Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprender
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7731 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo detalhar uma proposta metodológica de aplicação da Teoria da Argumentação na Língua (ANL), em uma de suas fases mais atuais, a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), bem como a Teoria Polifônica da Enunciação, por meio do Programa Ler para Aprender. O foco consiste em ilustrar como esse Programa pode orientar metodologicamente a leitura global e detalhada de um discurso e como a TBS e a Teoria da Polifonia podem oferecer suporte para as análises linguística e enunciativa. Para isso, nos baseamos em textos de autoria de Marion Carel e Oswald Ducrot, bem como de Martin e Rose, conforme explicitado na seção teórica. Para demonstrar essa associação, utilizamos o discurso Tempo Perdido, de Sírio Possenti, publicado na Revista Língua (2015). Essa combinação, ainda que realizada de modo experimental, pareceu ser produtiva e configurou-se como uma alternativa metodológica para o estudo do discurso. |
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Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprenderArgumentação. Sentido. Estudo do discurso. Abordagem metodológica.Este trabalho tem como objetivo detalhar uma proposta metodológica de aplicação da Teoria da Argumentação na Língua (ANL), em uma de suas fases mais atuais, a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), bem como a Teoria Polifônica da Enunciação, por meio do Programa Ler para Aprender. O foco consiste em ilustrar como esse Programa pode orientar metodologicamente a leitura global e detalhada de um discurso e como a TBS e a Teoria da Polifonia podem oferecer suporte para as análises linguística e enunciativa. Para isso, nos baseamos em textos de autoria de Marion Carel e Oswald Ducrot, bem como de Martin e Rose, conforme explicitado na seção teórica. Para demonstrar essa associação, utilizamos o discurso Tempo Perdido, de Sírio Possenti, publicado na Revista Língua (2015). Essa combinação, ainda que realizada de modo experimental, pareceu ser produtiva e configurou-se como uma alternativa metodológica para o estudo do discurso.ANTARES: Letras e HumanidadesLebler (UFSC), Cristiane Dall’ CortivoSantorum (UNISC), Karen2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7731ANTARES: Letras e Humanidades; v. 11, n. 23 (2019); 130-1521984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7731/3923Direitos autorais 2019 Cristiane Dall’ Cortivo Lebler (UNISC), Karen Santorum (UFSC)info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-23T08:25:08Zoai:vkali30.ucs.br:article/7731Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2019-12-23T08:25:08Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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