Quem não gosta de samba bom sujeito não é: um estudo enunciativo do samba de raiz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7732 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo promover um estudo enunciativo do samba de raiz enquanto experiência do sujeito sobrevivente à cultura brasileira. Com base na teoria enunciativa de Émile Benveniste, demarcamos um itinerário de leitura que prevê a indissociabilidade entre língua, cultura e sociedade. O problema de pesquisa que visamos a responder é o seguinte: como o samba de raiz constitui um enunciador que é testemunha (AGAMBEN, 2008)? No universo do samba, personagens como Hilário Jovino Ferreira, Zé Espinguela, Caninha, Sinhô, João da Baiana, Donga, Pixinguinha, Candeia, Ismael Silva, entre tantos outros se colocam como superstes, ou seja, atravessaram desde o início a consolidação do samba no Brasil. Seus testemunhos carregam uma relação paradoxal da constituição do sujeito enunciativo: o valor ético da testemunha integral da raiz do samba que se reinventa a cada acontecimento da linguagem pela possibilidade instituída na e pela língua. |
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Quem não gosta de samba bom sujeito não é: um estudo enunciativo do samba de raizTestemunho do samba de raiz. Enunciação de sobreviventes. Língua, cultura e sociedade.Este trabalho tem como objetivo promover um estudo enunciativo do samba de raiz enquanto experiência do sujeito sobrevivente à cultura brasileira. Com base na teoria enunciativa de Émile Benveniste, demarcamos um itinerário de leitura que prevê a indissociabilidade entre língua, cultura e sociedade. O problema de pesquisa que visamos a responder é o seguinte: como o samba de raiz constitui um enunciador que é testemunha (AGAMBEN, 2008)? No universo do samba, personagens como Hilário Jovino Ferreira, Zé Espinguela, Caninha, Sinhô, João da Baiana, Donga, Pixinguinha, Candeia, Ismael Silva, entre tantos outros se colocam como superstes, ou seja, atravessaram desde o início a consolidação do samba no Brasil. Seus testemunhos carregam uma relação paradoxal da constituição do sujeito enunciativo: o valor ético da testemunha integral da raiz do samba que se reinventa a cada acontecimento da linguagem pela possibilidade instituída na e pela língua.ANTARES: Letras e HumanidadesToldo (UPF), ClaudiaFacin (UPF), Débora2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7732ANTARES: Letras e Humanidades; v. 11, n. 23 (2019); 87-1121984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7732/3921Direitos autorais 2019 Claudia Toldo (UPF), Débora Facin (UPF)info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-23T08:25:08Zoai:vkali30.ucs.br:article/7732Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2019-12-23T08:25:08Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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