ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Santiago, Léia Adriana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/510
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexãosobre o processo de constituição da disciplina "Estudos Latino-Americanos" - que compõe a grade curricular da Educação Básica do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina - a fim de compreender como a mesma, em sendo objeto da cultura escolar, pode contribuir para a formação inicial dos graduandos do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina, no sentido de estimular a formação de uma consciência histórica e cidadã. Na realização deste trabalho, analisamos o documento oficial que propôs a inclusão da disciplina ELA, na grade curricular do colégio, como também as considerações finais de seis relatórios de estágio-docência, realizados pelos alunos da sétima fase do curso de Graduação em História, nos anos de 2004, 2007 e 2008. Este trabalho concluiu sinalizando que essa disciplina tem contribuído para o desenvolvimento de uma consciência histórica e cidadã, na medida em que tem levado os estagiários docentes ao questionamento sobre seu desconhecimento da América Latina, sobre sua falta de familiaridade com a mesma, sobre suas dificuldades na elaboração e no desenvolvimento dos conteúdos a serem expostos na sala de aula e sobre a visão estereotipada do continente americano.
id UCS-3_1714d834ef45cf7620ef7f7eaec1b6ba
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/510
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicialO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexãosobre o processo de constituição da disciplina "Estudos Latino-Americanos" - que compõe a grade curricular da Educação Básica do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina - a fim de compreender como a mesma, em sendo objeto da cultura escolar, pode contribuir para a formação inicial dos graduandos do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina, no sentido de estimular a formação de uma consciência histórica e cidadã. Na realização deste trabalho, analisamos o documento oficial que propôs a inclusão da disciplina ELA, na grade curricular do colégio, como também as considerações finais de seis relatórios de estágio-docência, realizados pelos alunos da sétima fase do curso de Graduação em História, nos anos de 2004, 2007 e 2008. Este trabalho concluiu sinalizando que essa disciplina tem contribuído para o desenvolvimento de uma consciência histórica e cidadã, na medida em que tem levado os estagiários docentes ao questionamento sobre seu desconhecimento da América Latina, sobre sua falta de familiaridade com a mesma, sobre suas dificuldades na elaboração e no desenvolvimento dos conteúdos a serem expostos na sala de aula e sobre a visão estereotipada do continente americano.Universidade de Caxias do Sulda Silva Santiago, Léia Adriana2010-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/510Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 3CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 32178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/510/398info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-05T19:51:58ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial
title ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial
spellingShingle ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial
da Silva Santiago, Léia Adriana
title_short ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial
title_full ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial
title_fullStr ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial
title_full_unstemmed ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial
title_sort ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial
author da Silva Santiago, Léia Adriana
author_facet da Silva Santiago, Léia Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Santiago, Léia Adriana
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexãosobre o processo de constituição da disciplina "Estudos Latino-Americanos" - que compõe a grade curricular da Educação Básica do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina - a fim de compreender como a mesma, em sendo objeto da cultura escolar, pode contribuir para a formação inicial dos graduandos do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina, no sentido de estimular a formação de uma consciência histórica e cidadã. Na realização deste trabalho, analisamos o documento oficial que propôs a inclusão da disciplina ELA, na grade curricular do colégio, como também as considerações finais de seis relatórios de estágio-docência, realizados pelos alunos da sétima fase do curso de Graduação em História, nos anos de 2004, 2007 e 2008. Este trabalho concluiu sinalizando que essa disciplina tem contribuído para o desenvolvimento de uma consciência histórica e cidadã, na medida em que tem levado os estagiários docentes ao questionamento sobre seu desconhecimento da América Latina, sobre sua falta de familiaridade com a mesma, sobre suas dificuldades na elaboração e no desenvolvimento dos conteúdos a serem expostos na sala de aula e sobre a visão estereotipada do continente americano.
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexãosobre o processo de constituição da disciplina "Estudos Latino-Americanos" - que compõe a grade curricular da Educação Básica do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina - a fim de compreender como a mesma, em sendo objeto da cultura escolar, pode contribuir para a formação inicial dos graduandos do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina, no sentido de estimular a formação de uma consciência histórica e cidadã. Na realização deste trabalho, analisamos o documento oficial que propôs a inclusão da disciplina ELA, na grade curricular do colégio, como também as considerações finais de seis relatórios de estágio-docência, realizados pelos alunos da sétima fase do curso de Graduação em História, nos anos de 2004, 2007 e 2008. Este trabalho concluiu sinalizando que essa disciplina tem contribuído para o desenvolvimento de uma consciência histórica e cidadã, na medida em que tem levado os estagiários docentes ao questionamento sobre seu desconhecimento da América Latina, sobre sua falta de familiaridade com a mesma, sobre suas dificuldades na elaboração e no desenvolvimento dos conteúdos a serem expostos na sala de aula e sobre a visão estereotipada do continente americano.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/510
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/510/398
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 3
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 3
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949580279808