O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimann, Elizabeth
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guarda, Juliana Alves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3756
Resumo: Este artigo, resultado de pesquisa apoiada pela Capes, problematizou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Objetivou-se compreender a contribuição do programa para a permanência na licenciatura e na formação inicial, levando, posteriormente, a atuar na educação básica. A investigação qualitativa pautou-se em questionário encaminhado a 97 egressos dos cursos de licenciatura pelo sistema Google-Drive, tendo a análise crítica de conteúdo nas contribuições de Duarte (2010), Freitas (2007) e Vieira (2017). A racionalidade técnica ficou evidente nos subprojetos desenvolvidos em detrimento da práxis. Dos egressos, doze afirmaram que o programa contribuiu na formação inicial permitindo conhecer a realidade escolar, a se identificar ou não pela licenciatura escolhida; as bolsas foram fundamentais para a permanência nos cursos, mas apenas cinco deles estão atuando na educação básica.
id UFAC-1_5bd92a1228b74c5d49806d85f6dba7ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3756
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICAFormação inicial de professores. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Docência na educação básica.Este artigo, resultado de pesquisa apoiada pela Capes, problematizou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Objetivou-se compreender a contribuição do programa para a permanência na licenciatura e na formação inicial, levando, posteriormente, a atuar na educação básica. A investigação qualitativa pautou-se em questionário encaminhado a 97 egressos dos cursos de licenciatura pelo sistema Google-Drive, tendo a análise crítica de conteúdo nas contribuições de Duarte (2010), Freitas (2007) e Vieira (2017). A racionalidade técnica ficou evidente nos subprojetos desenvolvidos em detrimento da práxis. Dos egressos, doze afirmaram que o programa contribuiu na formação inicial permitindo conhecer a realidade escolar, a se identificar ou não pela licenciatura escolhida; as bolsas foram fundamentais para a permanência nos cursos, mas apenas cinco deles estão atuando na educação básica.Nepan Editora2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/375610.29327/210932.8.1-13Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)2525-59241807-185610.29327/210932.8.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3756/2377Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADESinfo:eu-repo/semantics/openAccessRaimann, ElizabethGuarda, Juliana Alves da 2021-09-06T23:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3756Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:32Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Raimann, Elizabeth
Formação inicial de professores. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Docência na educação básica.
title_short O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Raimann, Elizabeth
author_facet Raimann, Elizabeth
Guarda, Juliana Alves da
author_role author
author2 Guarda, Juliana Alves da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimann, Elizabeth
Guarda, Juliana Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Docência na educação básica.
topic Formação inicial de professores. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Docência na educação básica.
description Este artigo, resultado de pesquisa apoiada pela Capes, problematizou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Objetivou-se compreender a contribuição do programa para a permanência na licenciatura e na formação inicial, levando, posteriormente, a atuar na educação básica. A investigação qualitativa pautou-se em questionário encaminhado a 97 egressos dos cursos de licenciatura pelo sistema Google-Drive, tendo a análise crítica de conteúdo nas contribuições de Duarte (2010), Freitas (2007) e Vieira (2017). A racionalidade técnica ficou evidente nos subprojetos desenvolvidos em detrimento da práxis. Dos egressos, doze afirmaram que o programa contribuiu na formação inicial permitindo conhecer a realidade escolar, a se identificar ou não pela licenciatura escolhida; as bolsas foram fundamentais para a permanência nos cursos, mas apenas cinco deles estão atuando na educação básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3756
10.29327/210932.8.1-13
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3756
identifier_str_mv 10.29327/210932.8.1-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3756/2377
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)
2525-5924
1807-1856
10.29327/210932.8.1
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506868494336