Trajetória histórica de um periódico científico: percursos, percalços e desafios // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019025

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Marilda Pasqual
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Danielewicz, Tailândia Guzzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6103
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo efetuar estudo sobre a evolução histórica do periódico, enquanto mecanismo estruturado e formal de comunicação e disseminação do conhecimento científico, evidenciando transformações por que passou e resistências ao longo de sua trajetória evolutiva até tornar-se um dos instrumentos da atualidade mais utilizados na difusão do conhecimento acadêmico-científico. O estudo segue pressupostos da pesquisa exploratória fazendo uso de técnicas da investigação teórica, documental e empírica. Discorre sobre o surgimento dos periódicos científicos, demonstrando sua evolução nos mais de quatro séculos de sua existência Reconstitui a trajetória histórica de um periódico científico vinculado à área da educação, a partir do qual traça algumas barreiras e desafios a serem enfrentados para o seu aperfeiçoamento no contexto contemporâneo, considerando principalmente a aceleração das inovações tecnológicas, a pulverização de fontes de informação disponibilizadas à sociedade em geral via redes online e as questões políticas, econômicas e sociais implicadas na produção e socialização dos conhecimentos produzidos pela humanidade. Realça o avanço das tecnologias da informação e a competitividade internacional como barreiras a serem vencidas, e a inclusão de novas funções como um dos desafios à sobrevivência dos periódicos científicos no contexto contemporâneo. Em termos conclusivos, destaca a necessidade de aperfeiçoamento constante no controle e incremento de seus fluxos, que inclui formas de recepção, avaliação, revisão, publicização e acesso aos conhecimentos gerados. Destaca, ainda, a necessidade de superação da soberba e prepotência por parte de alguns governantes, especialmente de países centrais, e a consequente compreensão de que o conhecimento deve ser meio para a humanidade viver em harmonia com o planeta e não razão de sofrimento ou causa de mazelas das populações mais vulneráveis.Palavras-chave: Disseminação do conhecimento acadêmico-científico. Periódicocientífico. Roteiro. 
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