O conceito de trabalho em Lukács: implicações no campo da política educacional // DOI: 10.18226/21784612.v24.e0190010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rochadel, Olívia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hostins, Regina Célia Linhares, Melo, Alessandra Giacomett
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6617
Resumo: O artigo é um ensaio teórico com o propósito de discutir as implicações do conceito de trabalho, na perspectiva do filósofo húngaro György Lukács, no campo da política educacional. Em tempos em que a educação brasileira se distancia de um projeto de emancipação do indivíduo, dadas as configurações que vem assumindo as políticas educacionais nos últimos anos, particularmente as políticas curriculares para o ensino médio, parece apropriada a análise do trabalho em sua matriz ontológica, estabelecendo uma estreita correlação entre subjetividade e objetividade. São tratados no decorrer do texto: o conceito de trabalho na ontologia lukacsiana e sua diferenciação entre trabalho abstrato – como mantenedor do Capital – e trabalho fundante – como definidor da natureza ontológica do ser social – em correlação com o campo da política educacional, em especial, com alguns princípios que regem a atual reforma do ensino médio elencados para tratar aspectos da política educacional brasileira que estão à serviço do trabalho abstrato.Palavras-chave: György Lukács. Trabalho fundante. Política educacional. Reforma do Ensino Médio brasileiro.
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spelling O conceito de trabalho em Lukács: implicações no campo da política educacional // DOI: 10.18226/21784612.v24.e0190010Educação; Filosofia; Política Educacional.O artigo é um ensaio teórico com o propósito de discutir as implicações do conceito de trabalho, na perspectiva do filósofo húngaro György Lukács, no campo da política educacional. Em tempos em que a educação brasileira se distancia de um projeto de emancipação do indivíduo, dadas as configurações que vem assumindo as políticas educacionais nos últimos anos, particularmente as políticas curriculares para o ensino médio, parece apropriada a análise do trabalho em sua matriz ontológica, estabelecendo uma estreita correlação entre subjetividade e objetividade. São tratados no decorrer do texto: o conceito de trabalho na ontologia lukacsiana e sua diferenciação entre trabalho abstrato – como mantenedor do Capital – e trabalho fundante – como definidor da natureza ontológica do ser social – em correlação com o campo da política educacional, em especial, com alguns princípios que regem a atual reforma do ensino médio elencados para tratar aspectos da política educacional brasileira que estão à serviço do trabalho abstrato.Palavras-chave: György Lukács. Trabalho fundante. Política educacional. Reforma do Ensino Médio brasileiro.Universidade de Caxias do SulCAPESRochadel, OlíviaHostins, Regina Célia LinharesMelo, Alessandra Giacomett2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6617Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019010CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e0190102178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6617/pdfDireitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T19:06:16ZRevista
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description O artigo é um ensaio teórico com o propósito de discutir as implicações do conceito de trabalho, na perspectiva do filósofo húngaro György Lukács, no campo da política educacional. Em tempos em que a educação brasileira se distancia de um projeto de emancipação do indivíduo, dadas as configurações que vem assumindo as políticas educacionais nos últimos anos, particularmente as políticas curriculares para o ensino médio, parece apropriada a análise do trabalho em sua matriz ontológica, estabelecendo uma estreita correlação entre subjetividade e objetividade. São tratados no decorrer do texto: o conceito de trabalho na ontologia lukacsiana e sua diferenciação entre trabalho abstrato – como mantenedor do Capital – e trabalho fundante – como definidor da natureza ontológica do ser social – em correlação com o campo da política educacional, em especial, com alguns princípios que regem a atual reforma do ensino médio elencados para tratar aspectos da política educacional brasileira que estão à serviço do trabalho abstrato.Palavras-chave: György Lukács. Trabalho fundante. Política educacional. Reforma do Ensino Médio brasileiro.
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