2018-01-27T16:21Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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Este artigo tem como objetivo identificar as características das atividades de P&D e de busca de informação e conhecimento para a geração de inovação das empresas do Arranjo Produtivo Local Metal Mecânico Automotivo da região de Caxias do Sul (RS). As bases teóricas alicerçam-se, principalmente, na ideia da dinâmica de inovação no âmbito da abordagem sobre Sistemas de Inovação, Conhecimento, Interação e Aprendizagem. A investigação foi realizada no terceiro trimestre de 2012 por meio de uma survey com uma amostra de 67 empresas, correspondendo a 22% da população. Os dados da pesquisa foram tratados estatisticamente, por meio de análise de frequência. Os resultados indicaram que o comportamento, para a geração da inovação, apresenta relação com o porte das empresas, ou seja, médias e grandes e micro e pequenas. As diferenças revelam que, no grupo de micros e pequenas as atividades para a geração da inovação encontram-se num estágio embrionário, há baixos índices percentuais de receita aplicados, as atividades são eventuais, organizam-se internamente de uma maneira informal, não se relacionam com as universidades e/ou institutos públicos de pesquisas e se utilizam, basicamente de clientes para a busca de informações e conhecimento para a inovação. O grupo de médias e grandes opera com índices percentuais de receita mais elevados, as atividades são formais e contínuas, organizam-se internamente com planejamento, em geral, relacionam-se formalmente com universidades e/ou institutos públicos de pesquisas e se utilizam de clientes e de fornecedores para geração da inovação. Conclui-se que os grupos possuem comportamentos heterogêneos e que a proximidade geográfica entre firmas e instituições gera impactos distintos. Estar em um ambiente caracterizado como um APL, teoricamente mais propício à geração da inovação, não significa que os obstáculos das empresas de menor porte são superados, bem como, que a proximidade geográfica com instituições de ensino e pesquisa é elemento suficiente para a interação e, por conseguinte, da inovação. DOI: 10.18226/23190639.v1n3.01 |
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