Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Azevedo, Tânia Maris
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1194
Resumo: Este artigo visa a apresentar sucintamente o modelo teóricometodológicopara a descrição do sentido do discurso – criado por Azevedo (2006), com base na Semântica Argumentativa, de Ducrot – cuja testagem constituiu-se no cerne da pesquisa1 desenvolvida por Azevedo e Rowell desde 2007. O corpus da pesquisa são textos de tipo explicativo veiculados em livros didáticos destinados aos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. Dito isso, nos propomos, neste artigo, a apresentar o referido modelo, a fim de: (a) divulgar, ao menos parcialmente, os resultados da referida pesquisa,que se encontra em fase de conclusão; e (b) apontar mais uma possibilidadede, após a devida transposição didática, subsidiar professores para umaintervenção pedagógica mais significativa e eficaz no que tange ao desenvolvimento das habilidades de leitura desse tipo de texto, já que é pelacompreensão leitora que se dá, no contexto escolar, a maior parte dasaprendizagens em todos os componentes curriculares.
id UCS-3_4a64e10d8ab7c25e365b91b4cfd9934d
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/1194
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativaEste artigo visa a apresentar sucintamente o modelo teóricometodológicopara a descrição do sentido do discurso – criado por Azevedo (2006), com base na Semântica Argumentativa, de Ducrot – cuja testagem constituiu-se no cerne da pesquisa1 desenvolvida por Azevedo e Rowell desde 2007. O corpus da pesquisa são textos de tipo explicativo veiculados em livros didáticos destinados aos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. Dito isso, nos propomos, neste artigo, a apresentar o referido modelo, a fim de: (a) divulgar, ao menos parcialmente, os resultados da referida pesquisa,que se encontra em fase de conclusão; e (b) apontar mais uma possibilidadede, após a devida transposição didática, subsidiar professores para umaintervenção pedagógica mais significativa e eficaz no que tange ao desenvolvimento das habilidades de leitura desse tipo de texto, já que é pelacompreensão leitora que se dá, no contexto escolar, a maior parte dasaprendizagens em todos os componentes curriculares.Universidade de Caxias do Sulde Azevedo, Tânia Maris2011-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1194Conjectura: filosofia e educação; v. 16, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 16, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1194/831info:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-03T10:44:51ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa
title Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa
spellingShingle Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa
de Azevedo, Tânia Maris
title_short Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa
title_full Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa
title_fullStr Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa
title_full_unstemmed Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa
title_sort Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa
author de Azevedo, Tânia Maris
author_facet de Azevedo, Tânia Maris
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Azevedo, Tânia Maris
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo visa a apresentar sucintamente o modelo teóricometodológicopara a descrição do sentido do discurso – criado por Azevedo (2006), com base na Semântica Argumentativa, de Ducrot – cuja testagem constituiu-se no cerne da pesquisa1 desenvolvida por Azevedo e Rowell desde 2007. O corpus da pesquisa são textos de tipo explicativo veiculados em livros didáticos destinados aos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. Dito isso, nos propomos, neste artigo, a apresentar o referido modelo, a fim de: (a) divulgar, ao menos parcialmente, os resultados da referida pesquisa,que se encontra em fase de conclusão; e (b) apontar mais uma possibilidadede, após a devida transposição didática, subsidiar professores para umaintervenção pedagógica mais significativa e eficaz no que tange ao desenvolvimento das habilidades de leitura desse tipo de texto, já que é pelacompreensão leitora que se dá, no contexto escolar, a maior parte dasaprendizagens em todos os componentes curriculares.
description Este artigo visa a apresentar sucintamente o modelo teóricometodológicopara a descrição do sentido do discurso – criado por Azevedo (2006), com base na Semântica Argumentativa, de Ducrot – cuja testagem constituiu-se no cerne da pesquisa1 desenvolvida por Azevedo e Rowell desde 2007. O corpus da pesquisa são textos de tipo explicativo veiculados em livros didáticos destinados aos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. Dito isso, nos propomos, neste artigo, a apresentar o referido modelo, a fim de: (a) divulgar, ao menos parcialmente, os resultados da referida pesquisa,que se encontra em fase de conclusão; e (b) apontar mais uma possibilidadede, após a devida transposição didática, subsidiar professores para umaintervenção pedagógica mais significativa e eficaz no que tange ao desenvolvimento das habilidades de leitura desse tipo de texto, já que é pelacompreensão leitora que se dá, no contexto escolar, a maior parte dasaprendizagens em todos os componentes curriculares.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1194
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1194/831
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 16, n. 2
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 16, n. 2
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949553016832