Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9273 |
Resumo: | Como a religião é vivenciada nas instituições públicas? Nas escolas existe o respeito às diversas religiões ou os professores legitimam as próprias crenças? Para compreensão de tais questões participamos das aulas de Ensino Religioso, entrevistamos professoras e servidores da câmara e prefeitura municipal. Dos resultados podemos apontar: Os símbolos e práticas religiosas estão presentes nos espaços públicos, onde se deveria primar pelo princípio da laicidade; no Ensino da Religião, em geral, prevalece à religião do professor; as demais são vistas como crendices; a criança que se posiciona contrária a atitude do professor acaba vítima de discriminação e exclusão. |
id |
UCS-3_19ab0ef4b65a6304b9d0d299dbb842a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/9273 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas.On behalf of the Father: the (non) laicity in public institutions and schoolsFilosofia; Pedagogia; Educação; Pós-Graduação em Letras.Como a religião é vivenciada nas instituições públicas? Nas escolas existe o respeito às diversas religiões ou os professores legitimam as próprias crenças? Para compreensão de tais questões participamos das aulas de Ensino Religioso, entrevistamos professoras e servidores da câmara e prefeitura municipal. Dos resultados podemos apontar: Os símbolos e práticas religiosas estão presentes nos espaços públicos, onde se deveria primar pelo princípio da laicidade; no Ensino da Religião, em geral, prevalece à religião do professor; as demais são vistas como crendices; a criança que se posiciona contrária a atitude do professor acaba vítima de discriminação e exclusão. How is religion experienced in public institutions? In schools is there respect for the various religions or do teachers legitimize their own beliefs? To understand these issues we participated in religious education classes, we interviewed teachers and servants of the city hall and city hall. From the results we can point out: The symbols and religious practices are present in public spaces, where one should excel in the principle of laicity; in the Teaching of Religion, in general, prevails to the religion of the teacher; the other are seen as beliefs; the child who is opposed to the teacher’s attitude ends up being discriminated against and excluded.Keywords: Beliefs. Teaching of Religion. Public Spaces. Laicity. Universidade de Caxias do SulUniversidade do Estado do Pará - UEPASantos, Denilson Marques dosSantos, Denise Marques dosGrando, Beleni Salete2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/927310.18226/21784612.v26.e021041Conjectura: filosofia e educação; v. 26 (2021): Dossiê: Religião e Política: perspectivas, tradições e desafios; e021041CONJECTURA: filosofia e educação; v. 26 (2021): Dossiê: Religião e Política: perspectivas, tradições e desafios; e0210412178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9273/pdfDireitos autorais 2021 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-06T12:13:38ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas. On behalf of the Father: the (non) laicity in public institutions and schools |
title |
Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas. |
spellingShingle |
Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas. Santos, Denilson Marques dos Filosofia; Pedagogia; Educação; Pós-Graduação em Letras. |
title_short |
Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas. |
title_full |
Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas. |
title_fullStr |
Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas. |
title_full_unstemmed |
Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas. |
title_sort |
Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas. |
author |
Santos, Denilson Marques dos |
author_facet |
Santos, Denilson Marques dos Santos, Denise Marques dos Grando, Beleni Salete |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Denise Marques dos Grando, Beleni Salete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Pará - UEPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Denilson Marques dos Santos, Denise Marques dos Grando, Beleni Salete |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia; Pedagogia; Educação; Pós-Graduação em Letras. |
topic |
Filosofia; Pedagogia; Educação; Pós-Graduação em Letras. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Como a religião é vivenciada nas instituições públicas? Nas escolas existe o respeito às diversas religiões ou os professores legitimam as próprias crenças? Para compreensão de tais questões participamos das aulas de Ensino Religioso, entrevistamos professoras e servidores da câmara e prefeitura municipal. Dos resultados podemos apontar: Os símbolos e práticas religiosas estão presentes nos espaços públicos, onde se deveria primar pelo princípio da laicidade; no Ensino da Religião, em geral, prevalece à religião do professor; as demais são vistas como crendices; a criança que se posiciona contrária a atitude do professor acaba vítima de discriminação e exclusão. How is religion experienced in public institutions? In schools is there respect for the various religions or do teachers legitimize their own beliefs? To understand these issues we participated in religious education classes, we interviewed teachers and servants of the city hall and city hall. From the results we can point out: The symbols and religious practices are present in public spaces, where one should excel in the principle of laicity; in the Teaching of Religion, in general, prevails to the religion of the teacher; the other are seen as beliefs; the child who is opposed to the teacher’s attitude ends up being discriminated against and excluded.Keywords: Beliefs. Teaching of Religion. Public Spaces. Laicity. |
description |
Como a religião é vivenciada nas instituições públicas? Nas escolas existe o respeito às diversas religiões ou os professores legitimam as próprias crenças? Para compreensão de tais questões participamos das aulas de Ensino Religioso, entrevistamos professoras e servidores da câmara e prefeitura municipal. Dos resultados podemos apontar: Os símbolos e práticas religiosas estão presentes nos espaços públicos, onde se deveria primar pelo princípio da laicidade; no Ensino da Religião, em geral, prevalece à religião do professor; as demais são vistas como crendices; a criança que se posiciona contrária a atitude do professor acaba vítima de discriminação e exclusão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9273 10.18226/21784612.v26.e021041 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9273 |
identifier_str_mv |
10.18226/21784612.v26.e021041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9273/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CONJECTURA: filosofia e educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CONJECTURA: filosofia e educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 26 (2021): Dossiê: Religião e Política: perspectivas, tradições e desafios; e021041 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 26 (2021): Dossiê: Religião e Política: perspectivas, tradições e desafios; e021041 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829950980128768 |