A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2611 |
Resumo: | This study presents the results of an action research project, which aims to contribute to the promotion of the poetic text in the classroom of Elementary and High Schools, through the collective construction and implementation of an interdisciplinary poetry project that involved different matters teachers, pre-service teachers and a researcher. The framework addressed theoretical studies on initial and in-service models of teacher training that support emancipatory and reflective practice in schoolbased activities and collaborative work. The results were obtained through semi-structured interviews carried out with thirteen teachers and pre-service teachers who participated in the project and they point out the feasibility of the proposal. |
id |
RCAP_b6de8a7c6b3f359fef489a9b6ba27617 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/2611 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professoresThis study presents the results of an action research project, which aims to contribute to the promotion of the poetic text in the classroom of Elementary and High Schools, through the collective construction and implementation of an interdisciplinary poetry project that involved different matters teachers, pre-service teachers and a researcher. The framework addressed theoretical studies on initial and in-service models of teacher training that support emancipatory and reflective practice in schoolbased activities and collaborative work. The results were obtained through semi-structured interviews carried out with thirteen teachers and pre-service teachers who participated in the project and they point out the feasibility of the proposal.Cette étude présente les résultats d’une recherche-action visant à contribuer à la promotion du textepoétique en classe, grâce à la construction et mise en place d’un projet collectif et interdisciplinaire de poésie, mené dans des classes de l’Enseignement Fondamental et Moyen (Enseignement Secondaire), d’une école publique de S. Paulo - Brésil. Le projet qui a compté avec la participation d’enseignants de différentes matières, professeurs en formation initiale (stagiaires de Lettres) et la chercheuse est parti d’études théoriques qui proposent un modèle de formation initiale et continue qui favorise la pratique pédagogique réfléchie et émancipatoire, à partir du travail en collaboration, développé dans l’environnement de travail. Les résultats présentés dans cet article, obtenus à partir de l’analyse de contenu de treize entretiens semi-structurés appliqués avèrent la viabilité de la proposition.Este estudo apresenta resultados de uma investigação-ação que tem como objetivo contribuir para o resgate da poesia em sala de aula, através da construção coletiva de um projeto interdisciplinar e de sua implementação em classes de 2º Ciclo do Ensino Fundamental e Ensino Médio (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, em Portugal), de uma escola pública, em São Paulo – Brasil, envolvendo professores de diferentes disciplinas, estagiários do curso de Letras e a investigadora.A investigação baseou-se em estudos teóricos que propõem um modelo de formação inicial e continuada que promova a prática pedagógica, reflexiva e emancipatória, a partir do trabalho colaborativo, no próprio ambiente de trabalho. Os resultados aqui apresentados, obtidos através da análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a treze participantes desta investigação, apontam a viabilidade da proposta.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2015-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v7i1.2611https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2611Indagatio Didactica; Vol 7 No 1 (2015); 42-57Indagatio Didactica; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 42-57Indagatio Didactica; Vol. 7 No 1 (2015); 42-57Indagatio Didactica; vol. 7 n.º 1 (2015); 42-571647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2611https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2611/2041Osório, ReginaMartins, Filomenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:14:54Zoai:proa.ua.pt:article/2611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:58.015349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores |
title |
A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores |
spellingShingle |
A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores Osório, Regina |
title_short |
A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores |
title_full |
A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores |
title_fullStr |
A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores |
title_full_unstemmed |
A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores |
title_sort |
A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores |
author |
Osório, Regina |
author_facet |
Osório, Regina Martins, Filomena |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Filomena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osório, Regina Martins, Filomena |
description |
This study presents the results of an action research project, which aims to contribute to the promotion of the poetic text in the classroom of Elementary and High Schools, through the collective construction and implementation of an interdisciplinary poetry project that involved different matters teachers, pre-service teachers and a researcher. The framework addressed theoretical studies on initial and in-service models of teacher training that support emancipatory and reflective practice in schoolbased activities and collaborative work. The results were obtained through semi-structured interviews carried out with thirteen teachers and pre-service teachers who participated in the project and they point out the feasibility of the proposal. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2611 https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2611 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2611 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2611/2041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 7 No 1 (2015); 42-57 Indagatio Didactica; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 42-57 Indagatio Didactica; Vol. 7 No 1 (2015); 42-57 Indagatio Didactica; vol. 7 n.º 1 (2015); 42-57 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133567598460928 |