Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1194 |
Resumo: | Este artigo visa a apresentar sucintamente o modelo teóricometodológicopara a descrição do sentido do discurso – criado por Azevedo (2006), com base na Semântica Argumentativa, de Ducrot – cuja testagem constituiu-se no cerne da pesquisa1 desenvolvida por Azevedo e Rowell desde 2007. O corpus da pesquisa são textos de tipo explicativo veiculados em livros didáticos destinados aos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. Dito isso, nos propomos, neste artigo, a apresentar o referido modelo, a fim de: (a) divulgar, ao menos parcialmente, os resultados da referida pesquisa,que se encontra em fase de conclusão; e (b) apontar mais uma possibilidadede, após a devida transposição didática, subsidiar professores para umaintervenção pedagógica mais significativa e eficaz no que tange ao desenvolvimento das habilidades de leitura desse tipo de texto, já que é pelacompreensão leitora que se dá, no contexto escolar, a maior parte dasaprendizagens em todos os componentes curriculares. |
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Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativaEste artigo visa a apresentar sucintamente o modelo teóricometodológicopara a descrição do sentido do discurso – criado por Azevedo (2006), com base na Semântica Argumentativa, de Ducrot – cuja testagem constituiu-se no cerne da pesquisa1 desenvolvida por Azevedo e Rowell desde 2007. O corpus da pesquisa são textos de tipo explicativo veiculados em livros didáticos destinados aos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. Dito isso, nos propomos, neste artigo, a apresentar o referido modelo, a fim de: (a) divulgar, ao menos parcialmente, os resultados da referida pesquisa,que se encontra em fase de conclusão; e (b) apontar mais uma possibilidadede, após a devida transposição didática, subsidiar professores para umaintervenção pedagógica mais significativa e eficaz no que tange ao desenvolvimento das habilidades de leitura desse tipo de texto, já que é pelacompreensão leitora que se dá, no contexto escolar, a maior parte dasaprendizagens em todos os componentes curriculares.Universidade de Caxias do Sulde Azevedo, Tânia Maris2011-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1194Conjectura: filosofia e educação; v. 16, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 16, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1194/831info:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-03T10:44:51ZRevista |
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Este artigo visa a apresentar sucintamente o modelo teóricometodológicopara a descrição do sentido do discurso – criado por Azevedo (2006), com base na Semântica Argumentativa, de Ducrot – cuja testagem constituiu-se no cerne da pesquisa1 desenvolvida por Azevedo e Rowell desde 2007. O corpus da pesquisa são textos de tipo explicativo veiculados em livros didáticos destinados aos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. Dito isso, nos propomos, neste artigo, a apresentar o referido modelo, a fim de: (a) divulgar, ao menos parcialmente, os resultados da referida pesquisa,que se encontra em fase de conclusão; e (b) apontar mais uma possibilidadede, após a devida transposição didática, subsidiar professores para umaintervenção pedagógica mais significativa e eficaz no que tange ao desenvolvimento das habilidades de leitura desse tipo de texto, já que é pelacompreensão leitora que se dá, no contexto escolar, a maior parte dasaprendizagens em todos os componentes curriculares. |
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