O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escrito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aline Elisabete
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Flôres, Onici Claro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/13
Resumo: Resumo Palavras-chave:  Abstract: Keywords: Reading. The role of memory. Previous knowledge. Teaching reading.Reading ability may be analyzed under several perspectives: social, pedagogical, cultural and cognitive ones, among others. However, to approach the aspects mentioned and others here omitted,as a set, or sequentially, demands a prodigious verticalization of research. Therefore, this article aims to present and discuss cognitive aspects relevant for the reading practice, emphasizing the role of memory and previous knowledge. We believe that by a deeper understanding of these aspects the mobilization of efficient ways of reading and comprehending what we read becomes possible, as well as, more importantly, the modeling to our students on how to do this. The conception that underlies this choice derives from the understanding that reading is a complex cognitive process not reducible to its immediate result, obtained in standardized tests and evaluated as being positive or negative, in an absolute manner. In fact, we are not interested in exclusively attribute to the reader the condition of being proficient or not, disregarding the reading practices to which he/she has or has not been exposed to so far. As a matter of fact, our motivation is the teaching-learning process of the comprehension of a written text. Thus, throughout the article, issues related to text processing, regarding reading comprehension, will be approached, in order to favor our practice in the teachinglearning processes of this socio-cognitive ability with increased knowledge.Leitura. Memória. Conhecimento prévio. Ensino da compreensão leitora.: A leitura pode ser analisada sob vários ângulos: social, pedagógico, cultural, cognitivo, dentre outros. Contudo, abordar os aspectos mencionados, em conjunto ou sequencialmente, demanda uma verticalização prodigiosa da pesquisa; por isso este artigo busca apenas apresentar e discutir alguns aspectos cognitivos relevantes para a prática leitora, dando ênfase à memória e, por isso mesmo, ao conhecimento prévio. Acreditamos que, conhecendo melhor os tipos de memória e não ignorando o vínculo necessário entre memória e conhecimento prévio, se torne mais viável para o professor mobilizar meios eficazes para propor atividades de leitura compreensiva e, também, mais importante ainda, para mostrar e explicar aos alunos como fazer uma leitura desse tipo. A concepção subjacente à presente escolha decorre do entendimento de que a leitura é um processo sociocognitivo complexo não redutível a seu resultado imediato, obtido em testes padronizados e avaliado em termos positivos ou negativos, de modo absoluto. Na verdade, não nos interessa exclusivamente conferir ao leitor a condição de leitor proficiente ou não, desconhecendo as práticas leitoras com as quais o sujeito testado tem ou teve contato até o momento. O que nos instiga e motiva, de fato, é o ensino-aprendizagem da compreensão do texto escrito. Assim, abordaremos ao longo deste artigo questões atinentes ao processamento cognitivo de textos, com a finalidade de elucidar a sua importância decisiva para o ensino-aprendizagem da habilidade de compreensão leitora, no contexto escolar.
