A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, Regina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins, Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2611
Resumo: This study presents the results of an action research project, which aims to contribute to the promotion of the poetic text in the classroom of Elementary and High Schools, through the collective construction and implementation of an interdisciplinary poetry project that involved different matters teachers, pre-service teachers and a researcher. The framework addressed theoretical studies on initial and in-service models of teacher training that support emancipatory and reflective practice in schoolbased activities and collaborative work. The results were obtained through semi-structured interviews carried out with thirteen teachers and pre-service teachers who participated in the project and they point out the feasibility of the proposal.
id RCAP_b6de8a7c6b3f359fef489a9b6ba27617
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/2611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professoresThis study presents the results of an action research project, which aims to contribute to the promotion of the poetic text in the classroom of Elementary and High Schools, through the collective construction and implementation of an interdisciplinary poetry project that involved different matters teachers, pre-service teachers and a researcher. The framework addressed theoretical studies on initial and in-service models of teacher training that support emancipatory and reflective practice in schoolbased activities and collaborative work. The results were obtained through semi-structured interviews carried out with thirteen teachers and pre-service teachers who participated in the project and they point out the feasibility of the proposal.Cette étude présente les résultats d’une recherche-action visant à contribuer à la promotion du textepoétique en classe, grâce à la construction et mise en place d’un projet collectif et interdisciplinaire de poésie, mené dans des classes de l’Enseignement Fondamental et Moyen (Enseignement Secondaire), d’une école publique de S. Paulo - Brésil. Le projet qui a compté avec la participation d’enseignants de différentes matières, professeurs en formation initiale (stagiaires de Lettres) et la chercheuse est parti d’études théoriques qui proposent un modèle de formation initiale et continue qui favorise la pratique pédagogique réfléchie et émancipatoire, à partir du travail en collaboration, développé dans l’environnement de travail. Les résultats présentés dans cet article, obtenus à partir de l’analyse de contenu de treize entretiens semi-structurés appliqués avèrent la viabilité de la proposition.Este estudo apresenta resultados de uma investigação-ação que tem como objetivo contribuir para o resgate da poesia em sala de aula, através da construção coletiva de um projeto interdisciplinar e de sua implementação em classes de 2º Ciclo do Ensino Fundamental e Ensino Médio (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, em Portugal), de uma escola pública, em São Paulo – Brasil, envolvendo professores de diferentes disciplinas, estagiários do curso de Letras e a investigadora.A investigação baseou-se em estudos teóricos que propõem um modelo de formação inicial e continuada que promova a prática pedagógica, reflexiva e emancipatória, a partir do trabalho colaborativo, no próprio ambiente de trabalho. Os resultados aqui apresentados, obtidos através da análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a treze participantes desta investigação, apontam a viabilidade da proposta.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2015-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v7i1.2611https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2611Indagatio Didactica; Vol 7 No 1 (2015); 42-57Indagatio Didactica; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 42-57Indagatio Didactica; Vol. 7 No 1 (2015); 42-57Indagatio Didactica; vol. 7 n.º 1 (2015); 42-571647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2611https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2611/2041Osório, ReginaMartins, Filomenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:14:54Zoai:proa.ua.pt:article/2611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:58.015349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores
title A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores
spellingShingle A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores
Osório, Regina
title_short A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores
title_full A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores
title_fullStr A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores
title_full_unstemmed A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores
title_sort A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores
author Osório, Regina
author_facet Osório, Regina
Martins, Filomena
author_role author
author2 Martins, Filomena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osório, Regina
Martins, Filomena
description This study presents the results of an action research project, which aims to contribute to the promotion of the poetic text in the classroom of Elementary and High Schools, through the collective construction and implementation of an interdisciplinary poetry project that involved different matters teachers, pre-service teachers and a researcher. The framework addressed theoretical studies on initial and in-service models of teacher training that support emancipatory and reflective practice in schoolbased activities and collaborative work. The results were obtained through semi-structured interviews carried out with thirteen teachers and pre-service teachers who participated in the project and they point out the feasibility of the proposal.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2611
https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2611
url https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2611
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2611/2041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 7 No 1 (2015); 42-57
Indagatio Didactica; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 42-57
Indagatio Didactica; Vol. 7 No 1 (2015); 42-57
Indagatio Didactica; vol. 7 n.º 1 (2015); 42-57
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133567598460928