Literatura negra, poesia e combatividade: uma análise do poema “Sou Negro”, de Luiz Silva, o Cuti
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6874 |
Resumo: | O presente artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla cujo objetivo é investigar as principais especificidades da poesia negra contemporânea e analisar a produção poética de autores negros que vêm se destacando no atual cenário literário brasileiro. O objetivo específico, por sua vez, é apresentar a obra poética de Luiz Silva, o Cuti, um dos mais importantes intelectuais negros da atualidade, a partir da análise pormenorizada do poema “Sou negro”. O referencial teórico e epistemológico que fundamenta as reflexões propostas provém dos Estudos Culturais, dos estudos Étnico-raciais, bem como dos estudos literários com foco no gênero lírico, sendo que alguns dos principais autores utilizados são Stuart Hall, Kabengele Munanga, Norma Goldstein, Antônio Candido, além de teóricos vinculados ao movimento dos “Cadernos Negros”. O foco recai sobre o modo como recursos poéticos e líricos (ritmo, musicalidade, sonoridade, etc.) são empregados para dar corpo a temáticas de viés político ligadas à identidade do negro brasileiro. |
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Literatura negra, poesia e combatividade: uma análise do poema “Sou Negro”, de Luiz Silva, o Cutipoesia negra, Cuti, Cadernos Negros, identidade negra, racismoO presente artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla cujo objetivo é investigar as principais especificidades da poesia negra contemporânea e analisar a produção poética de autores negros que vêm se destacando no atual cenário literário brasileiro. O objetivo específico, por sua vez, é apresentar a obra poética de Luiz Silva, o Cuti, um dos mais importantes intelectuais negros da atualidade, a partir da análise pormenorizada do poema “Sou negro”. O referencial teórico e epistemológico que fundamenta as reflexões propostas provém dos Estudos Culturais, dos estudos Étnico-raciais, bem como dos estudos literários com foco no gênero lírico, sendo que alguns dos principais autores utilizados são Stuart Hall, Kabengele Munanga, Norma Goldstein, Antônio Candido, além de teóricos vinculados ao movimento dos “Cadernos Negros”. O foco recai sobre o modo como recursos poéticos e líricos (ritmo, musicalidade, sonoridade, etc.) são empregados para dar corpo a temáticas de viés político ligadas à identidade do negro brasileiro.ANTARES: Letras e HumanidadesCNPqCAPESAlmeida (ULBRA), JacquelineKirchof (ULBRA), Edgar Roberto2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6874ANTARES: Letras e Humanidades; v. 10, n. 21 (2018); 55-691984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6874/3564Direitos autorais 2018 Jacqueline Almeida, EDGAR R KIRCHOFinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-23T08:32:37Zoai:vkali30.ucs.br:article/6874Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2019-12-23T08:32:37Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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