id UCS-3_7f34bda131adb63c27edcd34f01400d6
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/13
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escritoResumo Palavras-chave:  Abstract: Keywords: Reading. The role of memory. Previous knowledge. Teaching reading.Reading ability may be analyzed under several perspectives: social, pedagogical, cultural and cognitive ones, among others. However, to approach the aspects mentioned and others here omitted,as a set, or sequentially, demands a prodigious verticalization of research. Therefore, this article aims to present and discuss cognitive aspects relevant for the reading practice, emphasizing the role of memory and previous knowledge. We believe that by a deeper understanding of these aspects the mobilization of efficient ways of reading and comprehending what we read becomes possible, as well as, more importantly, the modeling to our students on how to do this. The conception that underlies this choice derives from the understanding that reading is a complex cognitive process not reducible to its immediate result, obtained in standardized tests and evaluated as being positive or negative, in an absolute manner. In fact, we are not interested in exclusively attribute to the reader the condition of being proficient or not, disregarding the reading practices to which he/she has or has not been exposed to so far. As a matter of fact, our motivation is the teaching-learning process of the comprehension of a written text. Thus, throughout the article, issues related to text processing, regarding reading comprehension, will be approached, in order to favor our practice in the teachinglearning processes of this socio-cognitive ability with increased knowledge.Leitura. Memória. Conhecimento prévio. Ensino da compreensão leitora.: A leitura pode ser analisada sob vários ângulos: social, pedagógico, cultural, cognitivo, dentre outros. Contudo, abordar os aspectos mencionados, em conjunto ou sequencialmente, demanda uma verticalização prodigiosa da pesquisa; por isso este artigo busca apenas apresentar e discutir alguns aspectos cognitivos relevantes para a prática leitora, dando ênfase à memória e, por isso mesmo, ao conhecimento prévio. Acreditamos que, conhecendo melhor os tipos de memória e não ignorando o vínculo necessário entre memória e conhecimento prévio, se torne mais viável para o professor mobilizar meios eficazes para propor atividades de leitura compreensiva e, também, mais importante ainda, para mostrar e explicar aos alunos como fazer uma leitura desse tipo. A concepção subjacente à presente escolha decorre do entendimento de que a leitura é um processo sociocognitivo complexo não redutível a seu resultado imediato, obtido em testes padronizados e avaliado em termos positivos ou negativos, de modo absoluto. Na verdade, não nos interessa exclusivamente conferir ao leitor a condição de leitor proficiente ou não, desconhecendo as práticas leitoras com as quais o sujeito testado tem ou teve contato até o momento. O que nos instiga e motiva, de fato, é o ensino-aprendizagem da compreensão do texto escrito. Assim, abordaremos ao longo deste artigo questões atinentes ao processamento cognitivo de textos, com a finalidade de elucidar a sua importância decisiva para o ensino-aprendizagem da habilidade de compreensão leitora, no contexto escolar.Universidade de Caxias do SulPereira, Aline ElisabeteFlôres, Onici Claro2010-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/13Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/13/12info:eu-repo/semantics/openAccess2010-05-28T19:14:06ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escrito
title O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escrito
spellingShingle O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escrito
Pereira, Aline Elisabete
title_short O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escrito
title_full O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escrito
title_fullStr O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escrito
title_full_unstemmed O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escrito
title_sort O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escrito
author Pereira, Aline Elisabete
author_facet Pereira, Aline Elisabete
Flôres, Onici Claro
author_role author
author2 Flôres, Onici Claro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Aline Elisabete
Flôres, Onici Claro
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo Palavras-chave:  Abstract: Keywords: Reading. The role of memory. Previous knowledge. Teaching reading.Reading ability may be analyzed under several perspectives: social, pedagogical, cultural and cognitive ones, among others. However, to approach the aspects mentioned and others here omitted,as a set, or sequentially, demands a prodigious verticalization of research. Therefore, this article aims to present and discuss cognitive aspects relevant for the reading practice, emphasizing the role of memory and previous knowledge. We believe that by a deeper understanding of these aspects the mobilization of efficient ways of reading and comprehending what we read becomes possible, as well as, more importantly, the modeling to our students on how to do this. The conception that underlies this choice derives from the understanding that reading is a complex cognitive process not reducible to its immediate result, obtained in standardized tests and evaluated as being positive or negative, in an absolute manner. In fact, we are not interested in exclusively attribute to the reader the condition of being proficient or not, disregarding the reading practices to which he/she has or has not been exposed to so far. As a matter of fact, our motivation is the teaching-learning process of the comprehension of a written text. Thus, throughout the article, issues related to text processing, regarding reading comprehension, will be approached, in order to favor our practice in the teachinglearning processes of this socio-cognitive ability with increased knowledge.Leitura. Memória. Conhecimento prévio. Ensino da compreensão leitora.: A leitura pode ser analisada sob vários ângulos: social, pedagógico, cultural, cognitivo, dentre outros. Contudo, abordar os aspectos mencionados, em conjunto ou sequencialmente, demanda uma verticalização prodigiosa da pesquisa; por isso este artigo busca apenas apresentar e discutir alguns aspectos cognitivos relevantes para a prática leitora, dando ênfase à memória e, por isso mesmo, ao conhecimento prévio. Acreditamos que, conhecendo melhor os tipos de memória e não ignorando o vínculo necessário entre memória e conhecimento prévio, se torne mais viável para o professor mobilizar meios eficazes para propor atividades de leitura compreensiva e, também, mais importante ainda, para mostrar e explicar aos alunos como fazer uma leitura desse tipo. A concepção subjacente à presente escolha decorre do entendimento de que a leitura é um processo sociocognitivo complexo não redutível a seu resultado imediato, obtido em testes padronizados e avaliado em termos positivos ou negativos, de modo absoluto. Na verdade, não nos interessa exclusivamente conferir ao leitor a condição de leitor proficiente ou não, desconhecendo as práticas leitoras com as quais o sujeito testado tem ou teve contato até o momento. O que nos instiga e motiva, de fato, é o ensino-aprendizagem da compreensão do texto escrito. Assim, abordaremos ao longo deste artigo questões atinentes ao processamento cognitivo de textos, com a finalidade de elucidar a sua importância decisiva para o ensino-aprendizagem da habilidade de compreensão leitora, no contexto escolar.
