Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro de Souza, Milena Cristina Aragão
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Kreutz, Lúcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/515
Resumo: Este estudo investiga as representações construídas acerca da mulherprofessora no processo de feminização do magistério e suas possíveis repercussões na prática pedagógica. Para tanto, além de buscar apoio em pesquisas bibliográficas, foi realizado um garimpo nos periódicos internos das décadas de 30 e 40 (séc. XX) da primeira Escola Normal de Caxias do Sul,  inaugurada em 1930, a fim de encontrar discursos que  explicitassem como professores, alunos e gestores descreviam as características ideais para atuar na função de educadores infantis. Os resultados apontaram a um forte vínculo entre o papel materno/doméstico e o docente, fazendo menção, também, à educação como dom divino. A comunicação será concluída com uma reflexão acerca das possíveis repercussões dessas representações na prática docente, mostrando como essas constroem formas de ser e agir que, de maneira irreflexiva, convertem-se em danos à prática pedagógica.
id UCS-3_66b23b85ebcd1627a1066fb9d854ffe6
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/515
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representaçõesEste estudo investiga as representações construídas acerca da mulherprofessora no processo de feminização do magistério e suas possíveis repercussões na prática pedagógica. Para tanto, além de buscar apoio em pesquisas bibliográficas, foi realizado um garimpo nos periódicos internos das décadas de 30 e 40 (séc. XX) da primeira Escola Normal de Caxias do Sul,  inaugurada em 1930, a fim de encontrar discursos que  explicitassem como professores, alunos e gestores descreviam as características ideais para atuar na função de educadores infantis. Os resultados apontaram a um forte vínculo entre o papel materno/doméstico e o docente, fazendo menção, também, à educação como dom divino. A comunicação será concluída com uma reflexão acerca das possíveis repercussões dessas representações na prática docente, mostrando como essas constroem formas de ser e agir que, de maneira irreflexiva, convertem-se em danos à prática pedagógica.Universidade de Caxias do SulRibeiro de Souza, Milena Cristina AragãoKreutz, Lúcio2010-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/515Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 3CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 32178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/515/400info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-05T19:51:58ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações
title Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações
spellingShingle Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações
Ribeiro de Souza, Milena Cristina Aragão
title_short Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações
title_full Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações
title_fullStr Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações
title_full_unstemmed Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações
title_sort Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações
author Ribeiro de Souza, Milena Cristina Aragão
author_facet Ribeiro de Souza, Milena Cristina Aragão
Kreutz, Lúcio
author_role author
author2 Kreutz, Lúcio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro de Souza, Milena Cristina Aragão
Kreutz, Lúcio
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo investiga as representações construídas acerca da mulherprofessora no processo de feminização do magistério e suas possíveis repercussões na prática pedagógica. Para tanto, além de buscar apoio em pesquisas bibliográficas, foi realizado um garimpo nos periódicos internos das décadas de 30 e 40 (séc. XX) da primeira Escola Normal de Caxias do Sul,  inaugurada em 1930, a fim de encontrar discursos que  explicitassem como professores, alunos e gestores descreviam as características ideais para atuar na função de educadores infantis. Os resultados apontaram a um forte vínculo entre o papel materno/doméstico e o docente, fazendo menção, também, à educação como dom divino. A comunicação será concluída com uma reflexão acerca das possíveis repercussões dessas representações na prática docente, mostrando como essas constroem formas de ser e agir que, de maneira irreflexiva, convertem-se em danos à prática pedagógica.
description Este estudo investiga as representações construídas acerca da mulherprofessora no processo de feminização do magistério e suas possíveis repercussões na prática pedagógica. Para tanto, além de buscar apoio em pesquisas bibliográficas, foi realizado um garimpo nos periódicos internos das décadas de 30 e 40 (séc. XX) da primeira Escola Normal de Caxias do Sul,  inaugurada em 1930, a fim de encontrar discursos que  explicitassem como professores, alunos e gestores descreviam as características ideais para atuar na função de educadores infantis. Os resultados apontaram a um forte vínculo entre o papel materno/doméstico e o docente, fazendo menção, também, à educação como dom divino. A comunicação será concluída com uma reflexão acerca das possíveis repercussões dessas representações na prática docente, mostrando como essas constroem formas de ser e agir que, de maneira irreflexiva, convertem-se em danos à prática pedagógica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/515
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/515/400
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 3
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 3
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951550554112