Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porcino (UFES), Maria Carolina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Finardi (UFES), Kyria Rebeca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3407
Resumo: O trabalho descreve uma proposta de WebQuest para o ensino de inglês como língua estrangeira que visa, por meio do letramento digital e crítico, a auxiliar o desenvolvimento das competências comunicativas e do senso de cidadania do aprendiz. A proposta de WebQuest é construída com base nas teorias sociocultural, da inteligência coletiva e do aprendizado situado e nos conceitos de letramento digital e crítico. A análise da proposta da WebQuest "English and Citizenship" sugere que essa ferramenta pode ser uma alternativa ou complemento relevante para o ensino de inglês tradicional ou híbrido, na medida em que alia ao ensino de línguas uma perspectiva situada contribuindo para o exercício de agência e do pensamento crítico do aprendiz no mundo globalizado e digital. Além disso, a Webquest auxilia no desenvolvimento da competência linguística na língua-alvo, do letramento digital crítico e da cidadania do indivíduo.
id UCS-2_72cc627dd6be26bd2f5ab18cc827bbdc
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/3407
network_acronym_str UCS-2
network_name_str Antares (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuestWebquest. Ensino e aprendizagem de Inglês. Cidadania. Letramento digital crítico.O trabalho descreve uma proposta de WebQuest para o ensino de inglês como língua estrangeira que visa, por meio do letramento digital e crítico, a auxiliar o desenvolvimento das competências comunicativas e do senso de cidadania do aprendiz. A proposta de WebQuest é construída com base nas teorias sociocultural, da inteligência coletiva e do aprendizado situado e nos conceitos de letramento digital e crítico. A análise da proposta da WebQuest "English and Citizenship" sugere que essa ferramenta pode ser uma alternativa ou complemento relevante para o ensino de inglês tradicional ou híbrido, na medida em que alia ao ensino de línguas uma perspectiva situada contribuindo para o exercício de agência e do pensamento crítico do aprendiz no mundo globalizado e digital. Além disso, a Webquest auxilia no desenvolvimento da competência linguística na língua-alvo, do letramento digital crítico e da cidadania do indivíduo.ANTARES: Letras e HumanidadesPorcino (UFES), Maria CarolinaFinardi (UFES), Kyria Rebeca2016-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3407ANTARES: Letras e Humanidades; v. 8, n. 15 (2016); 144-1661984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3407/2538info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-06T15:14:49Zoai:vkali30.ucs.br:article/3407Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2016-08-06T15:14:49Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest
title Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest
spellingShingle Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest
Porcino (UFES), Maria Carolina
Webquest. Ensino e aprendizagem de Inglês. Cidadania. Letramento digital crítico.
title_short Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest
title_full Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest
title_fullStr Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest
title_full_unstemmed Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest
title_sort Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest
author Porcino (UFES), Maria Carolina
author_facet Porcino (UFES), Maria Carolina
Finardi (UFES), Kyria Rebeca
author_role author
author2 Finardi (UFES), Kyria Rebeca
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Porcino (UFES), Maria Carolina
Finardi (UFES), Kyria Rebeca
dc.subject.por.fl_str_mv Webquest. Ensino e aprendizagem de Inglês. Cidadania. Letramento digital crítico.
topic Webquest. Ensino e aprendizagem de Inglês. Cidadania. Letramento digital crítico.
description O trabalho descreve uma proposta de WebQuest para o ensino de inglês como língua estrangeira que visa, por meio do letramento digital e crítico, a auxiliar o desenvolvimento das competências comunicativas e do senso de cidadania do aprendiz. A proposta de WebQuest é construída com base nas teorias sociocultural, da inteligência coletiva e do aprendizado situado e nos conceitos de letramento digital e crítico. A análise da proposta da WebQuest "English and Citizenship" sugere que essa ferramenta pode ser uma alternativa ou complemento relevante para o ensino de inglês tradicional ou híbrido, na medida em que alia ao ensino de línguas uma perspectiva situada contribuindo para o exercício de agência e do pensamento crítico do aprendiz no mundo globalizado e digital. Além disso, a Webquest auxilia no desenvolvimento da competência linguística na língua-alvo, do letramento digital crítico e da cidadania do indivíduo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3407
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3407/2538
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades; v. 8, n. 15 (2016); 144-166
1984-4921
reponame:Antares (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Antares (Caxias do Sul)
collection Antares (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br
_version_ 1750315217301012480