Ontologia da diversidade // Ontology of diversity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Junot Cornélio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3651
Resumo: O texto terá como propósito indagar sobre a categoria da diversidade quando voltada à questão educacional. A pergunta que se desejará responder será: O que se entende quando falamos em diversidade? A hipótese a ser perseguida é a de que o tema da diversidade tornou-se lugar-comum e corriqueiramente assume as mais diversas concepções possíveis ou, ainda, foca-se exclusivamente em fenômenos da diversidade. O autor, partindo de Freire e Charlot, pretende discutir a problemática da natureza inconclusa do ser humano e argumentar que cada um faz em si a experiência do diverso; mas tal natureza ontológica assume conotações importantes para a vida em sociedade quando estamos em situação de relação. Assim, partindo da discussão ontológica, desejamos alcançar o tema da antropologia amparado em Paul Ricoeur.Palavras-chave: Ontologia. Inclusão. Diversidade.
id UCS-3_119ae7b048c5af94a708f9a970f25881
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/3651
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Ontologia da diversidade // Ontology of diversityO texto terá como propósito indagar sobre a categoria da diversidade quando voltada à questão educacional. A pergunta que se desejará responder será: O que se entende quando falamos em diversidade? A hipótese a ser perseguida é a de que o tema da diversidade tornou-se lugar-comum e corriqueiramente assume as mais diversas concepções possíveis ou, ainda, foca-se exclusivamente em fenômenos da diversidade. O autor, partindo de Freire e Charlot, pretende discutir a problemática da natureza inconclusa do ser humano e argumentar que cada um faz em si a experiência do diverso; mas tal natureza ontológica assume conotações importantes para a vida em sociedade quando estamos em situação de relação. Assim, partindo da discussão ontológica, desejamos alcançar o tema da antropologia amparado em Paul Ricoeur.Palavras-chave: Ontologia. Inclusão. Diversidade.Universidade de Caxias do SulMatos, Junot Cornélio2015-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3651Conjectura: filosofia e educação; v. 20; 67-84CONJECTURA: filosofia e educação; v. 20; 67-842178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3651/pdf_436info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-14T12:37:06ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Ontologia da diversidade // Ontology of diversity
title Ontologia da diversidade // Ontology of diversity
spellingShingle Ontologia da diversidade // Ontology of diversity
Matos, Junot Cornélio
title_short Ontologia da diversidade // Ontology of diversity
title_full Ontologia da diversidade // Ontology of diversity
title_fullStr Ontologia da diversidade // Ontology of diversity
title_full_unstemmed Ontologia da diversidade // Ontology of diversity
title_sort Ontologia da diversidade // Ontology of diversity
author Matos, Junot Cornélio
author_facet Matos, Junot Cornélio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Junot Cornélio
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O texto terá como propósito indagar sobre a categoria da diversidade quando voltada à questão educacional. A pergunta que se desejará responder será: O que se entende quando falamos em diversidade? A hipótese a ser perseguida é a de que o tema da diversidade tornou-se lugar-comum e corriqueiramente assume as mais diversas concepções possíveis ou, ainda, foca-se exclusivamente em fenômenos da diversidade. O autor, partindo de Freire e Charlot, pretende discutir a problemática da natureza inconclusa do ser humano e argumentar que cada um faz em si a experiência do diverso; mas tal natureza ontológica assume conotações importantes para a vida em sociedade quando estamos em situação de relação. Assim, partindo da discussão ontológica, desejamos alcançar o tema da antropologia amparado em Paul Ricoeur.Palavras-chave: Ontologia. Inclusão. Diversidade.
description O texto terá como propósito indagar sobre a categoria da diversidade quando voltada à questão educacional. A pergunta que se desejará responder será: O que se entende quando falamos em diversidade? A hipótese a ser perseguida é a de que o tema da diversidade tornou-se lugar-comum e corriqueiramente assume as mais diversas concepções possíveis ou, ainda, foca-se exclusivamente em fenômenos da diversidade. O autor, partindo de Freire e Charlot, pretende discutir a problemática da natureza inconclusa do ser humano e argumentar que cada um faz em si a experiência do diverso; mas tal natureza ontológica assume conotações importantes para a vida em sociedade quando estamos em situação de relação. Assim, partindo da discussão ontológica, desejamos alcançar o tema da antropologia amparado em Paul Ricoeur.Palavras-chave: Ontologia. Inclusão. Diversidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3651
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3651/pdf_436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 20; 67-84
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 20; 67-84
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949576085504