Era igual escrava: uma análise da interação leitor-texto-leitor em uma perspectiva goffmaniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado (PUC-RJ), Odete Firmino Alhadas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5469
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar parte da interação entre duas participantes (mãe da pesquisadora e a própria pesquisadora), realizada a partir da leitura da obra literária A hora da estrela de Clarice Lispector, sob uma perspectiva goffmaniana. Este estudo faz parte de uma pesquisa maior que pretende refletir sobre a vida social e sobre a literatura como modo de ser e de estar no mundo, compreendendo que os sentidos construídos pelo escritor não estão inscritos no livro de maneira estanque, mas são co-construídos pelo leitor. O alinhamento metodológico se dá com a pesquisa qualitativa, por ser um estudo situado em teorias de bases sociais e interpretativas, e com a pesquisa autoetnográfica, por conectar a experiência pessoal com questões socioculturais, explorando o ambiente familiar como lócus de co-construção de conhecimento. Os resultados contribuem para os estudos da interação face a face e, em um contexto maior, para a interação texto-leitor, pouco explorada como fenômeno social.
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