description Resumo Palavras-chave:  Abstract: Keywords: Reading. The role of memory. Previous knowledge. Teaching reading.Reading ability may be analyzed under several perspectives: social, pedagogical, cultural and cognitive ones, among others. However, to approach the aspects mentioned and others here omitted,as a set, or sequentially, demands a prodigious verticalization of research. Therefore, this article aims to present and discuss cognitive aspects relevant for the reading practice, emphasizing the role of memory and previous knowledge. We believe that by a deeper understanding of these aspects the mobilization of efficient ways of reading and comprehending what we read becomes possible, as well as, more importantly, the modeling to our students on how to do this. The conception that underlies this choice derives from the understanding that reading is a complex cognitive process not reducible to its immediate result, obtained in standardized tests and evaluated as being positive or negative, in an absolute manner. In fact, we are not interested in exclusively attribute to the reader the condition of being proficient or not, disregarding the reading practices to which he/she has or has not been exposed to so far. As a matter of fact, our motivation is the teaching-learning process of the comprehension of a written text. Thus, throughout the article, issues related to text processing, regarding reading comprehension, will be approached, in order to favor our practice in the teachinglearning processes of this socio-cognitive ability with increased knowledge.Leitura. Memória. Conhecimento prévio. Ensino da compreensão leitora.: A leitura pode ser analisada sob vários ângulos: social, pedagógico, cultural, cognitivo, dentre outros. Contudo, abordar os aspectos mencionados, em conjunto ou sequencialmente, demanda uma verticalização prodigiosa da pesquisa; por isso este artigo busca apenas apresentar e discutir alguns aspectos cognitivos relevantes para a prática leitora, dando ênfase à memória e, por isso mesmo, ao conhecimento prévio. Acreditamos que, conhecendo melhor os tipos de memória e não ignorando o vínculo necessário entre memória e conhecimento prévio, se torne mais viável para o professor mobilizar meios eficazes para propor atividades de leitura compreensiva e, também, mais importante ainda, para mostrar e explicar aos alunos como fazer uma leitura desse tipo. A concepção subjacente à presente escolha decorre do entendimento de que a leitura é um processo sociocognitivo complexo não redutível a seu resultado imediato, obtido em testes padronizados e avaliado em termos positivos ou negativos, de modo absoluto. Na verdade, não nos interessa exclusivamente conferir ao leitor a condição de leitor proficiente ou não, desconhecendo as práticas leitoras com as quais o sujeito testado tem ou teve contato até o momento. O que nos instiga e motiva, de fato, é o ensino-aprendizagem da compreensão do texto escrito. Assim, abordaremos ao longo deste artigo questões atinentes ao processamento cognitivo de textos, com a finalidade de elucidar a sua importância decisiva para o ensino-aprendizagem da habilidade de compreensão leitora, no contexto escolar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/13
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/13/12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 2
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 2
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951522242560