Era igual escrava: uma análise da interação leitor-texto-leitor em uma perspectiva goffmaniana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5469 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar parte da interação entre duas participantes (mãe da pesquisadora e a própria pesquisadora), realizada a partir da leitura da obra literária A hora da estrela de Clarice Lispector, sob uma perspectiva goffmaniana. Este estudo faz parte de uma pesquisa maior que pretende refletir sobre a vida social e sobre a literatura como modo de ser e de estar no mundo, compreendendo que os sentidos construídos pelo escritor não estão inscritos no livro de maneira estanque, mas são co-construídos pelo leitor. O alinhamento metodológico se dá com a pesquisa qualitativa, por ser um estudo situado em teorias de bases sociais e interpretativas, e com a pesquisa autoetnográfica, por conectar a experiência pessoal com questões socioculturais, explorando o ambiente familiar como lócus de co-construção de conhecimento. Os resultados contribuem para os estudos da interação face a face e, em um contexto maior, para a interação texto-leitor, pouco explorada como fenômeno social. |
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Era igual escrava: uma análise da interação leitor-texto-leitor em uma perspectiva goffmanianaInteração; Erving Goffman; A hora da estrelaO objetivo deste trabalho é analisar parte da interação entre duas participantes (mãe da pesquisadora e a própria pesquisadora), realizada a partir da leitura da obra literária A hora da estrela de Clarice Lispector, sob uma perspectiva goffmaniana. Este estudo faz parte de uma pesquisa maior que pretende refletir sobre a vida social e sobre a literatura como modo de ser e de estar no mundo, compreendendo que os sentidos construídos pelo escritor não estão inscritos no livro de maneira estanque, mas são co-construídos pelo leitor. O alinhamento metodológico se dá com a pesquisa qualitativa, por ser um estudo situado em teorias de bases sociais e interpretativas, e com a pesquisa autoetnográfica, por conectar a experiência pessoal com questões socioculturais, explorando o ambiente familiar como lócus de co-construção de conhecimento. Os resultados contribuem para os estudos da interação face a face e, em um contexto maior, para a interação texto-leitor, pouco explorada como fenômeno social.ANTARES: Letras e HumanidadesConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Salgado (PUC-RJ), Odete Firmino Alhadas2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5469ANTARES: Letras e Humanidades; v. 9, n. 18 (2017); 224-2501984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5469/3161Direitos autorais 2017 ANTARES: Letras e Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-23T11:23:18Zoai:vkali30.ucs.br:article/5469Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2017-12-23T11:23:18Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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