Lazer liminar: colonização do jogo e trabalho do jogador no RappiGames

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mussa, Ivan
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Falcão, Thiago, Macedo, Tarcízio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9221
Resumo: Este artigo se debruça sobre a funcionalidade RappiGames, interna ao aplicativo móvel de entregas Rappi, criado pela startup colombiana de mesmo nome. O intuito é analisar sua estrutura e funcionamento a partir de preceitos teórico-epistemológicos que problematizam a relação entre trabalho e lazer na contemporaneidade e a partir do capitalismo de plataforma. Discutimos a forma através da qual a plataforma se utiliza das propriedades de retenção da atenção inspiradas na gamificação e em sistemas de jogo. A partir deste estudo empírico, propomos também uma reflexão acerca da corrupção do lazer e consequente transformação em uma atividade produtiva – fenômenos que não podem ser entendidos senão pela lente da colonialidade e da contextualização do jogo diante dos processos de captura exercidos pelo atual estágio do capitalismo.
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