O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3756 |
Resumo: | Este artigo, resultado de pesquisa apoiada pela Capes, problematizou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Objetivou-se compreender a contribuição do programa para a permanência na licenciatura e na formação inicial, levando, posteriormente, a atuar na educação básica. A investigação qualitativa pautou-se em questionário encaminhado a 97 egressos dos cursos de licenciatura pelo sistema Google-Drive, tendo a análise crítica de conteúdo nas contribuições de Duarte (2010), Freitas (2007) e Vieira (2017). A racionalidade técnica ficou evidente nos subprojetos desenvolvidos em detrimento da práxis. Dos egressos, doze afirmaram que o programa contribuiu na formação inicial permitindo conhecer a realidade escolar, a se identificar ou não pela licenciatura escolhida; as bolsas foram fundamentais para a permanência nos cursos, mas apenas cinco deles estão atuando na educação básica. |
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