Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lebler (UFSC), Cristiane Dall’ Cortivo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santorum (UNISC), Karen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7731
Resumo: Este trabalho tem como objetivo detalhar uma proposta metodológica de aplicação da Teoria da Argumentação na Língua (ANL), em uma de suas fases mais atuais, a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), bem como a Teoria Polifônica da Enunciação, por meio do Programa Ler para Aprender. O foco consiste em ilustrar como esse Programa pode orientar metodologicamente a leitura global e detalhada de um discurso e como a TBS e a Teoria da Polifonia podem oferecer suporte para as análises linguística e enunciativa. Para isso, nos baseamos em textos de autoria de Marion Carel e Oswald Ducrot, bem como de Martin e Rose, conforme explicitado na seção teórica. Para demonstrar essa associação, utilizamos o discurso Tempo Perdido, de Sírio Possenti, publicado na Revista Língua (2015). Essa combinação, ainda que realizada de modo experimental, pareceu ser produtiva e configurou-se como uma alternativa metodológica para o estudo do discurso.
id UCS-2_fe662d11a1b4bc5876c4c9a1e0933a5c
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/7731
network_acronym_str UCS-2
network_name_str Antares (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprenderArgumentação. Sentido. Estudo do discurso. Abordagem metodológica.Este trabalho tem como objetivo detalhar uma proposta metodológica de aplicação da Teoria da Argumentação na Língua (ANL), em uma de suas fases mais atuais, a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), bem como a Teoria Polifônica da Enunciação, por meio do Programa Ler para Aprender. O foco consiste em ilustrar como esse Programa pode orientar metodologicamente a leitura global e detalhada de um discurso e como a TBS e a Teoria da Polifonia podem oferecer suporte para as análises linguística e enunciativa. Para isso, nos baseamos em textos de autoria de Marion Carel e Oswald Ducrot, bem como de Martin e Rose, conforme explicitado na seção teórica. Para demonstrar essa associação, utilizamos o discurso Tempo Perdido, de Sírio Possenti, publicado na Revista Língua (2015). Essa combinação, ainda que realizada de modo experimental, pareceu ser produtiva e configurou-se como uma alternativa metodológica para o estudo do discurso.ANTARES: Letras e HumanidadesLebler (UFSC), Cristiane Dall’ CortivoSantorum (UNISC), Karen2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7731ANTARES: Letras e Humanidades; v. 11, n. 23 (2019); 130-1521984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7731/3923Direitos autorais 2019 Cristiane Dall’ Cortivo Lebler (UNISC), Karen Santorum (UFSC)info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-23T08:25:08Zoai:vkali30.ucs.br:article/7731Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2019-12-23T08:25:08Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprender
title Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprender
spellingShingle Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprender
Lebler (UFSC), Cristiane Dall’ Cortivo
Argumentação. Sentido. Estudo do discurso. Abordagem metodológica.
title_short Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprender
title_full Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprender
title_fullStr Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprender
title_full_unstemmed Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprender
title_sort Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprender
author Lebler (UFSC), Cristiane Dall’ Cortivo
author_facet Lebler (UFSC), Cristiane Dall’ Cortivo
Santorum (UNISC), Karen
author_role author
author2 Santorum (UNISC), Karen
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lebler (UFSC), Cristiane Dall’ Cortivo
Santorum (UNISC), Karen
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação. Sentido. Estudo do discurso. Abordagem metodológica.
topic Argumentação. Sentido. Estudo do discurso. Abordagem metodológica.
description Este trabalho tem como objetivo detalhar uma proposta metodológica de aplicação da Teoria da Argumentação na Língua (ANL), em uma de suas fases mais atuais, a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), bem como a Teoria Polifônica da Enunciação, por meio do Programa Ler para Aprender. O foco consiste em ilustrar como esse Programa pode orientar metodologicamente a leitura global e detalhada de um discurso e como a TBS e a Teoria da Polifonia podem oferecer suporte para as análises linguística e enunciativa. Para isso, nos baseamos em textos de autoria de Marion Carel e Oswald Ducrot, bem como de Martin e Rose, conforme explicitado na seção teórica. Para demonstrar essa associação, utilizamos o discurso Tempo Perdido, de Sírio Possenti, publicado na Revista Língua (2015). Essa combinação, ainda que realizada de modo experimental, pareceu ser produtiva e configurou-se como uma alternativa metodológica para o estudo do discurso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7731
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7731/3923
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Cristiane Dall’ Cortivo Lebler (UNISC), Karen Santorum (UFSC)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Cristiane Dall’ Cortivo Lebler (UNISC), Karen Santorum (UFSC)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades; v. 11, n. 23 (2019); 130-152
1984-4921
reponame:Antares (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Antares (Caxias do Sul)
collection Antares (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br
_version_ 1750315218119950336