O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas (1940-1950) // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools (1940-1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Edimar de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4021
Resumo: Este estudo trata de aspectos da história do ensino no meio rural de  Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952, a partir da memória de alunos e professores de Escolas Isoladas municipais. Objetivo foi construir a partir de fontes orais aspectos das Escolas Isoladas públicas primárias municipais, nesta localidade. As memórias são analisadas na perspectiva do “tempo social”, no sentido que trata Halbwachs (2006), pelas relações formais ou informais, por meio de mediações culturais diversas que compõem os quadros sociais de memórias. Sob o referencial da História Cultural, a análise valeu-se de depoimentos orais de dez sujeitos que participaram do estudo. Neste trabalho, enfatizou-se a discussão do uso da memória oral e escrita como possibilidade investigativa para estudo de história da educação no meio rural, tendo como pressupostos as fontes como documento/monumento, como discutem Certeau (2011) e Le Goff (2012). As memórias permitiram conhecer e compreender como as práticas e culturas escolares foram se constituindo no interior de Escola Isolada nesta localidade. A escolarização e institucionalização, em Lomba Grande foi marcada pela coexistência de iniciativas particulares e públicas, sob a influência da comunidade para ampliar escolas públicas no interior deste bairro. Palavras-chave: Metodologia de pesquisa. Escolas isoladas. História da educação.
id UCS-3_97ef644dbe9f386b75e5ec82f3c6c81c
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/4021
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas (1940-1950) // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools (1940-1950)METODOLOGIA DE PESQUISA. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.Este estudo trata de aspectos da história do ensino no meio rural de  Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952, a partir da memória de alunos e professores de Escolas Isoladas municipais. Objetivo foi construir a partir de fontes orais aspectos das Escolas Isoladas públicas primárias municipais, nesta localidade. As memórias são analisadas na perspectiva do “tempo social”, no sentido que trata Halbwachs (2006), pelas relações formais ou informais, por meio de mediações culturais diversas que compõem os quadros sociais de memórias. Sob o referencial da História Cultural, a análise valeu-se de depoimentos orais de dez sujeitos que participaram do estudo. Neste trabalho, enfatizou-se a discussão do uso da memória oral e escrita como possibilidade investigativa para estudo de história da educação no meio rural, tendo como pressupostos as fontes como documento/monumento, como discutem Certeau (2011) e Le Goff (2012). As memórias permitiram conhecer e compreender como as práticas e culturas escolares foram se constituindo no interior de Escola Isolada nesta localidade. A escolarização e institucionalização, em Lomba Grande foi marcada pela coexistência de iniciativas particulares e públicas, sob a influência da comunidade para ampliar escolas públicas no interior deste bairro. Palavras-chave: Metodologia de pesquisa. Escolas isoladas. História da educação.Universidade de Caxias do SulCAPES-PROEXSouza, José Edimar de2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4021Conjectura: filosofia e educação; v. 21, n. 2; 441-459CONJECTURA: filosofia e educação; v. 21, n. 2; 441-4592178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4021/pdf_592http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/downloadSuppFile/4021/1245http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/downloadSuppFile/4021/1246info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-10T13:58:40ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas (1940-1950) // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools (1940-1950)
title O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas (1940-1950) // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools (1940-1950)
spellingShingle O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas (1940-1950) // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools (1940-1950)
Souza, José Edimar de
METODOLOGIA DE PESQUISA. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
title_short O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas (1940-1950) // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools (1940-1950)
title_full O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas (1940-1950) // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools (1940-1950)
title_fullStr O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas (1940-1950) // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools (1940-1950)
title_full_unstemmed O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas (1940-1950) // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools (1940-1950)
title_sort O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas (1940-1950) // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools (1940-1950)
author Souza, José Edimar de
author_facet Souza, José Edimar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES-PROEX
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Edimar de
dc.subject.por.fl_str_mv METODOLOGIA DE PESQUISA. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
topic METODOLOGIA DE PESQUISA. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo trata de aspectos da história do ensino no meio rural de  Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952, a partir da memória de alunos e professores de Escolas Isoladas municipais. Objetivo foi construir a partir de fontes orais aspectos das Escolas Isoladas públicas primárias municipais, nesta localidade. As memórias são analisadas na perspectiva do “tempo social”, no sentido que trata Halbwachs (2006), pelas relações formais ou informais, por meio de mediações culturais diversas que compõem os quadros sociais de memórias. Sob o referencial da História Cultural, a análise valeu-se de depoimentos orais de dez sujeitos que participaram do estudo. Neste trabalho, enfatizou-se a discussão do uso da memória oral e escrita como possibilidade investigativa para estudo de história da educação no meio rural, tendo como pressupostos as fontes como documento/monumento, como discutem Certeau (2011) e Le Goff (2012). As memórias permitiram conhecer e compreender como as práticas e culturas escolares foram se constituindo no interior de Escola Isolada nesta localidade. A escolarização e institucionalização, em Lomba Grande foi marcada pela coexistência de iniciativas particulares e públicas, sob a influência da comunidade para ampliar escolas públicas no interior deste bairro. Palavras-chave: Metodologia de pesquisa. Escolas isoladas. História da educação.
description Este estudo trata de aspectos da história do ensino no meio rural de  Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952, a partir da memória de alunos e professores de Escolas Isoladas municipais. Objetivo foi construir a partir de fontes orais aspectos das Escolas Isoladas públicas primárias municipais, nesta localidade. As memórias são analisadas na perspectiva do “tempo social”, no sentido que trata Halbwachs (2006), pelas relações formais ou informais, por meio de mediações culturais diversas que compõem os quadros sociais de memórias. Sob o referencial da História Cultural, a análise valeu-se de depoimentos orais de dez sujeitos que participaram do estudo. Neste trabalho, enfatizou-se a discussão do uso da memória oral e escrita como possibilidade investigativa para estudo de história da educação no meio rural, tendo como pressupostos as fontes como documento/monumento, como discutem Certeau (2011) e Le Goff (2012). As memórias permitiram conhecer e compreender como as práticas e culturas escolares foram se constituindo no interior de Escola Isolada nesta localidade. A escolarização e institucionalização, em Lomba Grande foi marcada pela coexistência de iniciativas particulares e públicas, sob a influência da comunidade para ampliar escolas públicas no interior deste bairro. Palavras-chave: Metodologia de pesquisa. Escolas isoladas. História da educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4021
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4021/pdf_592
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/downloadSuppFile/4021/1245
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/downloadSuppFile/4021/1246
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 21, n. 2; 441-459
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 21, n. 2; 441-459
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949475422208