Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo formando leitores: em foco a 4ª Jornadinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Röhrig, Adriana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Verardi Burlamaque, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/25
Resumo: Resumo: Palavras-chave: Abstract: Keywords : Reading. Jornadinha Nacional de Literatura. Reception. Experience.Representation.This article makes an analysis on the role of Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo, with emphasis on representations of its 4th edition, built by children of 10 years, from the middle class of RS – Ijuí, students of a private school in same municipality. Testimonies of these children are examined at four different times in the light of the Aesthetics of Reception and the Sociology of Reading. The four stages are called placements, a methodology created by Judith Langer and used in this analysis. Thus, this discussion seeks to understand how to make the experience of reading and living of the children mentioned in that moment, in the process of building the 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, they intersect and provide representation for the target audience of this work.Leitura. Jornadinha Nacional de Literatura. Recepção. Experiência. Representação.Este artigo faz uma análise do papel das Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo, com ênfase nas representações da sua 4ª edição, construídas por crianças de 10 anos de idade, provenientes da classe média de Ijuí – RS, estudantes de uma escola particular no mesmo município. São examinados depoimentos dessas crianças em quatro momentos diferentes, à luz da Estética da Recepção e da Sociologia da Leitura. Os quatro momentos são chamados posicionamentos, uma metodologia criada por Judith Langer e utilizada nesta análise. Assim, esta reflexão busca compreender como se dão as experiências de leitura e de vida das crianças mencionadas e em que momento, no processo de construção da 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, elas se cruzam e propiciam representações para o público-alvo deste trabalho.
id UCS-3_29a33b3b38b99b9820bcad1b3683705b
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/25
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo formando leitores: em foco a 4ª JornadinhaResumo: Palavras-chave: Abstract: Keywords : Reading. Jornadinha Nacional de Literatura. Reception. Experience.Representation.This article makes an analysis on the role of Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo, with emphasis on representations of its 4th edition, built by children of 10 years, from the middle class of RS – Ijuí, students of a private school in same municipality. Testimonies of these children are examined at four different times in the light of the Aesthetics of Reception and the Sociology of Reading. The four stages are called placements, a methodology created by Judith Langer and used in this analysis. Thus, this discussion seeks to understand how to make the experience of reading and living of the children mentioned in that moment, in the process of building the 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, they intersect and provide representation for the target audience of this work.Leitura. Jornadinha Nacional de Literatura. Recepção. Experiência. Representação.Este artigo faz uma análise do papel das Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo, com ênfase nas representações da sua 4ª edição, construídas por crianças de 10 anos de idade, provenientes da classe média de Ijuí – RS, estudantes de uma escola particular no mesmo município. São examinados depoimentos dessas crianças em quatro momentos diferentes, à luz da Estética da Recepção e da Sociologia da Leitura. Os quatro momentos são chamados posicionamentos, uma metodologia criada por Judith Langer e utilizada nesta análise. Assim, esta reflexão busca compreender como se dão as experiências de leitura e de vida das crianças mencionadas e em que momento, no processo de construção da 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, elas se cruzam e propiciam representações para o público-alvo deste trabalho.Universidade de Caxias do SulRöhrig, AdrianaVerardi Burlamaque, Fabiane2010-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/25Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/25/24info:eu-repo/semantics/openAccess2010-05-28T19:14:06ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo formando leitores: em foco a 4ª Jornadinha
title Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo formando leitores: em foco a 4ª Jornadinha
spellingShingle Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo formando leitores: em foco a 4ª Jornadinha
Röhrig, Adriana
title_short Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo formando leitores: em foco a 4ª Jornadinha
title_full Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo formando leitores: em foco a 4ª Jornadinha
title_fullStr Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo formando leitores: em foco a 4ª Jornadinha
title_full_unstemmed Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo formando leitores: em foco a 4ª Jornadinha
title_sort Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo formando leitores: em foco a 4ª Jornadinha
author Röhrig, Adriana
author_facet Röhrig, Adriana
Verardi Burlamaque, Fabiane
author_role author
author2 Verardi Burlamaque, Fabiane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Röhrig, Adriana
Verardi Burlamaque, Fabiane
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Palavras-chave: Abstract: Keywords : Reading. Jornadinha Nacional de Literatura. Reception. Experience.Representation.This article makes an analysis on the role of Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo, with emphasis on representations of its 4th edition, built by children of 10 years, from the middle class of RS – Ijuí, students of a private school in same municipality. Testimonies of these children are examined at four different times in the light of the Aesthetics of Reception and the Sociology of Reading. The four stages are called placements, a methodology created by Judith Langer and used in this analysis. Thus, this discussion seeks to understand how to make the experience of reading and living of the children mentioned in that moment, in the process of building the 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, they intersect and provide representation for the target audience of this work.Leitura. Jornadinha Nacional de Literatura. Recepção. Experiência. Representação.Este artigo faz uma análise do papel das Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo, com ênfase nas representações da sua 4ª edição, construídas por crianças de 10 anos de idade, provenientes da classe média de Ijuí – RS, estudantes de uma escola particular no mesmo município. São examinados depoimentos dessas crianças em quatro momentos diferentes, à luz da Estética da Recepção e da Sociologia da Leitura. Os quatro momentos são chamados posicionamentos, uma metodologia criada por Judith Langer e utilizada nesta análise. Assim, esta reflexão busca compreender como se dão as experiências de leitura e de vida das crianças mencionadas e em que momento, no processo de construção da 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, elas se cruzam e propiciam representações para o público-alvo deste trabalho.
description Resumo: Palavras-chave: Abstract: Keywords : Reading. Jornadinha Nacional de Literatura. Reception. Experience.Representation.This article makes an analysis on the role of Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo, with emphasis on representations of its 4th edition, built by children of 10 years, from the middle class of RS – Ijuí, students of a private school in same municipality. Testimonies of these children are examined at four different times in the light of the Aesthetics of Reception and the Sociology of Reading. The four stages are called placements, a methodology created by Judith Langer and used in this analysis. Thus, this discussion seeks to understand how to make the experience of reading and living of the children mentioned in that moment, in the process of building the 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, they intersect and provide representation for the target audience of this work.Leitura. Jornadinha Nacional de Literatura. Recepção. Experiência. Representação.Este artigo faz uma análise do papel das Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo, com ênfase nas representações da sua 4ª edição, construídas por crianças de 10 anos de idade, provenientes da classe média de Ijuí – RS, estudantes de uma escola particular no mesmo município. São examinados depoimentos dessas crianças em quatro momentos diferentes, à luz da Estética da Recepção e da Sociologia da Leitura. Os quatro momentos são chamados posicionamentos, uma metodologia criada por Judith Langer e utilizada nesta análise. Assim, esta reflexão busca compreender como se dão as experiências de leitura e de vida das crianças mencionadas e em que momento, no processo de construção da 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, elas se cruzam e propiciam representações para o público-alvo deste trabalho.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/25
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/25/24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 2
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 2
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949625368576