Mudança conceitual em um curso de atualização de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartoti, Adriane Teresinha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1193
Resumo: Este artigo analisa textos produzidos por participantes das OficinasInterdisciplinares de Leitura e Produção de Textos para Professores da Educação de Jovens e Adultos, visando a verificar a presença ou não de uma mudança conceitual nesses registros, revelada nas escolhas linguísticas realizadas pelos autores para se referirem aos tópicos centrais abordados durante o curso de atualização. A comparação entre o primeiro e o último textos produzidos indicia mudanças conceituais significativas, sugerindo um movimento pedagógico que sepulta atividades de ensino consideradas tradicionais em favor de práticas que ajudam o discente a perceber o mundo discursivo no qual está imerso, centradas na leitura e na escrita de textos de gêneros variados.
id UCS-3_6993d593c0823a6f9f9b2bb4d94528db
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/1193
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Mudança conceitual em um curso de atualização de professoresEste artigo analisa textos produzidos por participantes das OficinasInterdisciplinares de Leitura e Produção de Textos para Professores da Educação de Jovens e Adultos, visando a verificar a presença ou não de uma mudança conceitual nesses registros, revelada nas escolhas linguísticas realizadas pelos autores para se referirem aos tópicos centrais abordados durante o curso de atualização. A comparação entre o primeiro e o último textos produzidos indicia mudanças conceituais significativas, sugerindo um movimento pedagógico que sepulta atividades de ensino consideradas tradicionais em favor de práticas que ajudam o discente a perceber o mundo discursivo no qual está imerso, centradas na leitura e na escrita de textos de gêneros variados.Universidade de Caxias do SulSartoti, Adriane Teresinha2011-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1193Conjectura: filosofia e educação; v. 16, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 16, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1193/830info:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-03T10:44:51ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Mudança conceitual em um curso de atualização de professores
title Mudança conceitual em um curso de atualização de professores
spellingShingle Mudança conceitual em um curso de atualização de professores
Sartoti, Adriane Teresinha
title_short Mudança conceitual em um curso de atualização de professores
title_full Mudança conceitual em um curso de atualização de professores
title_fullStr Mudança conceitual em um curso de atualização de professores
title_full_unstemmed Mudança conceitual em um curso de atualização de professores
title_sort Mudança conceitual em um curso de atualização de professores
author Sartoti, Adriane Teresinha
author_facet Sartoti, Adriane Teresinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartoti, Adriane Teresinha
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo analisa textos produzidos por participantes das OficinasInterdisciplinares de Leitura e Produção de Textos para Professores da Educação de Jovens e Adultos, visando a verificar a presença ou não de uma mudança conceitual nesses registros, revelada nas escolhas linguísticas realizadas pelos autores para se referirem aos tópicos centrais abordados durante o curso de atualização. A comparação entre o primeiro e o último textos produzidos indicia mudanças conceituais significativas, sugerindo um movimento pedagógico que sepulta atividades de ensino consideradas tradicionais em favor de práticas que ajudam o discente a perceber o mundo discursivo no qual está imerso, centradas na leitura e na escrita de textos de gêneros variados.
description Este artigo analisa textos produzidos por participantes das OficinasInterdisciplinares de Leitura e Produção de Textos para Professores da Educação de Jovens e Adultos, visando a verificar a presença ou não de uma mudança conceitual nesses registros, revelada nas escolhas linguísticas realizadas pelos autores para se referirem aos tópicos centrais abordados durante o curso de atualização. A comparação entre o primeiro e o último textos produzidos indicia mudanças conceituais significativas, sugerindo um movimento pedagógico que sepulta atividades de ensino consideradas tradicionais em favor de práticas que ajudam o discente a perceber o mundo discursivo no qual está imerso, centradas na leitura e na escrita de textos de gêneros variados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1193
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1193/830
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 16, n. 2
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 16, n. 2
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951795920896