Ontologia da diversidade // Ontology of diversity
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3651 |
Resumo: | O texto terá como propósito indagar sobre a categoria da diversidade quando voltada à questão educacional. A pergunta que se desejará responder será: O que se entende quando falamos em diversidade? A hipótese a ser perseguida é a de que o tema da diversidade tornou-se lugar-comum e corriqueiramente assume as mais diversas concepções possíveis ou, ainda, foca-se exclusivamente em fenômenos da diversidade. O autor, partindo de Freire e Charlot, pretende discutir a problemática da natureza inconclusa do ser humano e argumentar que cada um faz em si a experiência do diverso; mas tal natureza ontológica assume conotações importantes para a vida em sociedade quando estamos em situação de relação. Assim, partindo da discussão ontológica, desejamos alcançar o tema da antropologia amparado em Paul Ricoeur.Palavras-chave: Ontologia. Inclusão. Diversidade. |
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Ontologia da diversidade // Ontology of diversityO texto terá como propósito indagar sobre a categoria da diversidade quando voltada à questão educacional. A pergunta que se desejará responder será: O que se entende quando falamos em diversidade? A hipótese a ser perseguida é a de que o tema da diversidade tornou-se lugar-comum e corriqueiramente assume as mais diversas concepções possíveis ou, ainda, foca-se exclusivamente em fenômenos da diversidade. O autor, partindo de Freire e Charlot, pretende discutir a problemática da natureza inconclusa do ser humano e argumentar que cada um faz em si a experiência do diverso; mas tal natureza ontológica assume conotações importantes para a vida em sociedade quando estamos em situação de relação. Assim, partindo da discussão ontológica, desejamos alcançar o tema da antropologia amparado em Paul Ricoeur.Palavras-chave: Ontologia. Inclusão. Diversidade.Universidade de Caxias do SulMatos, Junot Cornélio2015-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3651Conjectura: filosofia e educação; v. 20; 67-84CONJECTURA: filosofia e educação; v. 20; 67-842178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3651/pdf_436info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-14T12:37:06ZRevista |
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O texto terá como propósito indagar sobre a categoria da diversidade quando voltada à questão educacional. A pergunta que se desejará responder será: O que se entende quando falamos em diversidade? A hipótese a ser perseguida é a de que o tema da diversidade tornou-se lugar-comum e corriqueiramente assume as mais diversas concepções possíveis ou, ainda, foca-se exclusivamente em fenômenos da diversidade. O autor, partindo de Freire e Charlot, pretende discutir a problemática da natureza inconclusa do ser humano e argumentar que cada um faz em si a experiência do diverso; mas tal natureza ontológica assume conotações importantes para a vida em sociedade quando estamos em situação de relação. Assim, partindo da discussão ontológica, desejamos alcançar o tema da antropologia amparado em Paul Ricoeur.Palavras-chave: Ontologia. Inclusão. Diversidade. |
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