Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na educação básica // The impacts of Pibid in licensure and in Basic Education
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2062 |
Resumo: | Este artigo discute os impactos do PIBID UNIVALI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – na Educação Básica. O PIBID é uma política pública brasileira de valorização do magistério implementada pela CAPES, a partir de 2007. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa e a coleta de dados deu-se a partir da pesquisa documental. Os dados apresentados revelam que uma política pública bem articulada pode promover a parceria entre a Educação Superior e a Educação Básica, voltadas para a formação dos futuros professores, introduzindo os licenciandos no espaço escolar para que possam compreender o seu cotidiano e assim melhor articular a teoria e a prática a partir de situações educativas concretas. O considerável aumento do número de unidades de ensino que passaram a fazer parte do PIBID UNIVALI, a partir de 2012, ampliou as possibilidades de envolvimento dos participantes do processo num movimento amplo de aprendizagem, valorização do magistério e realização profissional. Os dados apresentados indicam que o PIBID promove o resgate da função da escola e esta passa a ser percebida como uma oportunidade de realização profissional. Os futuros professores percebem que os problemas podem deflagrar ações criadoras e criativas e a universidade problematiza situações educativas concretas. Há uma movimentação nas escolas, pois se desacomodam práticas pedagógicas e institui-se um ritmo mais dinâmico ao cotidiano escolar, principalmente no que diz respeito à criação de materiais didáticos e instrucionais e à vivência estética. O programa ainda cultiva espaços para a socialização de experiências e de formação dos envolvidos. |
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