Contradições do progresso e ambiguidades da Educação: uma discussão a partir da Dialética do Esclarecimento // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.6
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5084 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo discutir implicações da dialética do esclarecimento, discutida na obra homônima de Adorno e Horkheimer, para a educação. Para tanto, volta-se ao questionamento central da obra acerca da permanência da barbárie mesmo nas sociedades com pretensões democráticas e apesar do desenrolar do processo civilizatório e do notório progresso técnico-científico que caracteriza o nosso tempo. Os argumentos fundamentais da obra citada são retomados, relacionando-a ao contexto de sua produção. Elementos como as contradições que são imanentes à cultura, a necessária autorreflexão do pensamento, a lida com o medo e com outros afetos decorrentes do não cumprimento da promessa emancipatória da cultura, a matematização da ciência e a expurgação do incomensurável e do subjetivo são pensados como implicações significativas da dialética do esclarecimento para o campo educativo. Discute-se que a educação, ainda que precariamente, é, por excelência, o âmbito tanto de formação das novas gerações como de produção de saberes, o que a torna rica em possibilidades tanto de fomentar os aspectos emancipatórios da cultura como de reproduzir e aprofundar as mazelas de nosso tempo, o que indica a importância desta reflexão. Procura-se, em alguma medida e com o intuito de aprofundar o escopo argumentativo, referenciar tanto outras obras dos autores frankfurtianos da primeira geração como obras de pesquisadores que se dedicam à atualização da produção teórica nesse campo de saber. À guisa de conclusão, são apontadas tarefas da educação, bem como aporias que precisam seguir sendo pensadas quando se concorda com a finalidade intrinsecamente emancipatória da formação.Palavras-chave: Teoria crítica da sociedade. Educação. Dialética do esclarecimento. Autorreflexão do pensamento. |
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Contradições do progresso e ambiguidades da Educação: uma discussão a partir da Dialética do Esclarecimento // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.6Filosofia; Educação;O presente trabalho tem como objetivo discutir implicações da dialética do esclarecimento, discutida na obra homônima de Adorno e Horkheimer, para a educação. Para tanto, volta-se ao questionamento central da obra acerca da permanência da barbárie mesmo nas sociedades com pretensões democráticas e apesar do desenrolar do processo civilizatório e do notório progresso técnico-científico que caracteriza o nosso tempo. Os argumentos fundamentais da obra citada são retomados, relacionando-a ao contexto de sua produção. Elementos como as contradições que são imanentes à cultura, a necessária autorreflexão do pensamento, a lida com o medo e com outros afetos decorrentes do não cumprimento da promessa emancipatória da cultura, a matematização da ciência e a expurgação do incomensurável e do subjetivo são pensados como implicações significativas da dialética do esclarecimento para o campo educativo. Discute-se que a educação, ainda que precariamente, é, por excelência, o âmbito tanto de formação das novas gerações como de produção de saberes, o que a torna rica em possibilidades tanto de fomentar os aspectos emancipatórios da cultura como de reproduzir e aprofundar as mazelas de nosso tempo, o que indica a importância desta reflexão. Procura-se, em alguma medida e com o intuito de aprofundar o escopo argumentativo, referenciar tanto outras obras dos autores frankfurtianos da primeira geração como obras de pesquisadores que se dedicam à atualização da produção teórica nesse campo de saber. À guisa de conclusão, são apontadas tarefas da educação, bem como aporias que precisam seguir sendo pensadas quando se concorda com a finalidade intrinsecamente emancipatória da formação.Palavras-chave: Teoria crítica da sociedade. Educação. Dialética do esclarecimento. Autorreflexão do pensamento.Universidade de Caxias do SulStefanuto, Jéssica Raquel RodegueroBueno, Sinésio Ferraz2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5084Conjectura: filosofia e educação; v. 22, n. 3; 500-516CONJECTURA: filosofia e educação; v. 22, n. 3; 500-5162178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5084/pdfDireitos autorais 2017 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-22T23:23:29ZRevista |
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O presente trabalho tem como objetivo discutir implicações da dialética do esclarecimento, discutida na obra homônima de Adorno e Horkheimer, para a educação. Para tanto, volta-se ao questionamento central da obra acerca da permanência da barbárie mesmo nas sociedades com pretensões democráticas e apesar do desenrolar do processo civilizatório e do notório progresso técnico-científico que caracteriza o nosso tempo. Os argumentos fundamentais da obra citada são retomados, relacionando-a ao contexto de sua produção. Elementos como as contradições que são imanentes à cultura, a necessária autorreflexão do pensamento, a lida com o medo e com outros afetos decorrentes do não cumprimento da promessa emancipatória da cultura, a matematização da ciência e a expurgação do incomensurável e do subjetivo são pensados como implicações significativas da dialética do esclarecimento para o campo educativo. Discute-se que a educação, ainda que precariamente, é, por excelência, o âmbito tanto de formação das novas gerações como de produção de saberes, o que a torna rica em possibilidades tanto de fomentar os aspectos emancipatórios da cultura como de reproduzir e aprofundar as mazelas de nosso tempo, o que indica a importância desta reflexão. Procura-se, em alguma medida e com o intuito de aprofundar o escopo argumentativo, referenciar tanto outras obras dos autores frankfurtianos da primeira geração como obras de pesquisadores que se dedicam à atualização da produção teórica nesse campo de saber. À guisa de conclusão, são apontadas tarefas da educação, bem como aporias que precisam seguir sendo pensadas quando se concorda com a finalidade intrinsecamente emancipatória da formação.Palavras-chave: Teoria crítica da sociedade. Educação. Dialética do esclarecimento. Autorreflexão do pensamento. |
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O presente trabalho tem como objetivo discutir implicações da dialética do esclarecimento, discutida na obra homônima de Adorno e Horkheimer, para a educação. Para tanto, volta-se ao questionamento central da obra acerca da permanência da barbárie mesmo nas sociedades com pretensões democráticas e apesar do desenrolar do processo civilizatório e do notório progresso técnico-científico que caracteriza o nosso tempo. Os argumentos fundamentais da obra citada são retomados, relacionando-a ao contexto de sua produção. Elementos como as contradições que são imanentes à cultura, a necessária autorreflexão do pensamento, a lida com o medo e com outros afetos decorrentes do não cumprimento da promessa emancipatória da cultura, a matematização da ciência e a expurgação do incomensurável e do subjetivo são pensados como implicações significativas da dialética do esclarecimento para o campo educativo. Discute-se que a educação, ainda que precariamente, é, por excelência, o âmbito tanto de formação das novas gerações como de produção de saberes, o que a torna rica em possibilidades tanto de fomentar os aspectos emancipatórios da cultura como de reproduzir e aprofundar as mazelas de nosso tempo, o que indica a importância desta reflexão. Procura-se, em alguma medida e com o intuito de aprofundar o escopo argumentativo, referenciar tanto outras obras dos autores frankfurtianos da primeira geração como obras de pesquisadores que se dedicam à atualização da produção teórica nesse campo de saber. À guisa de conclusão, são apontadas tarefas da educação, bem como aporias que precisam seguir sendo pensadas quando se concorda com a finalidade intrinsecamente emancipatória da formação.Palavras-chave: Teoria crítica da sociedade. Educação. Dialética do esclarecimento. Autorreflexão do pensamento. |
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