Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3407 |
Resumo: | O trabalho descreve uma proposta de WebQuest para o ensino de inglês como língua estrangeira que visa, por meio do letramento digital e crítico, a auxiliar o desenvolvimento das competências comunicativas e do senso de cidadania do aprendiz. A proposta de WebQuest é construída com base nas teorias sociocultural, da inteligência coletiva e do aprendizado situado e nos conceitos de letramento digital e crítico. A análise da proposta da WebQuest "English and Citizenship" sugere que essa ferramenta pode ser uma alternativa ou complemento relevante para o ensino de inglês tradicional ou híbrido, na medida em que alia ao ensino de línguas uma perspectiva situada contribuindo para o exercício de agência e do pensamento crítico do aprendiz no mundo globalizado e digital. Além disso, a Webquest auxilia no desenvolvimento da competência linguística na língua-alvo, do letramento digital crítico e da cidadania do indivíduo. |
id |
UCS-2_72cc627dd6be26bd2f5ab18cc827bbdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/3407 |
network_acronym_str |
UCS-2 |
network_name_str |
Antares (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuestWebquest. Ensino e aprendizagem de Inglês. Cidadania. Letramento digital crítico.O trabalho descreve uma proposta de WebQuest para o ensino de inglês como língua estrangeira que visa, por meio do letramento digital e crítico, a auxiliar o desenvolvimento das competências comunicativas e do senso de cidadania do aprendiz. A proposta de WebQuest é construída com base nas teorias sociocultural, da inteligência coletiva e do aprendizado situado e nos conceitos de letramento digital e crítico. A análise da proposta da WebQuest "English and Citizenship" sugere que essa ferramenta pode ser uma alternativa ou complemento relevante para o ensino de inglês tradicional ou híbrido, na medida em que alia ao ensino de línguas uma perspectiva situada contribuindo para o exercício de agência e do pensamento crítico do aprendiz no mundo globalizado e digital. Além disso, a Webquest auxilia no desenvolvimento da competência linguística na língua-alvo, do letramento digital crítico e da cidadania do indivíduo.ANTARES: Letras e HumanidadesPorcino (UFES), Maria CarolinaFinardi (UFES), Kyria Rebeca2016-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3407ANTARES: Letras e Humanidades; v. 8, n. 15 (2016); 144-1661984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3407/2538info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-06T15:14:49Zoai:vkali30.ucs.br:article/3407Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2016-08-06T15:14:49Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest |
title |
Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest |
spellingShingle |
Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest Porcino (UFES), Maria Carolina Webquest. Ensino e aprendizagem de Inglês. Cidadania. Letramento digital crítico. |
title_short |
Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest |
title_full |
Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest |
title_fullStr |
Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest |
title_full_unstemmed |
Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest |
title_sort |
Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest |
author |
Porcino (UFES), Maria Carolina |
author_facet |
Porcino (UFES), Maria Carolina Finardi (UFES), Kyria Rebeca |
author_role |
author |
author2 |
Finardi (UFES), Kyria Rebeca |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porcino (UFES), Maria Carolina Finardi (UFES), Kyria Rebeca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Webquest. Ensino e aprendizagem de Inglês. Cidadania. Letramento digital crítico. |
topic |
Webquest. Ensino e aprendizagem de Inglês. Cidadania. Letramento digital crítico. |
description |
O trabalho descreve uma proposta de WebQuest para o ensino de inglês como língua estrangeira que visa, por meio do letramento digital e crítico, a auxiliar o desenvolvimento das competências comunicativas e do senso de cidadania do aprendiz. A proposta de WebQuest é construída com base nas teorias sociocultural, da inteligência coletiva e do aprendizado situado e nos conceitos de letramento digital e crítico. A análise da proposta da WebQuest "English and Citizenship" sugere que essa ferramenta pode ser uma alternativa ou complemento relevante para o ensino de inglês tradicional ou híbrido, na medida em que alia ao ensino de línguas uma perspectiva situada contribuindo para o exercício de agência e do pensamento crítico do aprendiz no mundo globalizado e digital. Além disso, a Webquest auxilia no desenvolvimento da competência linguística na língua-alvo, do letramento digital crítico e da cidadania do indivíduo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3407 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3407/2538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades; v. 8, n. 15 (2016); 144-166 1984-4921 reponame:Antares (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Antares (Caxias do Sul) |
collection |
Antares (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br |
_version_ |
1750315217301012480 |