Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Denilson Marques dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Denise Marques dos, Grando, Beleni Salete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9273
Resumo: Como a religião é vivenciada nas instituições públicas? Nas escolas existe o respeito às diversas religiões ou os professores legitimam as próprias crenças?  Para compreensão de tais questões participamos das aulas de Ensino Religioso, entrevistamos professoras e servidores da câmara e prefeitura municipal. Dos resultados podemos apontar: Os símbolos e práticas religiosas estão presentes nos espaços públicos, onde se deveria primar pelo princípio da laicidade; no Ensino da Religião, em geral, prevalece à religião do professor; as demais são vistas como crendices; a criança que se posiciona contrária a atitude do professor acaba vítima de discriminação e exclusão.  
id UCS-3_19ab0ef4b65a6304b9d0d299dbb842a9
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/9273
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas.On behalf of the Father: the (non) laicity in public institutions and schoolsFilosofia; Pedagogia; Educação; Pós-Graduação em Letras.Como a religião é vivenciada nas instituições públicas? Nas escolas existe o respeito às diversas religiões ou os professores legitimam as próprias crenças?  Para compreensão de tais questões participamos das aulas de Ensino Religioso, entrevistamos professoras e servidores da câmara e prefeitura municipal. Dos resultados podemos apontar: Os símbolos e práticas religiosas estão presentes nos espaços públicos, onde se deveria primar pelo princípio da laicidade; no Ensino da Religião, em geral, prevalece à religião do professor; as demais são vistas como crendices; a criança que se posiciona contrária a atitude do professor acaba vítima de discriminação e exclusão.  How is religion experienced in public institutions? In schools is there respect for the various religions or do teachers legitimize their own beliefs? To understand these issues we participated in religious education classes, we interviewed teachers and servants of the city hall and city hall. From the results we can point out: The symbols and religious practices are present in public spaces, where one should excel in the principle of laicity; in the Teaching of Religion, in general, prevails to the religion of the teacher; the other are seen as beliefs; the child who is opposed to the teacher’s attitude ends up being discriminated against and excluded.Keywords: Beliefs. Teaching of Religion. Public Spaces. Laicity. Universidade de Caxias do SulUniversidade do Estado do Pará - UEPASantos, Denilson Marques dosSantos, Denise Marques dosGrando, Beleni Salete2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/927310.18226/21784612.v26.e021041Conjectura: filosofia e educação; v. 26 (2021): Dossiê: Religião e Política: perspectivas, tradições e desafios; e021041CONJECTURA: filosofia e educação; v. 26 (2021): Dossiê: Religião e Política: perspectivas, tradições e desafios; e0210412178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9273/pdfDireitos autorais 2021 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-06T12:13:38ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas.
On behalf of the Father: the (non) laicity in public institutions and schools
title Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas.
spellingShingle Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas.
Santos, Denilson Marques dos
Filosofia; Pedagogia; Educação; Pós-Graduação em Letras.
title_short Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas.
title_full Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas.
title_fullStr Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas.
title_full_unstemmed Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas.
title_sort Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas.
author Santos, Denilson Marques dos
author_facet Santos, Denilson Marques dos
Santos, Denise Marques dos
Grando, Beleni Salete
author_role author
author2 Santos, Denise Marques dos
Grando, Beleni Salete
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Pará - UEPA

dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Denilson Marques dos
Santos, Denise Marques dos
Grando, Beleni Salete
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia; Pedagogia; Educação; Pós-Graduação em Letras.
topic Filosofia; Pedagogia; Educação; Pós-Graduação em Letras.
dc.description.none.fl_txt_mv Como a religião é vivenciada nas instituições públicas? Nas escolas existe o respeito às diversas religiões ou os professores legitimam as próprias crenças?  Para compreensão de tais questões participamos das aulas de Ensino Religioso, entrevistamos professoras e servidores da câmara e prefeitura municipal. Dos resultados podemos apontar: Os símbolos e práticas religiosas estão presentes nos espaços públicos, onde se deveria primar pelo princípio da laicidade; no Ensino da Religião, em geral, prevalece à religião do professor; as demais são vistas como crendices; a criança que se posiciona contrária a atitude do professor acaba vítima de discriminação e exclusão.  
How is religion experienced in public institutions? In schools is there respect for the various religions or do teachers legitimize their own beliefs? To understand these issues we participated in religious education classes, we interviewed teachers and servants of the city hall and city hall. From the results we can point out: The symbols and religious practices are present in public spaces, where one should excel in the principle of laicity; in the Teaching of Religion, in general, prevails to the religion of the teacher; the other are seen as beliefs; the child who is opposed to the teacher’s attitude ends up being discriminated against and excluded.Keywords: Beliefs. Teaching of Religion. Public Spaces. Laicity. 
description Como a religião é vivenciada nas instituições públicas? Nas escolas existe o respeito às diversas religiões ou os professores legitimam as próprias crenças?  Para compreensão de tais questões participamos das aulas de Ensino Religioso, entrevistamos professoras e servidores da câmara e prefeitura municipal. Dos resultados podemos apontar: Os símbolos e práticas religiosas estão presentes nos espaços públicos, onde se deveria primar pelo princípio da laicidade; no Ensino da Religião, em geral, prevalece à religião do professor; as demais são vistas como crendices; a criança que se posiciona contrária a atitude do professor acaba vítima de discriminação e exclusão.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9273
10.18226/21784612.v26.e021041
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9273
identifier_str_mv 10.18226/21784612.v26.e021041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9273/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CONJECTURA: filosofia e educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CONJECTURA: filosofia e educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 26 (2021): Dossiê: Religião e Política: perspectivas, tradições e desafios; e021041
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 26 (2021): Dossiê: Religião e Política: perspectivas, tradições e desafios; e021041
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950980128768