Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4158
Resumo: p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; line-height: 120%; text-align: left; widows: 2; orphans: 2; } O texto empreende uma reflexão sobre o conceito de Formação Cultural (Bildung), que perpassa e está perpassado pela própria criação do sistema educacional alemão. Para isso divide-se em três momentos: 1) verificação das possíveis traduções ao termo na língua portuguesa, 2) apresentação da formulação do conceito no cenário intelectual alemão; e 3) descrição das condições históricas que tornaram esse um conceito chave para o processo de reforma educacional alemão e para o pensamento pedagógico enquanto tal.
id UCS-3_448af6980e5c905b588c1ca26c00ec46
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/4158
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemãop { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; line-height: 120%; text-align: left; widows: 2; orphans: 2; } O texto empreende uma reflexão sobre o conceito de Formação Cultural (Bildung), que perpassa e está perpassado pela própria criação do sistema educacional alemão. Para isso divide-se em três momentos: 1) verificação das possíveis traduções ao termo na língua portuguesa, 2) apresentação da formulação do conceito no cenário intelectual alemão; e 3) descrição das condições históricas que tornaram esse um conceito chave para o processo de reforma educacional alemão e para o pensamento pedagógico enquanto tal.Universidade de Caxias do SulNicolau, Marcos Fábio Alexandre2016-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4158Conjectura: filosofia e educação; v. 21, n. 2; 385-405CONJECTURA: filosofia e educação; v. 21, n. 2; 385-4052178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4158/pdf_589info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-10T13:58:40ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemão
title Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemão
spellingShingle Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemão
Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
title_short Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemão
title_full Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemão
title_fullStr Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemão
title_full_unstemmed Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemão
title_sort Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemão
author Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
author_facet Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; line-height: 120%; text-align: left; widows: 2; orphans: 2; } O texto empreende uma reflexão sobre o conceito de Formação Cultural (Bildung), que perpassa e está perpassado pela própria criação do sistema educacional alemão. Para isso divide-se em três momentos: 1) verificação das possíveis traduções ao termo na língua portuguesa, 2) apresentação da formulação do conceito no cenário intelectual alemão; e 3) descrição das condições históricas que tornaram esse um conceito chave para o processo de reforma educacional alemão e para o pensamento pedagógico enquanto tal.
description p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; line-height: 120%; text-align: left; widows: 2; orphans: 2; } O texto empreende uma reflexão sobre o conceito de Formação Cultural (Bildung), que perpassa e está perpassado pela própria criação do sistema educacional alemão. Para isso divide-se em três momentos: 1) verificação das possíveis traduções ao termo na língua portuguesa, 2) apresentação da formulação do conceito no cenário intelectual alemão; e 3) descrição das condições históricas que tornaram esse um conceito chave para o processo de reforma educacional alemão e para o pensamento pedagógico enquanto tal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4158
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4158/pdf_589
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 21, n. 2; 385-405
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 21, n. 2; 385-405
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951903924224