Mudança conceitual em um curso de atualização de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1193 |
Resumo: | Este artigo analisa textos produzidos por participantes das OficinasInterdisciplinares de Leitura e Produção de Textos para Professores da Educação de Jovens e Adultos, visando a verificar a presença ou não de uma mudança conceitual nesses registros, revelada nas escolhas linguísticas realizadas pelos autores para se referirem aos tópicos centrais abordados durante o curso de atualização. A comparação entre o primeiro e o último textos produzidos indicia mudanças conceituais significativas, sugerindo um movimento pedagógico que sepulta atividades de ensino consideradas tradicionais em favor de práticas que ajudam o discente a perceber o mundo discursivo no qual está imerso, centradas na leitura e na escrita de textos de gêneros variados. |
id |
UCS-3_6993d593c0823a6f9f9b2bb4d94528db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/1193 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Mudança conceitual em um curso de atualização de professoresEste artigo analisa textos produzidos por participantes das OficinasInterdisciplinares de Leitura e Produção de Textos para Professores da Educação de Jovens e Adultos, visando a verificar a presença ou não de uma mudança conceitual nesses registros, revelada nas escolhas linguísticas realizadas pelos autores para se referirem aos tópicos centrais abordados durante o curso de atualização. A comparação entre o primeiro e o último textos produzidos indicia mudanças conceituais significativas, sugerindo um movimento pedagógico que sepulta atividades de ensino consideradas tradicionais em favor de práticas que ajudam o discente a perceber o mundo discursivo no qual está imerso, centradas na leitura e na escrita de textos de gêneros variados.Universidade de Caxias do SulSartoti, Adriane Teresinha2011-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1193Conjectura: filosofia e educação; v. 16, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 16, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1193/830info:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-03T10:44:51ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudança conceitual em um curso de atualização de professores |
title |
Mudança conceitual em um curso de atualização de professores |
spellingShingle |
Mudança conceitual em um curso de atualização de professores Sartoti, Adriane Teresinha |
title_short |
Mudança conceitual em um curso de atualização de professores |
title_full |
Mudança conceitual em um curso de atualização de professores |
title_fullStr |
Mudança conceitual em um curso de atualização de professores |
title_full_unstemmed |
Mudança conceitual em um curso de atualização de professores |
title_sort |
Mudança conceitual em um curso de atualização de professores |
author |
Sartoti, Adriane Teresinha |
author_facet |
Sartoti, Adriane Teresinha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartoti, Adriane Teresinha |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo analisa textos produzidos por participantes das OficinasInterdisciplinares de Leitura e Produção de Textos para Professores da Educação de Jovens e Adultos, visando a verificar a presença ou não de uma mudança conceitual nesses registros, revelada nas escolhas linguísticas realizadas pelos autores para se referirem aos tópicos centrais abordados durante o curso de atualização. A comparação entre o primeiro e o último textos produzidos indicia mudanças conceituais significativas, sugerindo um movimento pedagógico que sepulta atividades de ensino consideradas tradicionais em favor de práticas que ajudam o discente a perceber o mundo discursivo no qual está imerso, centradas na leitura e na escrita de textos de gêneros variados. |
description |
Este artigo analisa textos produzidos por participantes das OficinasInterdisciplinares de Leitura e Produção de Textos para Professores da Educação de Jovens e Adultos, visando a verificar a presença ou não de uma mudança conceitual nesses registros, revelada nas escolhas linguísticas realizadas pelos autores para se referirem aos tópicos centrais abordados durante o curso de atualização. A comparação entre o primeiro e o último textos produzidos indicia mudanças conceituais significativas, sugerindo um movimento pedagógico que sepulta atividades de ensino consideradas tradicionais em favor de práticas que ajudam o discente a perceber o mundo discursivo no qual está imerso, centradas na leitura e na escrita de textos de gêneros variados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1193 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1193/830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 16, n. 2 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 16, n. 2 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829951795920896 |